Você pega uma bananinha na fruteira, descasca e, quando olha para baixo, vê seu amigo de quatro patas com aquela expressão de quem está implorando por um pedaço. Seu coração amolece na hora, mas aí vem a dúvida: afinal, cachorro pode comer banana?
A alimentação dos pets é mesmo um tema complexo, então é normal passar por esse tipo de situação. Para ajudar, vamos explicar aqui se banana faz mal para cachorro, quais os cuidados necessários e outras informações importantes. Acompanhe!
Qual a importância da alimentação saudável para cães?
Uma alimentação equilibrada é fundamental para garantir a saúde e o desenvolvimento dos cães, bem como para aumentar a longevidade deles. Na proporção adequada, elementos como proteínas, vitaminas e sais minerais melhoram a qualidade dos pelos e da pele, fortalecem o sistema imunológico e deixam dentes e ossos mais fortes.
No entanto, é preciso consultar um veterinário para que ele passe uma dieta conforme o perfil do seu cachorro. A escolha do tipo de alimento e a sua quantidade dependem de vários fatores, inclusive comportamentais. Um cão sedentário não terá a mesma necessidade nutricional de outro que leva um estilo de vida mais ativo, por exemplo.
Cachorro pode comer banana?
Sim, no geral, cachorros a partir de três meses de vida podem comer banana. Para introduzir a fruta na alimentação do seu pet, dê apenas um pedaço e observe se ele vai apresentar alguma alteração gastrointestinal após alguns dias. Se as fezes ficarem um pouco moles, por exemplo, não ofereça mais até que voltem ao normal.
Quais os benefícios da banana para cachorros?
Confira, a seguir, por que a banana é bem-vinda na alimentação natural para pets.
Riqueza de nutrientes
A fruta apresenta uma extensa lista de nutrientes. Entre eles:
- vitaminas A e C — enquanto a primeira faz bem à saúde ocular dos cães, a segunda funciona como antioxidante natural;
- minerais (fósforo, potássio, magnésio, zinco etc.) — ajudam a manter a saúde do organismo e estão associados à saúde cerebral;
- fibras — melhoram a consistência das fezes, regulam o trânsito gastrointestinal, trazem saciedade, controlam o índice glicêmico etc.
Fácil digestão
A digestão completa de uma banana leva cerca de 30 minutos. Assim, também pode ajudar em casos de diarreia para repor rapidamente o potássio perdido durante esse quadro. Mas atenção: não funciona como um tratamento.
Fonte de energia natural
Se seu cachorro é mais ativo ou precisa de um ânimo a mais durante o dia, a banana é uma excelente opção. Isso porque ela também é rica em açúcares naturais, como a frutose, que fornecem energia de forma rápida.
Fortalecimento do sistema imunológico
Lembra que citamos a vitamina C no primeiro benefício? Esse potente antioxidante também contribui para o equilíbrio do sistema imunológico. A fruta ainda contém vitamina B6, que auxilia na formação de células de defesa.
Quais os cuidados ao dar banana para o cachorro?
Veja bem, não é porque banana é bom para cachorro que você vai oferecer a fruta sem se importar com nada. Confira alguns cuidados básicos:
- não ofereça mais que 10% da ingestão recomendada de calorias diárias, devido à alta quantidade de calorias e de frutose;
- sempre descasque, pois a casca pode causar engasgos ou até mesmo inflamar o aparelho digestivo do seu pet;
- observe se ele apresenta sintomas de alergia depois que come a fruta (o que é raro, mas pode acontecer);
- evite dar banana se seu peludo tiver problemas renais moderados ou graves, já que ela é rica em fósforo e potássio;
- não dê grandes quantidades caso seu cão tenha histórico de prisão de ventre, por causa do ácido tânico presente na fruta.
Como vimos, cachorro pode comer banana. Apenas preste atenção para não exagerar nas quantidades e acabar prejudicando a saúde do seu pet, combinado? O ideal é que ela componha uma dieta equilibrada e prescrita pelo especialista em animais.
Agora que você sabe que banana faz bem para cachorro, que tal acompanhar mais conteúdos sobre alimentação e outros cuidados com os pets? Basta nos seguir nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest, YouTube e LinkedIn.