Alimento light x alimento para cães obesos: quando usar?

7 minutos para ler

Primeiramente, Os cães obesos são mais suscetíveis a desenvolver determinados problemas de saúde, resultantes do próprio acúmulo de gordura no organismo. Por conta disso, é fundamental que o tutor saiba quando e qual o tipo de ração oferecer. No entanto, nem todos sabem como ministrar uma alimentação equilibrada para os seus cachorros.

Pensando nisso, nós, da Polipet, preparamos este post com muitas informações que irão ajudar você a cuidar da alimentação do seu amigo de quatro patas. A princípio vamos explicar o que é a obesidade canina e por quais motivos os cães ficam obesos, confira!

O que é a obesidade canina?

A obesidade canina é uma doença nutricional considerada sistêmica, uma vez que causa o acúmulo excessivo de gordura em todo o organismo. Esse problema de saúde é classificado como multifatorial, uma vez que pode ser causado por diversos fatores, entre eles:

  • alimentação inadequada e/ou em excesso;
  • sedentarismo;
  • castração;
  • problemas hormonais, como hipotireoidismo, por exemplo;
  • determinados medicamentos.

Além disso, algumas raças de cães tendem a ficar obesas por conta da predisposição genética. São elas:

Quais riscos podem acometer os cães obesos?

A obesidade canina apresenta muitos riscos para os pets, tendo em vista que pode acarretar diversos problemas de saúde. Alguns deles estão relacionados à sobrecarga das articulações, da coluna vertebral e demais ossos do corpo. Portanto, podem resultar em: osteoartrite, fratura de ossos, rompimento de ligamentos entre outros.

Outro problema de saúde comum em cães obesos é a dificuldade em respirar. Isso ocorre porque a gordura acaba comprimindo os órgãos, de modo que não há espaço para os pulmões se expandirem.

Além de afetar a respiração, a obesidade canina pode comprometer as funções cardíacas, dado que o aumento do peso leva o cão a exercer maior esforço físico, podendo resultar em problemas no ritmo cardíaco e crescimento do ventrículo esquerdo.

Convém mencionar, ainda, que a obesidade em cães pode causar as seguintes doenças:

Ademais, vale destacar que a obesidade pode diminuir a expectativa de vida dos pets.

Como diagnosticar a obesidade canina?

Para obter o diagnóstico correto do seu bichinho de estimação, é preciso levá-lo ao médico veterinário. O método empregado por esses profissionais é o ECC (Escore de Condição Corporal). Sobretudo, o método consiste em observar as características físicas e apalpar a camada de gordura do animal, para comparar os resultados com a escala ECC, que vai de 1 a 10, sendo:

  • 1 a 3 – abaixo do peso: vértebras, costelas e ossos dos quadris aparentes e fáceis de serem apalpados, cintura muito proeminente e barriga muito acima da linha da região peitoral;
  • 4 a 6 – peso ideal: ossos pouco ou nada aparentes, mas que podem ser facilmente apalpados, cão levemente acinturado e com a barriga um pouco acima da linha da região peitoral;
  • 7 a 10 – acima do peso: ossos nada aparentes e dificilmente possíveis de serem apalpados, nenhum sinal de cintura e barriga abaixo da linha da região peitoral.

Poderão utilizar esse método para saber se deve levar o pet ao médico veterinário e até mesmo observar se o seu amigo de quatro patas apresenta alguns dos problemas mencionados no tópico anterior, como dificuldade para se locomover ou respirar.

Como escolher a alimentação ideal?

Assim que o sobrepeso ou a obesidade são diagnosticados, muitos tutores se assustam e já querem logo mudar a dieta do pet para um alimento para obesidade. Porém, isso não deve ser feito sem uma orientação profissional especializada, para não haver nenhum tipo de deficiência nutricional.

Qual a diferença entre alimento light e alimento para cães obesos?

Conforme as informações do tópico anterior, podemos dizer que um alimento para obesidade deve ser oferecido para o tratamento da obesidade, enquanto um alimento light pode ser utilizado na prevenção da obesidade e na redução do sobrepeso. Muitos não sabem, mas um alimento classificado como light, é formulado para animais adultos saudáveis que tendem ao ganho de peso, ou seja, se comerem um alimento para um cão adulto normal, não conseguirão manter seu peso adequado.

Esses alimentos podem ser usados por cães castrados ou sedentários?

Geralmente, os alimentos dessa categoria podem ser usados por cães castrados ou sedentários, que na maioria das vezes tem dificuldade de manter seu peso quando recebem alimento para cães adultos, pois têm uma necessidade menor de energia. A formulação desses alimentos tem adequações para auxiliar na manutenção ou leve perda de peso e na saciedade, além de ter a inclusão de ingredientes funcionais que contribuem para a preservação da massa muscular e queima de gordura.

Quando comparamos um alimento light com um alimento para cães adultos, notamos que ele apresenta menores teores de gorduras e calorias.

Qual a composição da linha Guabi Natural?

Nesse sentido, a Guabi Natural Cão Light, além da composição diferenciada para atender o metabolismo de cães com tendência ao ganho de peso, ainda possui uma partícula adaptada mais leve, contribuindo com um volume cerca de 15% maior na porção de alimento oferecido ao dia. Um volume maior sem ter mais calorias auxilia na saciedade e também deixa o tutor mais confortável, pois ele saberá que o seu cão não terá a sensação de fome.

Lembre-se! Uma alimentação adequada em quantidades ideais contribui para a manutenção de peso e, consequentemente, para uma vida mais longa e saudável.

A linha Guabi Natural Cães

A Guabi Natural Cães é uma linha de alimentos naturais super premium, composta por alimentos secos completos, com opções com e sem cereais integrais, primordialmente, formulados para atender as necessidades de cada porte, fase de vida e necessidades específicas. Todos os alimentos são livres de ingredientes transgênicos, sal, corantes e aromas artificiais, além de serem conservados com antioxidantes naturais.

Do que é feita a linha cães?

Também oferece ingrediente funcionais para cada espécie, porte e necessidade específica, como a Guabi Natural Cão Light, desenvolvida para atender as necessidades de cães com tendência ao ganho de peso.

A ração light e a ração para cães obesos não são o mesmo, pois a primeira deve ser oferecida para aqueles que têm sobrepeso ou tendência a engordar, e a segunda, apenas para os que, de fato, são obesos. Além disso, você viu que a obesidade não é provocada apenas pela má alimentação. Portanto, se você suspeita que o seu amigo de quatro patas está com sobrepeso ou obeso, procure o médico veterinário para um diagnóstico correto.

Antes de adotar uma dieta de alimentação natural para seu animal de estimação, é fundamental consultar um veterinário ou um especialista em nutrição animal. Eles podem ajudar a criar uma dieta balanceada e adequada para atender às necessidades específicas do seu animal de estimação.

Veja também:
7 alimentos proibidos para cachorro
6 principais problemas comportamentais
Depressão em cães
Como saber se meu cachorro está estressado?
Aromaterapia para pets
E muito mais.

Se ainda tem alguma dúvida sobre assunto, deixe-a nos comentários, que logo responderemos!

Em conclusão, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais que sempre tem novidades e Ofertas! Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.

Posts relacionados

2 comentários em “Alimento light x alimento para cães obesos: quando usar?

  1. Minha cachorrinha fez dieta com ração de obesidade já perdeu peso devo continuar dando essa ração pra ela ?não vai continuar perdendo peso?

    1. Olá Marcela, tudo bem?

      Bom, que ótimo que ela conseguiu perder peso. Mas orientamos que a leve ao Veterinário para o mesmo avalia-lá e ver a necessidade de substituição da ração.

      Qualquer dívida, ficamos à disposição. 💚

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil