Mordedor para cachorro: quais os benefícios do acessório?

6 minutos para ler

Considerado um dos brinquedos mais populares para pets, o mordedor para cachorro é garantia de momentos de diversão para os filhotes. Inclusive, até mesmo alguns cães adultos mantêm esse hábito ao longo da vida.

Mas afinal, será que vale a pena oferecer esse tipo de acessório aos pets? Coloridos, disponíveis em diversos materiais, cores, formatos e tamanhos, a função dos mordedores vai muito além do entretenimento para os peludos.

Neste post, você vai conhecer quais são os principais benefícios do mordedor para cachorro, tanto para a saúde física quanto mental do pet. Assim, continue a leitura e confira!

Fortalecimento dos músculos da mandíbula

Quando filhotes, as mandíbulas dos cães ainda estão em fase de desenvolvimento e, por esse motivo, ainda são consideradas frágeis. Elas precisam ser fortalecidas para prevenir problemas futuros, como deformidades anatômicas e distúrbios nas articulações.

É nesse momento que os mordedores entram em cena. Os acessórios para pets encorajam a mastigação, exercendo pressão sob as mandíbulas. Esse exercício constante ajuda a torná-las mais fortes conforme o animal cresce.

Na fase de dentição, os mordedores mais indicados são aqueles mais macios, ideais para evitar que o filhote force muito a mandíbula em formação. Depois que essa fase termina, ele estará pronto para lidar com brinquedos de borracha mais duros ou que apresentam cordas para puxar com os dentes.

Por volta dos sete anos, os cuidados são novamente necessários. Nessa etapa da vida, tem início a fase de enfraquecimento da mandíbula. Brinquedos macios são aconselháveis, sendo indicados os modelos em materiais como tecido, pelúcia ou borracha.

Entretenimento

Brincar com o mordedor é um bom passatempo no dia a dia dos pets, que podem passar horas e horas se divertindo. Nesse caso, eles funcionam como uma distração e também ajudam a evitar que o peludo desenvolva problemas comportamentais, como cavar buracos no quintal e morder móveis pela casa.

Além de tornar o ambiente mais divertido para o pet, o mordedor pode estimular a prática de atividades físicas. Modelos para o cãozinho buscar, como frisbee e as clássicas bolinhas, evitam que ele fique sedentário, além de ajudar a fortalecer os músculos das pernas.

O acessório também contribui para treinar suas habilidades, como é o caso dos mordedores que contêm orifícios para esconder petiscos. Assim, o animal passa um bom tempo entretido tentando desvendar como fazer para alcançá-los.

Alívio para dentes em formação

Filhotes costumam morder tudo o que encontram pela frente. Móveis de madeira, sofás e outros objetos da casa costumam ser seus alvos preferidos. Mas isso tem um motivo: aliviar a sensação de coceira causada pelo crescimento dos dentinhos.

Essa fase é comum e faz parte do desenvolvimento dos pets, sendo necessário ter paciência. Porém, é possível proteger os móveis de serem atacados ao oferecer um mordedor para o seu cãozinho.

Um acessório com formato e textura interessante, que pode ou não emitir sons, muitas vezes é a solução para que o pet deixe os outros objetos em paz. A dica é parabenizar o filhote sempre que ele pegar o mordedor para brincar. Assim, ele vai aprender que aquele é o objeto certo para morder.

Satisfação do instinto

Mesmo que os cães tenham sido domesticados há muito tempo, eles ainda conservam instintos que precisam ser estimulados. Os mordedores podem contribuir nesse sentido, ativando o instinto da caça, por exemplo. 

Além de se divertir com brincadeiras de esconder e procurar o brinquedo, é possível encontrar modelos interativos, que pulam e rolam para correr atrás. Também há mordedores com texturas variadas ou fabricados em formatos especiais, tudo com o objetivo de ajudar a trabalhar os instintos dos cães.

Estímulo da produção de saliva

Como já comentamos, presentear o seu animal de estimação com um mordedor ajuda no alívio da coceira e das dores, comuns na fase de troca dos dentes. Outro benefício está na prevenção do tártaro, especialmente no caso de brinquedos como ossinhos mastigáveis e com sabor de carne.

O aroma e sabor desses mordedores estimulam ainda mais a produção de saliva enquanto o pet mordisca o brinquedo. A saliva ajuda a evitar a formação da placa bacteriana e também a removê-la das gengivas. Assim, o mordedor proporciona uma limpeza que protege contra uma série de problemas bucais no seu peludo.

Redução do estresse

Cães precisam gastar uma boa dose de energia diariamente para evitar ou aliviar a sensação de tédio. Principalmente quando passam muito tempo sozinhos, é normal que acabem desenvolvendo sentimentos negativos, como ansiedade, estresse e até mesmo depressão.

O mordedor é uma ótima maneira de cuidar da saúde mental do animal de estimação, ajudando a prevenir o aparecimento desses sintomas. Isso porque o ato de mastigar contribui para o relaxamento do pet, deixando-o mais calmo. Isso também reduz episódios de destruição pela casa ou correr atrás do rabo, sinais que podem indicar estresse.

Manutenção da higiene bucal

Existem mordedores fabricados especificamente para manter em dia a higiene bucal do animal de estimação, evitando problemas na gengiva, dor de dente e mau hálito. Esses mordedores contêm cerdas especiais e são confeccionados com um design ideal para higienizar a boca, língua e gengiva do animal.

Inclusive, alguns desses acessórios contêm um reservatório que serve para colocar um pouco de gel dental para pets. Assim, enquanto o cão se diverte mordendo o brinquedo, os seus dentes são escovados e ele mantém a região bucal higienizada.

Para escolher o melhor mordedor para cachorro é preciso considerar alguns fatores, como a fase da vida e o porte do animal. Filhotes e cães de pequeno porte geralmente se dão bem com modelos de borracha ou plástico. Já os adultos, de porte médio e grande podem preferir os de corda e nylon para brincar de cabo de guerra. Lembrando ainda que o tipo ideal pode variar de acordo com a personalidade do pet.

Agora que você já conhece os benefícios desse acessório, que tal presentear o seu pet com um mordedor seguro e de qualidade? Você vai encontrar a opção perfeita para o seu peludo entre a variedade de mordedores para cachorros no site da Polipet!

Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil