Muitos tutores acreditam que os cachorros podem comer os mesmos alimentos que nós, humanos. Mas saiba que isso não é verdade. Uma dúvida comum que recebemos é se o chocolate faz mal para o cachorro. Será que ele pode comer um pedacinho, mesmo que pequeno, desse doce que encanta tanto os humanos?
O fato é que muitos alimentos deliciosos e que nos faz bem, podem não ser interessantes para seu amigo de quatro patas, por diversos motivos, entre eles, o risco, até mesmo, de morte.
Para acabar de vez com essa dúvida, neste post, vamos trazer as principais informações sobre o assunto. Boa leitura!
Afinal, chocolate faz mal para o cachorro?
A resposta é: sim! Apesar de ser maravilhoso para os humanos, o chocolate é um grande inimigo da saúde do seu cão, podendo, até mesmo, levá-lo a óbito. Por isso, ele é considerado um dos alimentos proibidos para cachorros.
Como o chocolate age no organismo do cachorro?
Para entender as razões pelas quais isso acontece, precisamos entender como o chocolate age no organismo do cachorro. Ele possui duas substâncias que são extremamente tóxicas para o animal: a teobromina e a cafeína.
A teobromina é facilmente digerida por nós, humanos. Mas o organismo dos animais (como cães e gatos) não conseguem metabolizar da mesma forma, gerando um processo de intoxicação. E se o chocolate for meio amargo (ou seja, com maior concentração de cacau), a tendência é que o problema seja ainda mais grave!
Quanto maior a quantidade de chocolate ingerida, maiores as chances de morte. Para você ter uma dimensão, vamos considerar uma raça pequena, como o Yorkshire, que possui, em média, entre 3kg e 5kg.
Ao comer 35g de chocolate ao leite, ele começará a ter crises de vômitos e diarreia. Com 100g, ele poderá ter tremores e convulsões. 170g de chocolate poderiam levá-lo a um maior risco de morte.
Quais sintomas podem aparecer?
Quando um cachorro come um pedaço de chocolate, por menor que seja, ele rapidamente começa a ter alguns sintomas bem característicos. Estão entre eles:
- tremores;
- reações alérgicas graves;
- falta de ar;
- convulsões;
- problemas de pressão arterial;
- taquicardia;
- vômito;
- diarreia.
Mas antes desses sinais começarem, devido à cafeína (à qual eles são bastante sensíveis), você poderá observar uma agitação incomum em seu animal. Isso pode começar entre duas e quatro horas após a ingestão do chocolate.
O que fazer caso o cachorro coma chocolate por acidente?
Sabemos que cachorros, muitas vezes, podem ser altamente espertos para encontrar alimentos que desejam, mesmo que não possam comê-lo, não é mesmo? Acidentes podem acontecer, como o seu amigo de quatro patas comer um pedacinho sem que os tutores vejam.
O que fazer neste caso?
Não há como ter substâncias desintoxicantes em casa, então é preciso correr com seu animal para o hospital veterinário quanto antes. Lá, os profissionais vão realizar todos os procedimentos para estabilizar o seu pet e evitar que ele morra ou que entre em coma.
A intenção será minimizar ao máximo os danos causados e evitar que seu melhor amigo fique doente. Por isso, não deixe de buscar ajuda imediatamente caso ele tenha algum problema. Dessa forma, se o cachorro estiver com dor de estômago, por exemplo, pode ser um sinal de intoxicação.
Conforme mostramos neste post, o chocolate faz mal para cachorro, mesmo em pequenas quantidades. Por isso é importante ficar atento para que as pessoas próximas também não ofereçam esse tipo de guloseima ao seu pet. Além disso, é importante observar sinais que possam indicar intoxicação para buscar um veterinário, o mais rápido possível.
Essas informações foram úteis? Se você tem dúvida sobre algum outro alimento que possa fazer mal para ele, deixe a sua pergunta nos comentários para respondermos!
Em nosso blog temos assuntos que vão te ajudar a cuidar da saúde do seu doguinho! Veja:
– 5 ideias de brincadeiras para cães que vão deixá-lo feliz
– 6 principais problemas comportamentais em cães e como resolvê-los
– Como evitar a depressão em cães? Conheça 5 formas!
– Alimentação e a saúde intestinal para cães: qual a relação?
E muito mais.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.