A gripe canina, também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina (TIC) ou simplesmente “tosse de canil”, é uma doença respiratória contagiosa que afeta principalmente cães.
A enfermidade é causada por uma combinação de vírus e bactérias, tornando-a uma condição complexa e desafiadora para os veterinários e tutores de animais de estimação.
Portanto, você acessará um panorama com as principais informações sobre o assunto. Descubra quais são os sintomas, os tratamentos e cuidados necessários para manter a saúde física do seu pet. Confira!
O que é a gripe canina?
A gripe canina é causada por agentes patogênicos, incluindo o vírus da parainfluenza canina, o adenovírus canino tipo 2 e a bactéria Bordetella bronchiseptica.
Esses micro-organismos podem ser transmitidos de um cão para outro por meio do contato direto, como aerossóis contaminados, ou em ambientes fechados, como canis, onde a proximidade entre os animais facilita a propagação.
Após a exposição do cachorro, os agentes patogênicos atacam o revestimento das vias respiratórias, causando uma inflamação. Isso leva à produção de muco e à irritação, provocando tosse persistente e outros sintomas característicos.
Quais são os sintomas da gripe canina?
Os sintomas da gripe canina podem variar de leves a graves, incluindo: tosse, espirros, febre, fadiga, perda de apetite e até conjuntivite. Aprenda a identificar!
- tosse persistente — é o sintoma mais evidente, apresentando-se como uma tosse seca e áspera.
- espirros e coriza — alguns cães podem apresentar sinais de resfriado, incluindo os espirros e corrimento nasal.
- febre — comum nos estágios iniciais da gripe canina.
- fadiga e perda de apetite — cães afetados pela doença podem apresentar sinais de letargia e desinteresse na comida.
- conjuntivite: embora não seja um sintoma tão comum, alguns cães podem apresentar a ocorrência da inflamação nos olhos.
Ao observar qualquer sintoma no seu cão é indispensável buscar atendimento médico veterinário imediatamente.
Como é o tratamento?
O tratamento da gripe canina é indicado pelo médico veterinário após a avaliação do quadro clínico do animal.
Geralmente, é um tratamento amplo que envolve o combate à infecção e o alívio dos sintomas. Entre as medidas frequentemente adotadas pelos veterinários, estão:
- prescrição de antibióticos em caso de infecção for bacteriana;
- nas infecções por vírus, indica-se os antivirais;
- oferta de suplementos nutricionais como vitamina C e zinco, visando o fortalecimento do sistema imunológico do animal;
- indicação de repouso e redução de atividades físicas para que o corpo do cão combata a infecção mais rapidamente;
- isolamento do cão afetado para evitar a propagação da doença para outros animais.
Medidas preventivas
A prevenção da gripe canina é possível, para isso, os tutores devem manter a vacinação em dia. Consulte o seu veterinário e solicite orientações a respeito do calendário de vacinas do seu cachorro.
A gripe canina é uma doença comum entre cães, mas sua gravidade pode variar. Por isso, os tutores devem estar atentos aos sinais e sintomas, buscando ajuda veterinária assim que notarem qualquer alteração no comportamento ou na saúde de seus pets.
Com um tratamento adequado e medidas preventivas, você garante uma recuperação rápida e protege a saúde de toda a comunidade canina.
Por fim, você tem dúvidas ou gostaria de compartilhar conosco sua experiência sobre gripe canina? Deixe um comentário neste post!
Bem como, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Pois temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.