Ter um bichinho de estimação é, acima de tudo, ser responsável pela sua saúde e bem-estar. Os tutores precisam cumprir uma série de protocolos para garantir uma vida saudável. Por isso, castrar ou não o cachorro é uma dúvida comum entre aqueles que reconhecem a importância de seguir as indicações dos veterinários.
Se você está vivendo esse dilema, veio ao lugar certo. Pois aqui, vamos te contar o que é castração, os riscos de não submeter machos e fêmeas ao tratamento, e como escolher um centro veterinário seguro para realizar a cirurgia. Vamos lá!
O que é a castração?
Castrar ou não o cachorro pode gerar dúvidas nos tutores que desconhecem o procedimento.
A castração é o termo comum usado para descrever o procedimento cirúrgico realizado para esterilizar machos e fêmeas, interrompendo sua capacidade de reprodução.
Por que os tutores têm medo de castrar o cachorro?
Há muitos mitos que cercam a castração e causam medo nos tutores. Entre os mais comuns, destacam-se:
- o valor da cirurgia, que atualmente é bastante acessível, podendo ser parcelada;
- a castração prejudica a personalidade dos cachorros, o que na verdade significa ter um cachorro menos agressivo;
- castrar provoca obesidade canina, o que só acontece se os tutores faltarem com exercícios físicos;
- a falta ideia de que castrar após a idade adulta é beneficial para o desenvolvimento dos pets.
Quais os riscos de não castrar o cachorro?
Tanto machos como fêmeas não castradas podem apresentar problemas que envolvem comportamentos mais agressivos, tentativas de fugas para cruzamentos e maior probabilidade de desenvolver um tumor. Portanto, a seguir, detalhamos cada desses aspectos que devem ser considerados na decisão de castrar o animal.
1. Comportamentos mais agressivos
Cães machos não castrados podem apresentar um comportamento mais agressivo, territorialista, e provocar brigas.
Assim como os machos, as fêmeas podem apresentar comportamento agressivo e terriorialista, se transformando em um problema caso convivam com outros cães.
2. Tentativas de fugas para cruzamentos
As tentativas de fugas atrás de fêmeas no cio deixam o cachorro estressado e ansioso. Bem como, caso tenham acesso à rua, podem cruzar com cadelas não castradas e até mesmo se envolverem em disputas violentas com outros cães.
Já as fêmeas não castradas podem engravidar se tiverem contato com machos não castrados. Dependendo da raça da cadela e do cachorro, a gestação oferece risco de morte. Se a cruza acontece em uma situação de fuga, ela fica suscetível a DST’s, riscos de atropelamento, entre outros fatores.
3. Maior probabilidade de desenvolver um tumor
Machos não castrados têm risco de desenvolver infecções graves da próstata, câncer e tumores nos testículos. Assim, nesses casos, uma cirurgia simples de castração se transforma em uma intervenção maior, mais complexa e mais cara.
As fêmeas não castradas ficam propensas a piometria — uma infecção no útero que pode ser fatal caso atinja a corrente sanguínea. Pois, quando a cadela entra o cio, aumentam as chances de o útero ser contaminado.
Qual a importância de um bom hospital veterinário?
A castração é uma cirurgia e, como tal, o animal de estimação é submetido a anestesia, sendo essa uma preocupação muito comum dos donos.
Assim como acontece com os seres humanos, toda cirurgia tem seus riscos. Entretanto, a escolha de um bom hospital veterinário é crucial para garantir a segurança do procedimento.
Bons veterinários e hospitais usam anestésicos de boa procedência, além disso, possuem equipamentos que monitoram a frequência cardíaca e respiratória durante o procedimento.
As vantagens da castração superam o pequeno risco envolvido com a anestesia. E como vimos, os benefícios são muitos, principalmente quando o procedimento é realizado em local de confiança, como o Hospital Veterinário da Polipet, que conta com equipamentos modernos e equipe qualificada.
Então, está pensando em castrar o seu pet? Entre em contato conosco e traga o seu melhor amigo para uma consulta!
Bem como, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Então fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.
Tenho um Pincher de um ano,mas não quero castrar, antigamente não tinha essa necessidade,além disso tenho dó dele fazer essa cirurgia.
Olá, Sônia! Entendemos sua preocupação com a castração do seu Pinscher. No passado, essa prática não era tão comum, mas hoje sabemos que a castração traz diversos benefícios para a saúde e o bem-estar dos pets, como a prevenção de doenças e a redução de comportamentos indesejados. É uma decisão pessoal, e o mais importante é buscar orientação veterinária para avaliar o que é melhor para ele. Se precisar de mais informações, estamos à disposição!