ALIMENTO LIGHT x ALIMENTO PARA CÃES OBESOS: QUANDO USAR?

Admin/ setembro 9, 2021/ Alimentação, Comportamento, Dicas pet, Pandemia, Quarentena, Saúde/ 0 Comentários

Problemas relacionados ao ganho de peso e à obesidade em humanos e pets, estão aumentando de forma expressiva, sendo atualmente considerada como uma situação epidêmica. Para quem não sabe, a obesidade é uma doença nutricional que causa um acúmulo excessivo de gordura corporal, classificada como uma doença sistêmica, pois envolve todo o organismo.

É classificada como multifatorial pois pode ser causada por diversos fatores, entre elas as predisposições genéticas, doenças endócrinas e erros na escolha da dieta ou na quantidade de alimento oferecido. Em decorrência disso, a conscientização em relação a obesidade também é cada vez maior, principalmente em relação à sua prevenção e como evitar que o cão chegue nesse estágio.

Por isso, é importante a escolha do alimento que será usado e nesse ponto é que começam a surgir muitas dúvidas. Uma das maiores dúvidas que temos é para a manutenção do peso devemos usar um alimento para obesos? E em relação ao alimento light para cães: como e quando usar? Será que ele também ajuda na perda de peso? O que ele tem de diferente na sua formulação?

Assim que o sobrepeso ou obesidade é diagnosticado, muitos tutores se assustam e já querem logo mudar a dieta do pet para um alimento para obesidade. Porém, isso não deve ser feito sem a orientação do médico-veterinário, para que não haja nenhum tipo de deficiência nutricional.

O médico-veterinário saberá qual alimento será o mais adequado para esse momento bem como a quantidade a ser oferecida. Um alimento para cães obesos só deve ser utilizado se o animal estiver com 30% ou mais de peso acima do que é o considerado ideal para seu padrão e raça. Para um ganho de peso de 10 a 15% a mais do que o peso ideal, não é indicado a prescrição de um alimento para obesos, pois a formulação de um alimento light atende sua necessidade energética e nutricional de forma adequada.

Sendo assim, podemos dizer que um alimento para obesidade deve ser oferecido para o tratamento da obesidade enquanto um alimento light pode ser oferecido para a manutenção do ganho de peso, ou seja, pode ser utilizado na prevenção da obesidade bem como em uma pequena perda de peso, como no caso de um cão em estado de sobrepeso.

Muitos não sabem, mas um alimento chamado de light é um alimento formulado para animais adultos saudáveis que tendem ao ganho de peso, ou seja, se comerem um alimento para um cão adulto normal não conseguem manter seu peso adequado. Geralmente, os alimentos dessa categoria podem ser usados por cães castrados ou sedentários, que na maioria das vezes tem dificuldade de manter seu peso quando recebem alimento para cães adultos, pois tem uma necessidade menor de energia.

A formulação desses alimentos tem adequações para auxiliar na manutenção de peso ou leve perda e na saciedade, além de ter a inclusão de ingredientes funcionais que contribuem para a preservação da massa muscular e queima de gordura. Quando comparamos um alimento light com um alimento para cães adultos notamos que o alimento light tem menores teores de gorduras e calorias, enriquecimento com ingredientes funcionais como a carnitina, que também auxilia na queima da gordura, além de um maior teor de proteínas e fibras, contribuindo dessa forma para a manutenção da musculatura e saciedade.

Assim, Guabi Natural Cão Light, além da composição diferenciada para atender o metabolismo de cães com tendência ao ganho de peso, ainda possui uma partícula adaptada mais leve, contribuindo com um volume cerca de 15% maior na porção de alimento oferecido ao dia. Um volume maior sem ter mais calorias, auxilia na saciedade e também deixa o tutor mais confortável, pois sabe que seu cão não terá a sensação de fome.

Lembre-se! Uma alimentação adequada em quantidades ideais, contribui para a manutenção de peso e consequentemente, para uma vida mais longa e saudável.

Guabi Natural Cães é uma linha de alimentos super premium natural, composta por uma linha de alimentos secos completos, com opções com e sem grãos cereais integrais, formulados para atender as necessidades de cada porte, fase de vida e necessidades específicas. Todos os alimentos são não tem a adição de ingredientes transgênicos, sal, corantes e aromas artificiais, além de ser conservado com antioxidantes naturais.

Toda a linha cães é feita com carnes selecionadas, que junto com fontes de ômega 6 e 3 auxiliam na saúde da pele e pelagem, cereais integrais, fibras e prebióticos que contribuem para a saúde intestinal, além de adição de ingrediente funcionais específicos para cada espécie, porte e necessidades específicas, como a Guabi Natural Cão Light desenvolvida para atender as necessidades de cães com tendência ao ganho de peso. Além disso, possui complementos alimentares úmidos de baixa caloria, ideais para serem oferecidos como agrados saborosos junto com o alimento seco, criando uma refeição diferente sempre!

Experimente! Seu cãozinho vai amar essa experiência!

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*