Como saber se o cio da cadela acabou? Veja o que observar!

4 minutos para ler

O período fértil da cadela ocorre quando ela está preparada para procriar. É preciso atenção especial do tutor nessa fase, sendo comum surgirem dúvidas sobre quanto tempo dura o ciclo ou como saber se o cio da cadela acabou.

Neste post, você vai entender o que é e quais são as fases do cio. Continue a leitura e confira também como identificar que ele chegou ao fim e como descobrir se a sua cadela pegou cria. Vamos lá?

O que é o cio da cadela?

O cio da cadela faz parte do ciclo em que ela está fértil, ou seja, pronta para acasalar, fecundar e gerar filhotes. O primeiro cio aparece quando ela chega à maturidade sexual, geralmente entre os 9 a 10 meses de vida. Portanto, a cadela entra em cio por volta de seis em seis meses a duração costuma ser de, em média, 7 a 18 dias.

Quais as fases?

Na verdade, o cio corresponde à segunda fase de quatro que fazem parte do chamado ciclo estral. A seguir, entenda mais sobre essas fases:

  • proestro: nessa primeira etapa, há o inchaço da vulva e produção de secreção vaginal avermelhada. A cadela libera os feronômios, hormônios que exalam um cheiro que atrai os machos, apesar de ainda não estar receptiva às suas investidas;
  • estro: o sangramento acaba e ovulação começa, sendo essa fase considerada o cio propriamente dito. A fêmea fica mais receptiva e os machos devem ser mantidos afastados para evitar uma prenhez indesejada;
  • diestro: período final do cio e início da formação do embrião quando houve fecundação. Mesmo se a cadela não cruzar, os estímulos hormonais podem levar a cadela a apresentar a chamada gravidez psicológica;
  • anestro: intervalo entre as fases do ciclo, onde ocorre o repouso das alterações hormonais. Essa fase pode durar entre 3 a 10 meses.

Como saber se o cio chegou ao fim?

Apenas observar que a vulva voltou ao tamanho normal ou o fim do sangramento não significa que a fase reprodutiva terminou. Mas como saber se o ciclo da cadela chegou ao fim ou não?

Para se certificar, é preciso que todos os sinais de cio tenham desaparecido. Além disso, a cadela perde o interesse pelos machos. Mas como essa falta de interesse acontece de forma gradual, pode não ser tão fácil reconhecer.

Outra dica é empurrar ou coçar a parte inferior das costas da sua cadela. Caso ela não incline o rabo para o lado e não esteja fazendo movimento de “empurrar para trás”, o mais certo é que o cio tenha chegado ao fim. Por via das dúvidas, mantenha a cadela longe dos machos até ter certeza de que o cio passou.

Como saber se a cadela pegou cria?

Se a cadela cruzar na fase de estro (quando está ovulando) ela poderá ficar prenhe. Para saber se ela pegou cria, atente-se a esses sinais no decorrer dos dias:

  • cansaço;
  • falta ou aumento de apetite;
  • enjoo e mal-estar;
  • aumento dos mamilos;
  • busca por lugares mais confortáveis para aninhar os filhotes.

Se notar esses sinais, não deixe de oferecer uma alimentação equilibrada e todos os cuidados veterinários necessários para a futura mamãe.

Qual a importância da castração?

A castração para o seu pet é fundamental para que sofra com os sintomas do cio, além de evitar uma gravidez não desejada. Esse cuidado ainda protege contra doenças como infecções uterinas e tumores, causadas pelas alterações hormonais.

Como saber se o cio da cadela acabou não é mais um mistério após ler este post, concorda? Agora ficou mais fácil lidar com essa fase e cuidar para que a sua pet não acabe prenhe de forma não planejada.

Conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais, já que temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Então, fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil