A surdez em cães é um problema que afeta principalmente os animais mais velhos, que já começam a apresentar os sinais com o avançar da idade. Mas, apesar de ser a causa mais comum, ela não é a única, sabia disso?
Algumas causas comuns também são infecções crônicas do ouvido, uso de antibióticos constantemente, inflamações na região, entre outros pontos. E, claro, o problema pode não só comprometer a qualidade de vida do pet, mas também complicar a sua relação com ele, caso não conheça o quadro.
Por isso é tão importante que você saiba quais são os principais sinais de surdez. Quando identificados precocemente, isso permite que você, caso seja possível, recupere parte da audição, ou evite que ele fique completamente surdo. Confira a seguir os principais pontos que você deve ficar atento. Boa leitura!
1. Latido muito alto
Seu amigo de quatro patas começou a latir mais alto do que o normal? Isso pode ser um sinal de que ele está tendo alterações auditivas importantes. Mas lembre-se de analisar se isso é só uma questão pontual ou se ele vem mostrando essa mudança no tom do latido constantemente.
Isso porque, muitas vezes, um latido diferenciado pode ser, também, uma forma de chamar atenção para um problema de saúde que provoque a dor. Por exemplo, se ele começa a fazer esse som mais alto após fazer xixi, pode significar que ele está com dor nessa região. Por isso, analisar o comportamento de forma completa também é muito importante.
2. Desobediência
Você começa a chamar o seu cachorro e, depois de vários anos bem treinado, ele começa a não responder? Ou quando você chama a atenção por um comportamento ruim, ele não esboça nenhuma reação? Pois é, isso pode significar que ele não está ouvindo bem os seus comandos.
Perceba se ele esboça algum tipo de reação com o corpo ao ouvir o seu chamado (por exemplo, abana o rabo ou mexe as orelhas). Caso contrário, pode ser um sinal de que ele realmente não está ouvindo direito.
3. Sono excessivo
Quando um animal começa a dormir mais tempo do que o padrão, pode ser um sinal de que algo está errado. Nos casos de surdez em cães, isso acontece porque alguns sons que poderiam acordá-lo (como ruídos mais sutis) não são escutados e, portanto, ele continua dormindo profundamente.
Contudo, aqui vale também a atenção se não é um sinal de depressão. Nesses casos, ele também passará a dormir mais, além de ter outros sintomas, como não querer mais brincar, comer menos, evitar ficar animado para passear, entre outros.
4. Agitação de cabeça
Se o quadro for algo temporário, como uma infecção, uma otite, ou outros pontos, ele tende a sacudir muito a cabeça. Isso também ocorre nos estágios iniciais, como uma forma de manifestar o incômodo, principalmente, em casos de surdez incompleta.
Isso pode significar, também, que ele está sentindo incômodos ou coceiras na região (característicos de inflamações e infecções) e, portanto, vale a pena levá-lo ao veterinário para avaliar o quadro. Muitas vezes, é nesse momento que você pode evitar que o quadro evolua para uma surdez de fato.
5. Sem respostas aos chamados
Se você começa a chegar em casa e chamar pelo seu amigo de quatro patas e vê que ele não responde, e isso acontece apenas quando ele percebe a sua presença visualmente ou por cheiro, pode ser um indicativo de que ele está começando a perder a audição. Faça um teste e tente elevar a voz para ver se o estímulo volta (pode ser uma surdez parcial).
A surdez em cães pode ter tratamento, dependendo da causa. Ou, ainda, é possível evitar que ela evolua para que ele fique completamente sem audição. Por isso, toda a atenção para o comportamento do seu amigo é bem vinda e em caso de qualquer alteração, leve-o ao veterinário!
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe-a aqui em baixo, nos comentários!