Primeiramente, mais pessoas estão em busca de uma vida equilibrada. Para isso, procuram conciliar a correria do dia a dia com uma maior qualidade de vida, por exemplo, por meio de uma dieta saudável. Por exemplo, essa preocupação também levou a uma forte tendência para adoção da alimentação natural para pets.
Os alimentos são pontos de bastante atenção no cuidado com animais, devido aos benefícios que uma nutrição adequada fornece. Aliado a isso, temos a questão da sustentabilidade e do cuidado com o planeta, bem como o uso consciente dos recursos naturais.
Além disso, muitos tutores vêm optando pela alimentação natural, a fim de oferecer uma dieta mais saudável e personalizada para seus pets. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer as principais. Continue a leitura e entenda melhor o que está por trás desse conceito!
Qual é a importância da alimentação natural para pets?
A alimentação natural nutre de maneira adequada e ainda contribui para o equilíbrio da saúde e a prevenção de doenças, atendendo todas as necessidades nutricionais.
Os alimentos naturais que o ser humano consome são aqueles que passaram pela menor quantidade de processos industrializados, ou seja, estão mais próximos da forma natural que são encontrados. O açúcar mascavo, por exemplo, é mais natural do que o refinado porque passa por menos processos. Isso faz com que ele seja considerado como mais saudável, já que mantém nutrientes e contém menos produtos químicos.
Essa também é uma característica da alimentação natural para os pets. Oferecer esse tipo de alimento para os animais é muito importante porque dessa forma eles conseguem obter todos os nutrientes que precisam para sua saúde.
Quando esses alimentos são oferecidos em forma de ração, já contêm uma composição balanceada com fórmulas específicas para filhotes, idosos, raças pequenas, cães obesos, castrados, ou com qualquer outra necessidade especial.
Dessa forma, podemos ter a certeza de que aquele é um alimento de qualidade e de que o animal não está ingerindo substâncias que poderiam comprometer a sua saúde, como corantes artificiais, conservantes ou ingredientes transgênicos.
A alimentação natural é indicada para todos os cães?
Não existe nenhuma restrição com relação à raça, porte, idade ou outras necessidades especiais dos cães. Qualquer um deles pode receber a alimentação natural, mas existem ressalvas. Isso porque cada animal tem uma necessidade nutricional diferente.
Por isso, antes de adotar esse tipo de alimento, seja em forma de ração ou preparado em casa com ingredientes frescos, é importante consultar o veterinário. Ele é o profissional preparado para recomendar o alimento ideal conforme aquilo que cada PET precisa. Isso evita faltas ou excessos de qualquer substância, ou nutrientes em sua dieta.
Os alimentos secos podem ser naturais?
Muitos pets se alimentam de ração, mas os tutores ainda têm dúvidas sobre os reais benefícios dos alimentos secos e industrializados. Esse tipo de alimentação pode ser completa e considerada natural? O que a tornaria mais saudável? Ela está associada a uma fabricação responsável e consciente?
Assim, apesar de o uso de ração ser bastante difundido como forma de alimentação, muitos tutores questionam se uma boa ração, completa e balanceada, pode ser considerada natural. Isso depende bastante do tipo de produto. Existem diversas categorias no mercado, com várias finalidades. Entre elas, estão as rações super premium. Essa classificação oferece alimentos completos e balanceados, com todos os nutrientes essenciais para o pet.
As quantidades são ideais para atender às necessidades nutricionais e proporcionar mais saúde, a fim de prevenir doenças, trazer bem-estar e garantir uma vida longa sem precisar de suplementações. Além disso, as rações são fabricadas com ingredientes rigorosamente escolhidos e enriquecidas com nutrientes funcionais, que trazem diversos benefícios para a saúde do animal.
O alimento super premium pode ser considerado natural também, se tiver a adição de substâncias mais naturais. Para isso, não devem conter transgênicos, aromas ou corantes artificiais e conservantes sintéticos, como BHA/BHT.
A fabricação dessas rações é sustentável?
Quando falamos das fábricas produtoras de alimentos naturais, elas estão cada vez mais contribuindo com a sustentabilidade. Investem em eficientes processos, no uso consciente de recursos e na redução dos resíduos gerados. Além da consciência ambiental, existe a preocupação com o teor nutricional dos alimentos.
Porém, a forma de alimentar o pet também se relaciona com a sustentabilidade. O ideal é não oferecer alimentos em excesso, mas seguir as recomendações diárias de acordo com o peso e o porte. Assim, evitamos o sobrepeso do pet e o desperdício de ração.
Isso quer dizer que deve ser considerada a quantidade de nutrientes e energia que o pet vai digerir e será aproveitada pelo seu organismo. Quando a ração tem uma boa quantidade desses elementos e sua fórmula facilita a absorção e aproveitamento, menos ração o pet vai comer e o volume de fezes reduz.
Como oferecer uma alimentação natural para pets?
Como você viu, é possível oferecer uma alimentação natural para animais optando por uma ração de melhor qualidade que pertença à linha de alimentos super premium.
Explicamos quais são as características que o produto precisa ter para ser considerado como natural, então, é preciso ficar de olho na hora de comprar. Assim, a escolha da ração deve ser cuidadosa para optar por aquelas que não contêm ingredientes nocivos, e passaram por um processo de fabricação mais sustentável.
Além dos alimentos secos, é possível oferecer uma alimentação natural para pets preparando em casa com legumes e carnes, por exemplo. Ela é parecida com a refeição feita para o humano, mas preparada de maneira apropriada para o animal.
Embora a alimentação natural seca ou úmida seja muito benéfica, é preciso ter cuidado na hora de compor o cardápio do pet para que todas as suas necessidades nutricionais sejam atendidas, e preservar a saúde do animal.
Como aproveitar os alimentos ao máximo?
Para aproveitar ao máximo os alimentos naturais, é importante saber como oferecer para o pet. Quando se trata das rações, o melhor aproveitamento está na oferta da porção recomendada e de acordo com a frequência indicada.
Não é uma boa alternativa deixar o comedouro cheio o dia inteiro, pois a ração sofre alterações que comprometem sua textura, cheiro, sabor e teor nutricional. Então, ofereça a quantidade certa e nos horários corretos para preservar ao máximo os nutrientes.
No caso dos alimentos naturais preparados com ingredientes frescos, é importante ter atenção ao modo de preparo para conservar os nutrientes também. Os vegetais, por exemplo, devem ser cozidos no vapor para preservar seus nutrientes.
Além disso, o modo como são feitas as combinações em cada porção também contribui para o melhor aproveitamento dos nutrientes. As substâncias interagem entre si, favorecendo a absorção umas das outras, ou até mesmo dificultando esse processo.
Então, na hora de adotar a alimentação natural feita com ingredientes frescos em casa, é importante ter a orientação de um veterinário para não errar nas porções, suas quantidades e no modo como os alimentos serão combinados e preparados.
Quais são os cuidados essenciais com a alimentação natural para pets?
Antes de oferecer uma alimentação natural preparada em casa, é fundamental ter o suporte de um veterinário. Isso porque os alimentos e ingredientes vão precisar atender as necessidades nutricionais do animal.
As orientações do especialista são fundamentais para controlar a quantidade que será oferecida e diversificar de acordo com aquilo que for melhor. Ou seja, não se trata apenas de começar, é preciso fazer do jeito certo para não prejudicar a saúde do animal.
Qual é a diferença entre alimentação natural e caseira?
É muito importante entender que comida caseira não é o mesmo que alimentação natural para pets. Como dito, eles não podem ser alimentados com a mesma comida que os humanos estão ingerindo.
Alimentar o pet com a mesma comida do restante da família é um grande erro porque ele estará ingerindo substâncias perigosas para sua saúde, além de não receber os nutrientes que precisa.
O que o pet pode ou não pode comer?
Existe a forma correta de preparar a alimentação natural para pets e alguns alimentos ou ingredientes não podem estar presentes por serem tóxicos, ou difíceis de digerir. Dessa forma, é fundamental ficar atento aos alimentos proibidos para cachorro. Esse é o caso da cebola, do leite, do alho, do pão, do abacate, entre muitos outros.
O sal também não deve estar presente, nem outros temperos para realçar sabor. As gorduras são bem-vindas, desde que sejam do óleo de peixe, de coco ou banha suína.
É preciso equilibrar as proteínas, como ovos, carne de frango, de peixe, de porco e vísceras de animais, com carboidratos e fibras, presentes na abobrinha, beterraba, brócolis, inhame, batata-doce, arroz integral, chuchu e lentilha.
Também é possível oferecer frutas, mas devemos ter cuidado com a uva, o abacate e as cítricas, como abacaxi, laranja e acerola, que podem agredir o estômago.
Como preparar a alimentação natural para pets?
Como explicamos, a preparação da alimentação natural para pets geralmente envolve o cozimento e em seguida o congelamento das porções, para serem servidas no momento adequado para o animal.
Cada uma dessas porções precisa conter as quantidades corretas de nutrientes para ser completa. Então, na hora de preparar, devemos pesar os ingredientes de acordo com a orientação do especialista para que nenhum nutriente fique de fora, e para não serem utilizados alimentos que podem causar algum mal.
E a suplementação para pets?
A suplementação para pets é uma medida muito importante para suprir necessidades nutricionais específicas de um animal. Assim como acontece com as pessoas, um pet pode precisar repor vitaminas ou minerais, por exemplo, e os suplementos são utilizados para esse fim.
Contudo, não é recomendado fazer a suplementação por conta própria, já que o excesso de nutrientes pode trazer o efeito contrário. Em vez de deixar o animal mais saudável, comprometerá a saúde dele.
Um pet saudável, que consome uma alimentação natural de qualidade e específica para ele, já estará recebendo todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde, não sendo necessário complementar.
Nesse sentido, mais uma vez, recomendamos conversar com o veterinário para entender as necessidades do pet e então adotar uma alimentação diferenciada e a suplementação, se for necessária. Não se esqueça de que essas necessidades mudam ao longo do tempo, então, as consultas frequentes são fundamentais para ter certeza sobre o que o pet precisa em cada nova fase da sua vida.
Ingredientes Integrais e Não Processados: A alimentação natural enfatiza o uso de ingredientes integrais e não processados, como carne magra, vegetais, frutas e grãos inteiros. A ideia é evitar alimentos com aditivos, conservantes, corantes e outros ingredientes artificiais.
Variedade de Ingredientes: Uma das vantagens da alimentação natural é a capacidade de oferecer uma variedade de ingredientes, o que pode ajudar a evitar alergias alimentares e sensibilidades.
Você já conhece Guabi Natural?
A Guabi Natural é uma boa alternativa para os tutores que buscam um alimento equilibrado para os seus animais. Essa é uma linha completa de alimentos super premium que desenvolveu uma nova embalagem, mais sustentável, porém, mantendo a fórmula ideal para os cães.
Toda a linha é feita com carnes selecionadas, com fontes de ômega 6 e 3, que auxiliam na saúde da pele e pelagem. Contém cereais integrais, fibras e prebióticos que contribuem para a saúde intestinal, além da adição de ingredientes funcionais específicos para cada espécie, porte e necessidades.
Todos os alimentos da linha Guabi Natural são livres de transgênicos, sal, corantes e aromas artificiais. Além disso, são conservados com antioxidantes naturais e apresentam complementos úmidos com baixo teor calórico.
Processo de fabricação sustentável
A Guabi Natural, em parceria com a Eureciclo, desenvolveu novas embalagens com material 100% reciclável. Assim, toda embalagem vendida pode ser reciclada e dá origem a uma nova, com o mesmo volume e tamanho.
Além disso, a Affinity, fabricante das rações Guabi Natural, faz o tratamento de 100% do volume de água utilizado durante o processo de fabricação dos alimentos, e todo esse volume é reutilizado.
Para trazer ainda mais sustentabilidade e segurança, são realizadas mais de 300 análises ao longo da cadeia de produção dos alimentos. A matéria-prima passa por um processo de controle rigoroso para produzir o melhor alimento e garantir sua alta qualidade para o consumidor final.
Nutricionistas acompanham a produção?
Para ter certeza de que os alimentos serão produzidos com os nutrientes que os animais precisam, existe o acompanhamento de nutricionistas especializados. Eles estudam as necessidades dos pets e trabalham a formulação das rações para estarem alinhadas com esse objetivo.
Nesse sentido, temos uma linha de alimentos secos completos. Existem versões com grãos de cereais, integrais ou não, cada uma destinada às necessidades específicas por porte, raça e fase de vida.
Oferecer uma alimentação natural para pets é um cuidado importante com a saúde deles. Alimentos balanceados evitam a obesidade, ajudam no controle de problemas renais e hepáticos e podem reduzir o risco de câncer. Então, escolha muito bem o alimento do seu animal para garantir todos os nutrientes necessários conforme suas características e fases da vida.
Veja também:
Principais problemas comportamentais em cães
Depressão em cães
Cachorro estressado
E muito mais.
Você já adotou uma alimentação natural para o seu pet? Sabia que existem rações naturais? Deixe seu comentário e conte para a gente!
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais que sempre tem novidades e Ofertas! Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.