Obesidade canina: saiba como cuidar melhor do seu pet

5 minutos para ler

A obesidade canina é uma comorbidade grave que pode diminuir a expectativa de vida de nossos pets e desencadear outras doenças, como diabete, dificuldade de locomoção e problemas respiratórios. Portanto, é fundamental saber como cuidar do seu amigo de quatro patas, para que ele se mantenha saudável.

No post de hoje vamos explicar o que é a obesidade e suas causas mais comuns. Além disso, você vai saber como identificar se o seu pet está obeso, como prevenir esse problema e os tratamentos mais indicados. Saiba mais!

O que é obesidade canina?

A obesidade canina é caracterizada pelo excesso de gordura corporal no organismo do cachorro, mais especificamente quando o peso do pet está 15% acima do ideal para sua raça e faixa etária.

Quais as causas mais comuns?

A principal causa da obesidade nos dogues é a má alimentação e/ou excesso de comida. Outros fatores que levam a essa condição são:

  • falta de atividade física;
  • castração;
  • problemas hormonais;
  • determinadas medicações;
  • estresse, solidão e ansiedade — situações que podem levar os pets a comerem mais;
  • depressão — além de levar o cachorro a exceder na alimentação, o deixa sedentário.

Como identificar se o cão está obeso?

O cão é considerado obeso quando não é possível ver e nem sentir as costelas dele ao tocá-las. Ao olhá-lo de perfil, a barriga se apresenta maior do que a região peitoral. Além disso, cachorros obesos perdem a marcação da cintura, apresentando uma modelação mais arredondada ao serem vistos de cima.

Também é comum que eles se cansem mais facilmente ao se levantarem, correrem e caminharem, bem como tenham dificuldade em respirar e fiquem sedentários.

Como evitar a obesidade canina?

Se você deseja manter a saúde de seu bichinho de estimação, siga as seguintes dicas de como evitar a obesidade canina:

Leve o cachorro ao veterinário

Uma excelente forma de manter seu animal saudável é levá-lo periodicamente ao médico veterinário. Assim, será possível identificar qualquer problema com agilidade e agir para impedir que ele se agrave. Como as visitas periódicas dependem da idade, raça e condições de saúde do seu amigão, deixe que o veterinário defina as datas das consultas.

Atente-se ao tipo de ração

Há diversos tipos de ração disponíveis no mercado para diferentes raças, faixa etárias e condições específicas, como:

  • cães castrados;
  • obesidade;
  • diabete;
  • doenças cardíacas;
  • alergia ou intolerância alimentar;
  • distúrbios gastrointestinais, renais, hepáticos e até mesmo neurológicos, sendo esse último geralmente recomendado para cães idosos.

Converse com o veterinário e ofereça ao pet o tipo de ração recomendada pelo profissional, pois cada uma é balanceada para atender a determinadas necessidades alimentares. Caso seu cão seja de uma raça que tenda a ganhar peso ou esteja próximo de atingir o sobrepeso, certamente ele recomendará o fornecimento de alimento light.

Não deixe o cão ficar sedentário

Um ótimo jeito de manter o cachorro em forma é não deixar que ele fique sedentário. Portanto, invista em brinquedos e acessórios que estimulem a prática de atividades físicas, brinque com ele, leve-o para passear e se divertir com outros animais.

Evite petiscos fora de hora

A última dica, mas não menos importante, é não oferecer petiscos fora de hora sem necessidade. Se você estiver adestrando seu bichinho, ok, desde que o petisco não seja altamente calórico. Outro ponto que merece ser destacado é evitar encher o comedouro com ração, mesmo que você passe o dia fora de casa. Nesses casos, recomenda-se a utilização de comedouro e bebedouro automáticos.

Quais os tratamentos mais indicados para cães obesos?

Normalmente, o tratamento consiste em uma dieta personalizada, exercícios físicos leves e, em determinados casos, fisioterapia. Quem irá especificar o tratamento é o médico veterinário. Portanto, se você suspeita que seu amigo de quatro patas está obeso ou próximo de alcançar essa condição, leve-o para consultar em um Hospital Veterinário de referência, como o Polipet.

Como você pôde perceber, a obesidade canina é uma comorbidade grave que pode ser causada por diferentes fatores e, ainda, desencadear outras doenças. Contudo, com alguns cuidados básicos, é possível evitar que seu pet fique acima do peso.

Se você gostou deste post e conhece outras pessoas que possam se interessar pelo assunto, compartilhe-o nas suas redes sociais.

Conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil