Plantas para banheiro: conheça 6 que ficam bem no espaço!

6 minutos para ler

Trazer um pouco mais de verde para dentro de casa é uma excelente escolha quando você busca mais harmonia, paz e aconchego. O importante mesmo é saber qual espécie usar em cada cômodo. Por isso, que tal aprender a escolher a melhor planta para banheiro?

Investir em decoração com materiais naturais, além de promover mais a sensação de bem-estar, é uma maneira de ter um passatempo para o tempo livre. O ambiente conta muito para uma planta permanecer bem-cuidada, com uma boa aparência e nutrida. Como o banheiro é um local mais úmido, o melhor a se fazer é escolher espécies que se adaptam bem ao excesso de água e é resistente a fungos.

Quer saber como trazer mais charme para o ambiente com a escolha certeira de plantas para banheiro? Acompanhe este artigo e confira 6 sugestões de espécies!

1. Espada-de-são jorge

A espada-de-são-jorge é um dos tipos de planta mais lembrados para criar em ambientes fechados, como apartamentos. Por esse motivo, pode ser uma boa ideia deixá-la no banheiro, uma vez que é uma espécie bastante resistente para o cultivo.

No geral, a planta não exigirá muito de você no que diz respeito ao preparo da terra e regagem. Além disso, essa é uma espécie que se dá bem com o sol e com a sombra.

Por isso, vale a pena usar a espada-de-são-jorge no banheiro. As folhas crescem verticalmente, o que ajuda a ter vasos mais compactos e que se encaixam nos espaços disponíveis no cômodo.

Só tenha o cuidado de deixá-la em um lugar com iluminação e bem ventilado. Além disso, regue uma vez por semana, com água diretamente na terra. Outro cuidado é deixar a planta longe dos pets, pois é tóxica para animais.

2. Caládio

A sua ideia é ter plantas com folhas volumosas no banheiro, que caem em cascatas e trazem um pouco mais de cor para o ambiente? Então, você vai gostar do caládio.

Essa espécie gosta de umidade para crescer. Por isso, o banheiro é um bom ambiente para oferecer a ela o que precisa. Além disso, o caládio se desenvolve melhor em lugares com meia-luz, o que combina totalmente com o cômodo.

Uma das vantagens do caládio é que você pode encontrá-lo em cores como rosa, vermelho, branco e verde. Após posicioná-lo em um bom lugar no banheiro e em um vaso com espaço suficiente para as raízes, você só vai precisar regar cerca de 2 a 3 vezes por semana para a planta ficar saudável. 

3. Comigo-ninguém-pode

Outro exemplo de planta de folhas volumosas, que trazem um novo ar para o ambiente é a comigo-ninguém-pode. Nesse caso, é importante reservar um espaço um pouco maior para deixar o vaso, pois a espécie pode crescer bastante, principalmente com o auxílio de estacas para direcionar o crescimento.

A comigo-ninguém-pode se adapta melhor a ambientes que fornecem umidade e luz indireta, como o banheiro. Além disso, em dias mais quentes, precisa de rega somente 2 vezes por semana. Já no inverno, uma vez a cada 7 dias é o suficiente para oferecer o que a planta precisa para se manter saudável.

4. Peperômia

Existe uma grande variedade de tipos de peperômia, mas a boa notícia é que esse é um tipo de planta que fica bem em vasos suspensos. Isso facilita encontrar um espaço para colocá-la no banheiro.

Outra característica da peperômia é que ela não se adapta bem à luz direta. Por isso, é importante protegê-la de raios solares. Vale mencionar também que os cuidados são práticos, uma vez que a frequência de rega é de, aproximadamente, uma vez por semana.

Sendo assim, você tem de tudo para aproveitar uma planta bonita, que vai trazer um novo efeito para o seu banheiro, e ajudar a proporcionar ainda mais a sensação de aconchego em sua casa.

5. Fitônia 

Se a ideia é optar por uma planta pequena, a fitônia vai oferecer tudo o que você precisa. A planta fica bem em ambientes quentes e úmidos, e tem folhas estreitas, o que ajuda a encontrar vasos pequenos e rasos para colocá-la.

A fitônia sempre vai apresentar uma cor verde em combinação com outra coloração, como vermelho, rosa ou branco. Quanto mais iluminado for o lugar, melhor será para perceber o contraste entre os diferentes tons das folhas.

Essa é uma espécie que gosta de umidade na medida, portanto, adapta-se bem ao banheiro. No entanto, é importante evitar regas muito frequentes, pois o excesso pode afogá-las. O ideal é manter um intervalo de 2 dias entre uma rega e outra.

6. Dinheiro-em-penca

Dinheiro-em-penca ou tostão é outro exemplo de espécie que pode ser colocada na posição vertical, e que combina com o banheiro dos mais variados estilos. Essa planta cresce rápido em lugares com boa luminosidade e umidade. Sendo assim, se o seu banheiro é bem iluminado, torna-se o local ideal para colocá-la.

A frequência de regagem dessa planta é o tempo suficiente para a terra ficar seca, cerca de 2 dias. As pequenas folhas crescem em formato de cachos verdes ou avermelhados, trazendo um volume incrível para a decoração com plantas.

Dizem também que a dinheiro-em-penca é boa para trazer sorte e dinheiro para dentro de casa. Por isso, colocá-la no banheiro é um sinal de prosperidade e boas energias.

Independentemente da espécie escolhida, é importante saber que a melhor planta para banheiro é aquela que se adapta bem às condições oferecidas pelo ambiente. Portanto, observe como é o seu cômodo para saber como selecionar as opções que melhor conseguirão se desenvolver no espaço. Além disso, não deixe de oferecer os cuidados necessários para manter a saúde das folhas e das raízes, aumentando a longevidade e a beleza da planta.

Este artigo inspirou você a procurar mais itens naturais para a decoração da sua casa? Então, confira as sugestões das melhores plantas para criar em ambientes internos!

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil