Cachorro castrado fica mais manso? Saiba se é mito ou verdade

7 minutos para ler

É muito comum ouvir que o cachorro castrado fica mais manso, mas será que isso é mito ou verdade? A castração de cachorros é um assunto que gera muito debate, especialmente porque as pessoas costumam ter uma série de dúvidas a respeito do assunto.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo especial sobre castração. Além de responder se o cachorro castrado fica mais manso, traremos a resposta para outros questionamentos envolvendo castração, saúde e comportamento animal. Confira!

O que é castração de cachorros?

A castração de cachorro é um procedimento seguro e rotineiro, realizado por médicos veterinários por meio de um procedimento cirúrgico rápido.

Também conhecida como orquiectomia em machos e ovariohisterectomia em fêmeas, o procedimento tem o objetivo de remover os órgãos reprodutivos do animal.

Nos machos, os testículos são removidos por meio de uma pequena incisão no escroto. Nas fêmeas, o procedimento envolve a remoção do útero e dos ovários por meio de uma incisão no abdômen.

A recuperação também é um processo rápido e, em poucos dias, o animal volta a ter a rotina normalizada.

Por que castrar o cachorro?

A castração é um procedimento recomendado pelos veterinários por diversos motivos. — um dos principais é o cuidado com a saúde. Isso porque ela reduz consideravelmente o risco de câncer de próstata e testículos em machos e elimina o risco de câncer de útero em fêmeas. Além disso, tem um papel importante no controle populacional dos animais.

No entanto, antes de agendar a cirurgia, é muito importante que o veterinário faça uma avaliação prévia, considerando as particularidades e condições de saúde do animal.

Quando castrar o cachorro?

A idade ideal para castrar um cachorro depende de fatores, como sexo, raça e porte. De maneira geral, os machos podem ser castrados a partir dos seis meses, quando o desenvolvimento dos testículos já está completo. Nas fêmeas, a castração pode ser feita entre o primeiro e o segundo cio, que normalmente ocorre antes dos seis meses.

Contudo, vale salientar que existem algumas exceções, como para cães de grande porte ou com históricos de doenças, e fêmeas prenhas ou em amamentação, conforme comentamos a seguir:

  • nos cães de raças grandes, a castração pode ser adiada até os 10 a 12 meses. O importante é aguardar o completo desenvolvimento ósseo — o veterinário deve avaliar as necessidades específicas de cada cão;
  • em cães com histórico de doenças, a castração pode ser adiada até que o animal esteja saudável;
  • no caso de fêmeas prenhas ou amamentando, a castração deve ser adiada até o desmame dos filhotes.

É importante saber, ainda, que, em alguns casos, mesmo castrados, os cães podem cruzar. Isso acontece quando o outro não é castrado. Porém, com a castração elimina-se o risco de fecundação.

Cachorro castrado fica mais manso?

Sim, a castração pode ajudar a melhorar o comportamento dos cachorros. No caso dos machos, ela tende a reduzir a agressividade e territorialidade, enquanto no caso das fêmeas, pode deixá-las mais dóceis e calmas.

Porém, é importante que os tutores tenham ciência de que a castração não é uma garantia de que o animal se tornará mais manso. O procedimento remove os órgãos reprodutores do animal, levando à redução dos níveis de hormônios sexuais, como testosterona em machos e estrogênio em fêmeas.

Esses hormônios influenciam comportamentos como agressividade, marcação de território, cio e ansiedade. Porém, é necessário investigar se a origem do comportamento está relacionado a aspectos hormonais. Isso porque inúmeros outros fatores podem influenciar o comportamento do seu cão, como raça, genética, socialização, treinamento e ambiente.

Portanto, se o seu cãozinho apresenta comportamentos indesejados, é importante consultar um veterinário e/ou um adestrador profissional para avaliar a situação e determinar a melhor medida a ser tomada.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre castração?

Além do comportamento, há uma série de outras dúvidas comuns relacionadas à castração. A seguir, esclareceremos algumas das principais.

Possibilidade de o cachorro engordar após a castração

O cachorro pode engordar depois da castração, porém, esse efeito está relacionado a causas que incluem a redução de atividade física, aumento do apetite e lentidão no metabolismo do animal.

A castração leva à diminuição dos níveis de hormônios sexuais, como testosterona em machos e estrogênio em fêmeas. Esses hormônios influenciam o apetite e a energia do animal, e a castração pode fazer com que ele se sinta menos motivado a se exercitar.

Portanto, os tutores devem incentivar o pet a praticar atividades físicas diariamente, levando-os para passear em espaços públicos e parques, isso estimula o cuidado com a saúde física e mental do animal.

Mudanças que ocorrem no macho e na fêmea

Em geral, as principais mudanças no macho incluem a redução da agressividade e da propensão à fuga e briga com outros machos e diminuição da marcação de território e prevenção de doenças como câncer de próstata e testículos, infecções prostáticas e hérnias perineais.

No caso das fêmeas, elas deixam de entrar no cio, eliminando o sangramento e comportamentos para atração de machos. Somado a isso, a castração previne o câncer de útero e ovários, e reduz o risco de outras doenças, como piometria e infecções de útero.

Em alguns casos, a castração pode reduzir a agressividade em fêmeas, tornando-as mais calmas e menos ansiosas.

Perda de vontade de brincar

O animal não perderá totalmente a vontade de brincar, porém, ela poderá ficar reduzida. A castração de cachorros, pode levar a uma redução na atividade física e, por consequência, na vontade de brincar. Isso acontece em razão da diminuição dos níveis de hormônios sexuais, como testosterona em machos e estrogênio em fêmeas.

Possibilidade de castração dos filhotes

Conforme comentamos, a castração pode ser feita a partir dos seis meses nos machos e entre o primeiro e o segundo cio das fêmeas, que também acontece por volta dessa idade. O procedimento deve ser orientado por um veterinário. Dessa forma, uma avaliação das necessidades de cada cachorro deve ser realizada.

Quais as outras formas de acalmar o cachorro?

Considerando que as mudanças de comportamento e agressividade em cães podem estar relacionados a diversas causas, é importante entender a origem no comportamento. No entanto, para ajudar nesse sentido, você pode adotar algumas ações, como:

  • proporcionar passeios e atividades físicas regularmente;
  • faça treinos de obediência, ensinando comandos básicos para ajudar o cão a controlar o comportamento;
  • realizar brincadeiras interativas como buscar bolinha, fazer cabo de guerra ou brincar de esconde-esconde;
  • criar um ambiente calmo e aconchegante na casa para onde o cãozinho possa ir para relaxar e descansar;
  • investir em adestramento, recompensando o cachorro por bom comportamento com petiscos e carinhos.

Além dessas ações, em casos de ansiedade severa, um adestrador ou veterinário comportamental pode auxiliar no desenvolvimento de um plano personalizado para o cão.

Bem, chegamos ao final do nosso post e esperamos que as informações que trouxemos tenham conseguido esclarecer as principais dúvidas sobre se o cachorro castrado fica manso. Como você viu, os efeitos da castração costumam ser muito positivos, não só para o comportamento, mas também para a saúde dos cães.

Você tem alguma dúvida sobre castração em cachorro ou gostaria de compartilhar a experiência do seu pet, conosco? Então, deixe um comentário e vamos conversar sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil