Primeiramente, o gato Angorá ou Ankara, veio da região de Ancara na Turquia, sendo uma raça de gatos bem antiga, com registros encontrados desde o século XVI. No século XVIII a raça quase desapareceu por conta da diluição de seus padrões com outras raças e uso de suas peles.
No século XIX, o zoológico de Ancara manteve espécimes da raça, com suas características originais em um programa de reprodução para preservar a raça e as características do angorá branco de olhos heterocromáticos em âmbar e azul e devido a este fato a raça se tornou tesouro nacional.
Quais as características do Angorá?
Sua pelagem originalmente branca, se tratava de um pelo despigmentado que atualmente se ramificou em vários padrões de cor. Por conta das várias misturas que a raça sofreu, não sendo aceitas as de padrão que remetem ao gato siamês ou thai, canela e chocolate, assim como as diluições com lilás e fulvo. Seu corpo é alongado e esbelto, de porte médio, com ossos finos e uma musculatura bem desenvolvida, que combinadas com suas pernas longas. Patas arredondadas e cauda longa, geram um ar elegante e gracioso, traços esses que fizeram a raça ser adorada pela nobreza.
Suas orelhas são alongadas e altas, ligeiramente esguias e finas nas pontas. A cabeça é pequena e com traços elegantes. Entretanto, sua pelagem é mediana, fina e sem a presença de subpelo. Entretanto, no verão a pelagem fica menor em relação a outras épocas, e no inverno seu pelo é mais volumoso, contribuindo mais para seu ar elegante. Portanto, escovações semanais são necessárias para evitar acúmulos de pelagem e deixam a aparência mais sedosa.
Qual a personalidade do Angorá?
Os angorás são gatos muito inteligentes, com uma alta afeição a seu dono, querendo participar e interagir com ele em todos os momentos, sempre querendo se comunicar com o dono, e sua personalidade contribui para ser bem sociável com outras pessoas, crianças e animais. Por sua energia e características atléticas e de caçador, eles são animais bem ativos e gostam muito de locais mais elevados, então não estranhe encontrar ele em cima de geladeiras, armários e guarda roupas. Sempre estarão atrás de brinquedos e pequenos insetos por conta de seus instintos.
Em relação a sua saúde, o angorá pode herdar a ataxia, que causará movimentos involuntários no animal, impactando na sua estimativa de vida a curto prazo. A cardiomiopatia é uma doença que pode acometer o angorá, reduzindo sua expectativa para 2 e 6 anos de vida. Gatos de pelagem branca e olhos azuis sofrem com surdez por conta do gene W, que afeta várias outras raças e tem como característica a surdez no ouvido do mesmo lado que possui o olho azul.
Na Polipet vocês encontram tudo para melhor acomodar gatos da raça angorá. Rações para gatos de pelo longo, rações úmidas em sachê para gatos, petiscos para gatos, caminhas para gatos, arranhadores e brinquedos interativos que vão colaborar para uma melhor interação entre dono e gato.
Qual valor de um gato Angorá?
Varia muito, uma vez que também temos poucos criadores dessa raça aqui no Brasil. Entre R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00.
Qual a diferença entre o gato Persa e o Angorá?
Os Persas possui bastante pelos e bem fofinhos. Já o Angorá possui pelos mais curtos e grudados no corpo.
Como saber se um gato é Angorá?
Suas orelhas são alongadas e altas, ligeiramente esguias e finas nas pontas. A cabeça é pequena e com traços elegantes. Sua pelagem é mediana, fina e sem a presença de subpelo.
Qual é o gato mais caro do mundo?
Um dos mais caros é o da raça Ashera.
Em conclusão, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.