Você sabe como recuperar cacto? Apesar de esta planta ser conhecida por não demandar muitos cuidados, ainda assim, ela pode dar alguns sustos, precisando de maior atenção.
Para ajudar você, separamos algumas dicas que ajudam diante dos principais problemas que os cactos podem enfrentar. Aproveite e tire suas dúvidas!
O que são os cactos?
Os cactos são plantas da família Cactaceae, que possui mais de 1400 espécies diferentes! Essas espécies podem ter espinhos e se adaptam bem em ambientes muito quentes e áridos, como desertos e caatingas.
Qual a importância de cuidar dos cactos?
Os cactos são plantas versáteis, que se adaptam a diferentes ambientes. Por exemplo, elas são uma das opções preferidas para enfeitar o banheiro, varandas, parapeito de janelas, entre outros ambientes.
Os cuidados corretos ajudam a garantir que ela possa se desenvolver bem, crescendo com vitalidade e, até mesmo, florescendo! Além disso, recuperar seu cacto a tempo ajuda a:
- evitar que ele estiole (quando ela entorta durante o crescimento);
- minimizar riscos de desenvolver fungos e pragas;
- manter sua planta bonita para decorar o ambiente;
- evitar que ela morra.
Quais problemas que os cactos podem enfrentar?
Os cactos são preferidos por muitas pessoas, justamente, porque eles não exigem muitos cuidados. Porém, mesmo sendo fáceis de cuidar, eles podem passar por alguns problemas que prejudicam sua beleza.
Um dos principais é o excesso de água na hora, que pode fazer a planta murchar. Outra possibilidade é ela começar a estiolar, por estar longe da luz do sol.
Além disso, elas podem ter uma maior dificuldade de crescimento caso você utilize fertilizantes não orgânicos, que podem ter metais pesados. Com isso, o cacto tende a ficar mais enfraquecido e mais suscetível a problemas com infestações.
Esse, inclusive, é outro problema comum: eles são suscetíveis a problemas com cochonilhas, mosquitos, fungos e ácaros. Quando essas pragas não são tratadas, elas podem se espalhar e matar a planta.
Como recuperar os cactos?
Para recuperar um cacto, é importante saber identificar quais são os problemas que ele está passando. Separamos as principais dicas para isso, de acordo com cada sinal que a planta está mostrando.
Confira a seguir!
Como recuperar cacto amarelado
Normalmente isso acontece quando o cacto recebe uma iluminação abaixo do que ela precisa. Então, mude-o de lugar, para um local com mais luz direta durante o dia.
Como recuperar cacto com fungos
Você pode optar por receitinhas caseiras, como diluir uma colher de sopa de sabão de potássio em água e borrifar na planta uma vez por mês. Contudo, o mais recomendado é utilizar fungicidas.
Como recuperar cactos murchos
O problema pode acontecer por excesso de água. Então, reduza o espaço entre as regas ou, então, faça uma mistura de 50% de areia e 50% de terra e use argila para drenagem.
Como recuperar cactos podres
Corte a parte apodrecida com material de jardinagem e aplique álcool isopropílico no local, para cicatrizar a ferida feita no local. Isso ajuda a evitar mais danos.
Quais os cuidados com os cactos?
É possível prevenir os principais problemas que afetam os cactos, deixando-os bonitos e saudáveis para decorar seus ambientes. Como eles demandam pouca atenção, os cuidados são bem simples e fáceis de serem feitos.
Um primeiro ponto é garantir que ele tenha a melhor exposição à luz do sol, por pelo menos 5 horas diárias. Mesmo deixando-o em um ambiente fechado, tente posicioná-lo em um local que receba luz do sol direta.
Outra dica é ter cuidado com a rega. Faça a irrigação uma vez por semana quando estiver mais quente, ou, então, duas vezes por mês em estações mais frias.
Tenha cuidado com o excesso de adubo. Os cactos são plantas que crescem mais lentamente e mexer nelas pode prejudicar esse processo. Então, os cuidados com a terra podem ser feitos uma vez por mês, ou a cada dois meses.
Agora você sabe como recuperar cacto que esteja apresentando algum dos problemas que mostramos. Esperamos que, com essas dicas, seja possível revitalizá-lo e deixá-lo ainda mais bonito!
Conhece outras pessoas apaixonadas por essa planta? Então compartilhe o conteúdo em suas redes sociais, para que ele chegar até elas!