Cão e gato assustado: veja o que pode ser e como acalmar seu pet

7 minutos para ler

Já notou cão ou gato assustado com algum barulho, ou situação que o incomoda? Isso acontece porque, assim como nós, eles também sentem medo, receio e tensão. Nessas horas, é importante identificar a causa e saber o que fazer para acalmar os pets e evitar que esse medo contribuía para gerar um trauma maior.

Neste post, você vai entender quais são os principais motivos de medo em cães e gatos, além de dicas para ajudar o seu bichinho de estimação a lidar da melhor maneira com a situação. Vamos lá?

Por que cães ficam assustados?

Para saber como acalmar o seu cãozinho, primeiro é preciso identificar a razão desse comportamento. São vários os motivos que podem deixá-lo assustado, como veremos a seguir.

Barulho

Trata-se de um dos motivos mais comuns para o cachorro ficar assustado. Ruídos altos, como fogos de artifícios, trovões e escapamento de motos são o suficiente para deixar muitos pets em desespero.

Além de tais barulhos acontecerem de forma inesperada, o que já é o suficiente para assustá-los, o incômodo causado nos sensíveis ouvidos caninos é muito mais do que nos humanos. Caso o medo não seja tratado, esse medo pode se desenvolver para uma fobia mais séria, piorando a situação.

Outras pessoas

O medo de outras pessoas pode ter sido provocado simplesmente por falta de socialização. Também é possível que esse medo apareça apenas em determinadas situações, quando uma criança corre na direção do pet.

Situações ruins do passado são outro motivo que leva o animal a se assustar com facilidade na presença de pessoas, sem que tenham feito nada para ele.

Outros cães

Não interagir com outros cães por receio também é sinal de alerta. Assim como no caso do medo de pessoas desconhecidas, isso também pode ter como causa experiências negativas no passado. Por isso, é provável que ele tenha sido atacado ou intimidado por outros cães no passado.

Novas experiências

Mudança para outra casa ou conhecer novos ambientes nem sempre é motivo de diversão para os cães. Como os humanos, alguns deles demonstram insegurança e medo ao encarar situações desconhecidas. Esse medo também pode incluir entrar na piscina, passear em eventos cheios de gente ou locais com muitos animais, o que deixa o pet assustado.

Por que gatos ficam assustados?

Os gatos têm motivos específicos mais comuns que os deixam assustados. Confira alguns deles neste tópico!

Movimento

Movimentos bruscos, além do simples abrir de uma janela ou mexer em uma sacola pode assustar alguns gatos. Do mesmo modo, aproximar-se repentinamente costuma ser fonte de estresse e medo para alguns pets. Quando isso acontece, é normal que o bichano dê um salto do nada, o que se transformou na famosa expressão “pulo do gato”.

Traumas

Se o seu pet já passou por uma situação traumática em algum momento da vida, como abandono, maus tratos ou ataque de outro animal, o motivo de se assustar com facilidade pode estar associado a essa recordação.

Novo ambiente

Assim como os cães, os gatos também podem ficar tensos quando se encontram em situações fora da rotina. Além de mudar-se para uma casa nova, a visita ao veterinário e outros ambientes desconhecidos também são fatores que, muitas vezes, desencadeiam estresse emocional.

Quais os sinais de que o pet está assustado?

Depois de entender as causas que costumam deixar seu bichinho de estimação assustado, veja como identificar na linguagem corporal dos gatos e cães que ele está se sentindo amedrontado:

  • fuga: tanto o cão como o gato assustado não conseguem ficar parados quando sentem medo — o instinto de fugir de casa pode levá-lo a correr para a rua ou outro lugar longe do perigo, correndo o risco de se ferir gravemente;
  • paralisia: ao contrário da fuga, outros pets se paralisam diante do medo;
  • tremores: é comum o bichinho de estimação tremer quando está com medo, sintoma que vem junto à aceleração nos batimentos cardíacos;
  • barulhos estranhos: choramingo, uivo baixinho, miados em outra frequência podem significar que o pet está sentindo medo ou incomodado com alguma situação;
  • busca por proteção: ao ficar assustado, o animal se esconde em locais que consideram seguros, como embaixo da cama ou no colo do tutor;
  • respiração ofegante: a tendência é ficar com a respiração ofegante diante do medo, o que pode vir acompanhado de salivação intensa.

Como acalmar o pet?

Neste tópico, que tal conferir algumas dicas valiosas que vão ajudar você a acalmar o seu pet quando perceber que ele está assustado?

Demonstre segurança

Passar uma sensação de segurança ajuda o animal a entender que não há motivo para se desesperar. Assim, procure mostrar que ele está seguro ao seu lado. Evite se agitar e demonstrar preocupação no momento em que perceber que o pet está assustado.

Seja gentil

Na hora de lidar com o cão e gato assustado, seja gentil e paciente. É importante nunca gritar ou ser brusco, forçando o pet a encarar a situação. Procure manter-se tranquilo e esteja presente para ajudá-lo a se acalmar. Aproveite para passar mais tempo com ele e afagar o seu bichinho de estimação.

Dê petiscos

Oferecer o petisco favorito do cão e do gato é outra forma de mudar o foco do pet, fazendo com que ele se concentre em algo delicioso. O ideal é dar esse mimo assim que você perceber que a situação de estresse passar.

Busque formas de distração

Além do petisco, você pode distrair o pet de outras maneiras. Experimente colocar uma música relaxante ou ligar a TV para abafar o barulho que o incomoda, por exemplo. Também vale distraí-lo com brincadeiras. Porém, é preciso ter cuidado para que ele não associe com algo ruim. Por isso, se o medo não passar, o melhor é parar.

Experimente aromaterapia

Aromaterapia para pets é uma boa alternativa para trazer alívio em situações de estresse, como no caso de mudanças e viagens. Porém, é importante que ela seja feita com a orientação do veterinário.

Agora você já sabe o que fazer quando perceber o cão ou gato assustado. Caso a situação piore, não deixe de consultar o veterinário. Assim, o profissional será capaz de indicar o melhor método para solucionar o problema e oferecer mais qualidade de vida ao seu pet.

Compartilhe este texto em suas redes sociais para que outros tutores também possam ajudar seus animais de estimação quando estão com medo. 

Bem como, conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais, já que temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Então, fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil