Ver o cãozinho passando mal, com certeza, não é nada fácil. Diante disso, muitos tutores começam a se perguntar se pode dar remédios de humanos para os pets e uma dúvida comum é: pode dar paracetamol para cachorro?
Encontrar meios de ajudar o seu animal e cuidar dele até que melhore é fundamental. No entanto, nem todas as ideias que temos para ajudar o cachorro são as mais recomendadas. Por isso, sempre em caso de dúvidas, é fundamental procurar um médico veterinário.
Neste artigo, tire as suas dúvidas sobre o uso de paracetamol para cães e saiba se esse medicamento entra na lista de remédios humanos para cachorros!
Posso dar medicamentos humanos para cães?
Existem alguns medicamentos humanos que também são permitidos para cachorros. No entanto, não significa que todos os remédios estão liberados. O importante mesmo é consultar um veterinário para não arriscar trazer mais complicações para o animal.
No caso do paracetamol, esse é um excelente medicamento para aliviar as dores e diminuir a febre. Inclusive, não necessita de receita, embora seu uso não deva ser feito sem prescrição médica.
Vale a pena destacar que o paracetamol é um excelente medicamento para humanos, mas é tóxico para cães. Sendo assim, esse não é um dos remédios que podem ser ingeridos por cães.
Quais os riscos de dar paracetamol para cachorro?
O paracetamol é um medicamento que age ao bloquear a ação da enzima COX2, envolvida em processos inflamatórios, como na dor e na febre. A ação é rápida e, em cerca de 30 minutos, o efeito é observado.
No entanto, dar paracetamol para cachorro apresenta muitos riscos à saúde do seu animal. Confira os perigos de dar esse medicamento ao pet!
Toxicidade
O paracetamol é tóxico para cães, independentemente da dose. Isso acontece porque a forma que os cachorros absorvem esse medicamento é totalmente diferente dos humanos.
A toxicidade de paracetamol em cães pode atacar o fígado e os glóbulos vermelhos, trazendo uma série de complicações para a saúde. Desse modo, em vez de ajudar o seu cãozinho, você pode colocá-lo em risco.
Insuficiência hepática e renal
O fígado canino não consegue absorver e metabolizar o paracetamol, o que pode causar a sobrecarga dos rins por conta dessa substância. A administração do medicamento aos cachorros pode causar, inclusive, insuficiência hepática e renal, além de danos no sistema digestivo e neural.
Convulsão
Uma resposta que o organismo pode dar aos efeitos do paracetamol em cães é a convulsão. Esse, inclusive, é um grande sinal de que o seu cachorro está tendo uma reação tóxica ao medicamento e indica a urgência de levá-lo a um veterinário.
Risco de morte
Por conta da insuficiência hepática e das demais complicações causadas pela intoxicação por paracetamol, os cães têm risco de morte ao consumirem esse remédio.
Como identificar intoxicação por paracetamol em cães?
Os efeitos tóxicos do paracetamol em cães causam sintomas como:
- convulsão;
- letargia;
- vômitos;
- excesso de salivação;
- aumento dos batimentos cardíacos e da respiração;
- aumento no volume de urina.
Em outras palavras, não se deve dar paracetamol para cachorro. Ao notar algum sintoma no seu cãozinho, leve-o ao médico veterinário para encontrar o melhor medicamento para tratá-lo. Além disso, caso o animal ingira o remédio, procure urgentemente um hospital para tratar da intoxicação.
Achou este artigo interessante? Siga a Polipet nas redes sociais e fique por dentro de mais dicas para cuidar do seu pet! Estamos no Facebook, Instagram, X, LinkedIn e YouTube.