A morte de um animal ou familiar não afeta apenas os humanos. Os bichanos também sofrem nesse momento, sendo por isso importante dar o apoio necessário para o gato de luto.
Por serem vistos como animais independentes, nem sempre os sentimentos dos gatos são percebidos ou considerados num momento de perda. Quando isso acontece, tanto a saúde física quanto mental do animal pode ser prejudicada, levando a quadros como depressão.
Mas o que fazer para ajudar o bichano a passar por esse momento de dor? Neste post, entenda os sinais que indicam o luto do gato e como lidar da melhor maneira.
Quais os sinais de um gato de luto?
Alguns gatos não exibem qualquer sinal de estarem afetados pela perda do tutor ou um companheiro felino. Isso não significa que não perceberam a ausência ou não se importem, apenas que cada animal reage de um jeito.
Porém, outros demonstram mudanças comportamentais que merecem atenção. Há os que ficam apáticos, aparentam desânimo ou deixam de se alimentar. Comer em excesso também é sinal de alerta. Isso porque, assim como os humanos, pode ser uma forma do pet descontar sua tristeza e ansiedade com a situação.
Outras maneiras de expressar a tristeza são o miado excessivo ou se desinteressar por brincadeiras e outras atividades da rotina. Dormir mais do que o comum e passar muito tempo sentado no mesmo lugar, olhando para o nada, também indicam o luto felino.
É bom lembrar que o luto passa por diferentes etapas, onde cada um desses sinais pode se intensificar ou diminuir. Além disso, alguns gatos podem apresentar vários desses sintomas, enquanto outros apenas alguns deles. Por isso, preste atenção à linguagem corporal e comportamental do seu bichano.
Como ajudar o pet nesse momento?
Embora você também esteja triste com a perda, é importante dar o suporte ao gato de luto para ajudá-lo a lidar com a situação. Confira algumas dicas nesse sentido a seguir.
Continue com a rotina normal
No geral, os gatos não costumam gostar de mudanças em sua rotina. Isso é ainda mais intenso e estressante na fase do luto. Afinal, o pet já está passando pela mudança causada pela falta do companheiro que se foi.
Especialmente nesse momento, evite alterar os horários das refeições e procure manter a mesma rotina de atividades com o bichano. Até mesmo mudanças de móveis do lugar podem ser considerados fatores prejudiciais para o emocional do gato em fase de luto.
Incentive o aspecto físico e mental
Se notar que o bichano só quer ficar quieto no cantinho dele o tempo todo, procure incentivá-lo com algum tipo de atividade. Estimular o corpo e a mente ajuda na liberação de hormônios do bem-estar, como a endorfina, o que acaba influenciando no humor do gato.
Apostar na aromaterapia também é indicado nesse caso. Isso porque contribui para a redução do estresse e da ansiedade, melhorando o comportamento do pet.
Seja presente
A sua companhia é muito importante para ajudar o gato de luto a superar o sentimento de perda. Você pode passar um tempo brincando com o pet, escovando os pelos ou simplesmente fazendo um carinho.
O que vale é estar mais presente no dia a dia, nem que seja apenas para estar ao lado do animalzinho. Vocês dois vão se sentir melhor passando mais tempo juntos nesse momento de tristeza.
Não jogue os pertences do amigo fora logo de cara
Um erro comum que muitos tutores não têm conhecimento é sair limpando tudo e jogar fora os objetos que pertenciam ao animal ou familiar que se foi. Quando isso acontece, o felino tem um impacto maior ao se dar conta de que seu companheiro não vai mais voltar.
É importante que o cheiro que ficou nos objetos se dissipe aos poucos. Conforme ele vai ficando mais fraco, vai dar ao gato a oportunidade de assimilar aos poucos a ausência e percebê-la como algo definitivo.
Tente manter o gato distraído
Ao perceber que o gato está muito inativo e sem nenhuma motivação, busque formas de distrai-lo. Essa é uma maneira de manter a ausência do companheiro um pouco afastada no dia a dia.
Você pode incentivá-lo oferecendo um brinquedo novo ou, por exemplo, manter a TV ligada em um canal sobre natureza. Ainda pode entretê-lo com alguns petiscos ou usar um laser para que o peludo fique tentando pegar a luz.
Busque ajuda profissional
Quando o luto do animal se torna muito intenso, isso pode até mesmo levar o pet a desenvolver alguma doença de aspecto físico e depressão.
Por esse motivo, ao perceber que o seu gato não está conseguindo lidar sozinho com o luto, busque por ajuda profissional. O veterinário será capaz de indicar qual a melhor maneira de ajudar o bichano e, inclusive, avaliar a necessidade de medicação.
Quando adotar outro gatinho?
Quando o luto do gato é motivado pela perda de um companheiro de quatro patas, há quem imagine que a substituição por outro pet pode ser uma boa ideia. Porém, em vez de ajudar, isso pode trazer o efeito contrário.
Adotar outro gatinho de imediato pode deixar o seu gato mais estressado e ansioso nesse momento. Lembre-se de que ele se sente abalado pela perda, o que faz com que não esteja disposto a interagir com um animal estranho.
O mais indicado é respeitar esse momento esperar um tempinho, até perceber que a fase de luto já acabou. Em geral, o luto do gato dura cerca de seis meses. Após esse período, observe o comportamento do seu bichano e avalie se ele está preparado para ter uma companhia nova em casa.
O comportamento do gato de luto e o tempo para se recuperar da perda do companheiro é diferente de um pet para o outro. Por isso, procure prestar atenção aos sinais que o seu bichano demonstra e ajudá-lo da melhor forma, o que certamente vai contribuir para aliviar o seu próprio luto.
Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outros tutores que têm um gato de luto em casa.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.
Boa noite.Meu gatinho faleceu segunda feira dia 20 de Outubro e temos outro gatinha ,mas quem está sofrendo muito sou eu choro muito o que fazer para aliviar a saudade do meu pretinho.? E com quanto tempo é bom arrumar outro.A impressão que tenho é que se eu arrumar outro vou pensar que é ele ,mesmo sabendo que não é.🥺💔😥😭😭
Olá Ilda.
Primeiramente, lamentamos a perda do seu gatinho.
O mais importante nesse momento, é se permitir sentir as emoções, mesmo que sejam difíceis de lidar. Você pode tentar se distrair com outras coisas, mas todo esse processo faz parte do luto.
Saudades você sempre irá sentir, mas vai superar.
Quanto a adotar outro pet, alguns especialistas aconselham que a melhor opção é que a pessoa escolha um novo animal que seja completamente diferente da raça, sexo ou cor.
Lembre sempre dos bons momentos juntos. No mais, saberá o melhor momento de adotar outro pet.
Qualquer dúvida estamos á disposição. 💚
Meu gatinho, o Conde, faleceu no domingo(21.01.24).Estamos enfrentando o luto, eu, minha esposa, e nossa outra gatinha, a Condessa.
O artigo é maravilhoso! Adorei mesmo! Vou seguir as dicas, principalmente pra ajudar a Condessa que já apresenta sintomas do luto pela ausência do maninho Conde. Gratidão a toda equipe Polipet!
Olá Arleth.
Essas dicas são excelentes. Põe em prática que ajudará muito nesse momento tão doloroso.
Qualquer dúvida, ficamos à disposição. 💚
Vocês me ajudaram muito, eu acabei de perder a minha gata Pandora, ela era muito querida e amava a minha filha, estou sofrendo muito com a perda dela, e a irmã dela a charlotte também, ela fica olhando pro nada e toda hora cheira e deita onde a irmã faleceu, isso tá me doendo muito, pensei em pegar outra gata pra fazer companhia pra ela, mais lendo aqui me deu uma ideia pra esperar. 😭
Óla ,Cintia.
Sentimos muito pela sua perca, com certeza o melhor a se fazer é ficar presente ao lado da Charlotte dando todo amor que acreditamos que ela tem.
Qualquer dúvida estamos à disposição. 💚
Eu tmb acabei de perder a minha ontem e estou passando pela mesma situação 😭
Boa noite. Ontem 06/03 eu perdi uma das minhas gatinhas, eu tinha 4, a suspeita de que tenha sido picada por um marimbondo ou aranha, pois ela morreu em questão de 10 minutos. O fato é: tá doendo demais😭😭😭😭😭e o pior é ver uma de suas filhas tristinha pelos cantos, sem interagir. Tento pegar ela colocar na cama com a gente que ela até gosta, mas nem isso ela quer😭😭😭. Meu desespero maior agora foi ver que o luto dela pode durar 6 meses, não sei se aguento ver minha bb sofrendo assim. Já não basta meu luto, ainda ter que ver ela nesse estado😭. Que dor meu Deus!
Olá,Michele.
Sentimos muito com a perda da sua gatinha,realmente não é facil esse processo de luto,tanto o da gente quanto o dos outros pets, mas com certeza a companhia que vocês tem uma da outra irá ajudar muito.
Qualquer dúvida estamos à disposição. 💚
Perdi um dos meus gatos dia 28/03/24
Estou arrasada e o irmão dele está numa tristeza. Sofro vendo ele desse jeito.
E meus filhos então nem se fala.
Que dó.
Adorei a matéria. Obrigada
Olá Lourdes.
Sentimos muito pela perda de vocês. É importante sabermos que nossos pets também têm esse sentimento de luto e entendermos certos comportamentos.
Agradecemos por sua participação e desejamos que, em breve, ele consiga se recuperar dessa falta. 💚😿
Eu tinha dois gatinhos, porém um deles faleceu dia 30/03/2024, esse que faleceu tinha 8 anos e tenho o outro que tem 10 anos, eles eram amiguinhos inseparáveis a 8 anos. Está sendo muito difícil pra mim pois éramos só nós 3 e o gatinho que morreu era muito especial, o mais carinhoso tanto comigo como com o irmãozinho. Eis que está doendo muito em mim, mas meu filho que ficou também está sentindo muito, não tem bebido água, não tem comido, eu coloquei petiscos e misturei água para ver se ele se hidrata mais, mas ele não tem dado muita atenção, fica miando e procurando o outro pela casa, é de cortar o coração, estou sendo mais presente e tentando brincar com ele o máximo que consigo. Mas estou apavorada e com medo de ele adoecer, na próxima semana vou levar ele no veterinário para fazer um check up visto que o irmão dele morreu de um problema no rim e não havia apresentado nenhum sintoma, foi tudo muito rápido, em 5 dias perdemos meu bebê. Eu gostei muito da matéria, agradecida, me ajudou bastante.
Olá Samara. Sentimos muito pela perda de vocês 😿
Entendemos que o luto para você é recente, mas principalmente para o seu gatinho, que não consegue compreender como nós essa falta. Você faz muito bem em levá-lo ao médico veterinário para que este, lhe auxilie nessa fase, além de manter os exames e vacinas do seu amiguinho em dia.
Conte sempre conosco e esperamos que essa dor diminua 💚😿
Olá?
Neste mês dia 15/05 fazem 01 ano que a minha cachorra pequines morreu e deixou a nossa gatinha siamesa sozinha que conviveram juntas por 7 anos…Notamos que após 3 meses ela começou ter comportamento diferente,ficou mais dengosa e tbm muito arisca em sair de casa para alguns passeios noturnos. Notamos também que ela adotou algumas manias que a cachorra tinha. É possível adotar outra companhia pra ela? Outra cachorra ou gato?Quanto tempo dura o luto dos pets?
Grato.
Olá,Luiz
Normalmente o luto do gato dura cerca de seis meses,como já irá fazer um ano dia 15/05, acredito que já pode ser o tempo certo para adotar um outro amiguinho para ela,respeitando sempre o tempo de adaptação.
Sobre sua dúvida de ser uma cachorra ou gato,isso depende bastante, mas como ela já teve contato com uma cachorrinha por 7 anos, acho que não teria problemas de ser uma cachorra,nossa dica é que seja uma filhote para que a cachorra tenha uma adaptação boa com sua gata.
Qualquer duvida estamos aqui à disposição. 💚
Olá boa noite, mês passado perdemos nosso gatinho “ZEUS”, desencadeou os sintomas da FELV e teve complicações. Hoje vemos quão importante é o teste FIV/FELV nos felinos. Com a morte dele o meu outro gatinho tem sentido bastante a sua falta e chora o tempo todo. Como não havia me informado, adotamos outro gatinho. Ele já está se acostumando aos pouquinhos. Mas lendo agora as informações fiquei um pouco preocupada. Mas vou seguir as dicas e tentar ajudá-lo. O que poderia dar utilizando a aromaterapia?
Olá, Marcia
Sinto muito pela perda do seu querido Zeus. Perder um companheiro de quatro patas é sempre muito difícil, e é compreensível que seu outro gatinho esteja sentindo a falta dele. Adotar um novo amigo pode realmente ajudar nesse momento de tristeza, trazendo um pouco de alegria e conforto para todos.
Sobre a aromaterapia, ela pode ser uma ótima aliada para ajudar seu gatinho a se acalmar e a se adaptar ao novo ambiente e ao novo amigo. Existem alguns óleos essenciais que são seguros e benéficos para gatos, quando usados corretamente. Aqui estão algumas dicas:
Lavanda: Tem propriedades calmantes que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade do seu gatinho. Use um difusor em uma área bem ventilada e observe como ele reage.
Camomila: Conhecida por suas propriedades relaxantes, pode ajudar seu gatinho a se sentir mais tranquilo e seguro.
Óleo de Neroli (Flor de Laranjeira): É ótimo para reduzir o estresse e promover uma sensação de bem-estar.
Lembre-se de sempre usar óleos essenciais diluídos e nunca aplicá-los diretamente no seu gato. É uma boa ideia consultar um veterinário antes de iniciar qualquer tratamento de aromaterapia para garantir a segurança do seu gatinho.
É maravilhoso ver seu cuidado e dedicação para ajudar seu gatinho a passar por esse período difícil. Com amor e paciência, ele vai se sentir melhor em breve.
Se precisar de mais alguma coisa, estou aqui para ajudar. Abraço carinhoso para você e seus gatinhos. 🐾💚
Olá, Marcia !
Sinto muito pela perda do seu querido Zeus. Perder um companheiro de quatro patas é sempre muito difícil, e é compreensível que seu outro gatinho esteja sentindo a falta dele. Adotar um novo amigo pode realmente ajudar nesse momento de tristeza, trazendo um pouco de alegria e conforto para todos.
Sobre a aromaterapia, ela pode ser uma ótima aliada para ajudar seu gatinho a se acalmar e a se adaptar ao novo ambiente e ao novo amigo. Existem alguns óleos essenciais que são seguros e benéficos para gatos, quando usados corretamente. Aqui estão algumas dicas:
Lavanda: Tem propriedades calmantes que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade do seu gatinho. Use um difusor em uma área bem ventilada e observe como ele reage.
Camomila: Conhecida por suas propriedades relaxantes, pode ajudar seu gatinho a se sentir mais tranquilo e seguro.
Óleo de Neroli (Flor de Laranjeira): É ótimo para reduzir o estresse e promover uma sensação de bem-estar.
Lembre-se de sempre usar óleos essenciais diluídos e nunca aplicá-los diretamente no seu gato. É uma boa ideia consultar um veterinário antes de iniciar qualquer tratamento de aromaterapia para garantir a segurança do seu gatinho.
É maravilhoso ver seu cuidado e dedicação para ajudar seu gatinho a passar por esse período difícil. Com amor e paciência, ele vai se sentir melhor em breve.
Se precisar de mais alguma coisa, estou aqui para ajudar. Abraço carinhoso para você e seus gatinhos. 🐾💚
Tenho 3 gatinhos. O mais velho (kim) tinha 6 anos e meio e faleceu a 4 dias qdo eu não estava em casa. Qdo eu o encontrei na sacada deitado, os outros dois já estavam miando alto e escondidos debaixo da cama. Não soube por qual motivo, pois não demonstrava dor, desconforto ou outro sintoma de doença. O meu gato caçula (Ben) de 5 anos era grudado com ele, brincavam juntos, dormiam de dia ou de noite juntos e um banhava o outro. Desde este dia, o Ben mia alto sem parar, não come direito, o procura pela casa, olha pro nada por muitas vezes e passou a ter um comportamento estranho como arranhar a porta do meu armário pra se esconder lá dentro e no lugar mais alto. Só lá, escondido, ele para de miar e acho que dorme…pq ele só sai de lá perto do meio-dia. Ele sempre gostou de colo, mas, agora qdo o pegamos ele se mostra assustado. Está dificil passar pelo luto e ainda vê-lo desse jeito. Será que o fato de ter visto o companheirinho morto no chão, fez com que esses comportamentos desesperadores surgissem, ou, ele agiria assim tbm se ele não chegasse a vê-lo morto e apenas ausente? Gostei muito da matéria.
Olá Mary!
Sinto muito pela perda do Kim. A dor do luto é difícil para nós, humanos, e também para os outros pets da casa.
É possível que o fato de ter visto o amigo falecido tenha intensificado o impacto emocional nele, mas mesmo que não tivesse visto, ele provavelmente sentiria a ausência e reagiria de forma parecida. Caso o comportamento não melhore em alguns dias ou ele pare de comer totalmente, é importante buscar ajuda veterinária.
Seu carinho e paciência são essenciais para ajudá-lo a se sentir seguro novamente! Desejamos melhoras para o Ben! 🙏🐱💖