Seu amigo felino tem ficado estranho? Ele tem vocalizado mais e tem aparecido mais ofegante no dia a dia? Uma das causas para isso pode ser que ele esteja apresentando sinais de gato ansioso. Tal como os humanos, eles também podem ser afetados pela ansiedade e ter sérios problemas de saúde diante disso.
Mas como identificar a questão e, principalmente, como tratá-la? Neste post vamos explicar o que é ansiedade em gatos, suas causas, sintomas e prevenção. Ao final, você saber quais tratamentos são os mais indicados para essa condição. Boa leitura!
O que é ansiedade em gatos?
A ansiedade em gatos é um processo emocional nos felinos gerado por duas emoções principais: medo e estresse. Situações que despertem essas duas sensações no animal causam sintomas físicos e mentais que podem prejudicar o bem-estar deles.
Quais as causas?
Não é possível determinar uma causa específica pela qual o seu gato talvez esteja passando por quadros de ansiedade, mas sabemos que há algumas questões que podem contribuir para o surgimento deles.
Saber quais são ajuda você a evitar que o problema aconteça. São eles:
- alterações no ambiente;
- entrada de um novo animal na casa (lembre-se que os gatos são territorialistas e a presença de um novo pet, sem a adaptação necessária, pode causar impactos grandes em suas emoções);
- mudança de casa ou viagens;
- ausência do dono no dia a dia;
- falta de um ambiente que estimule suas atividades de caça (ou seja, quando não há o enriquecimento ambiental).
Quais os sintomas?
Para identificar a ansiedade em gatos, veja a seguir quais são os principais sintomas que podem afetar a saúde do seu amiguinho e ser identificados pelos tutores:
- aceleração dos batimentos cardíacos;
- respiração ofegante ou com respiração abdominal;
- vômitos;
- diarreias;
- hiperatividade;
- aumento da vocalização;
- apatia;
- começa a fazer as necessidades fora da caixinha;
- mudança de comportamento (por exemplo, pode ficar mais agressivo ou apresentar sinais corporais de estar acuado, assustado ou com medo);
- se esconde pela casa;
- lambedura excessiva nas patas, podendo causar até mesmo falhas na região.
Como prevenir?
A ansiedade em gatos surge como uma resposta de medo em relação ao ambiente ou alguma outra situação estressante. Por isso, algumas medidas ajudam a cuidar do seu bichinho e garantir que ele ficará mais tranquilo no dia a dia. Confira as principais dicas a seguir!
- dê atenção para o seu gatinho;
- faça brincadeiras que estimulem ele a caçar (conte com brinquedos interessantes para isso);
- enriqueça o ambiente;
- evite mudanças bruscas no ambiente;
- caso seja preciso mudar o ambiente ou introduzir um novo animal, faça o processo de adaptação (contar com ajuda do médico veterinário será ótimo aqui);
- ofereça uma alimentação saudável;
- fique atento se ele estará se alimentando e hidratando normalmente. Caso veja alguma alteração, busque ajuda profissional.
Quais as formas de tratamento?
Se o seu gatinho apresentar um quadro de ansiedade, é importante buscar tratamento para que eles possam ser cuidados e ter melhor qualidade de vida. Algumas formas de tratamento são:
- farmacológico — em alguns casos mais graves, pode ser necessário entrar com medicação para acalmar o gatinho e ajudar no bem-estar, reduzindo episódios de batimentos cardíacos acelerados e vômitos, por exemplo;
- comportamental — o comportamento dos tutores vai ajudar muito no tratamento. Oferecer maior atenção e brincar com os pets é uma forma muito importante para os cuidados com a ansiedade. Além disso, algumas condutas podem ajudar a piorar em vez de ajudar (por exemplo, o hábito de se despedir do animal antes de sair de casa pode reforçar a ansiedade de separação);
- ambiental — enriquecer o ambiente e ajudar o animal a realizar as atividades de caça e, assim, dar vazão a essa energia acumulada, evita que ela se transforme em ansiedade e estresse.
Além disso, é comum que o gato ansioso tenha uma mudança de comportamento, fazendo com que ele fique mais agressivo. Conforme mostramos neste post, a ansiedade em gatos pode trazer desconforto para os tutores e problemas de saúde para o felino. Portanto, saber como lidar com essa condição até que o tratamento comece a fazer efeito é fundamental para ajudar a não potencializar o quadro. Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a saber como evitar o problema e cuidar do seu amigo.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.