Música acalma cachorro? Descubra como é sentida por ele

4 minutos para ler

 É bem provável que você já tenha ouvido falar que música acalma cachorro. Mas será que isso é mesmo verdade? Assim como nós, humanos, os sons musicais também podem despertar sensações nos animais, o que pode ser usado para o benefício deles.

A seguir, entenda o que uma boa música pode fazer pela saúde do seu pet e descubra como fazer para preparar a playlist perfeita para ele. Ligue o som e boa leitura!

É verdade que a música acalma o cachorro?

Os cães têm uma audição muito sensível e podem ter várias sensações ao ouvir música em diferentes estilos e volumes. Do ponto de vista científico, o estímulo sonoro adequado pode funcionar como uma espécie de calmante natural para eles.

Animais que passaram por situação de trauma ou de agressão pelo antigo tutor, por exemplo, muitas vezes têm dificuldade para dormir ou se tornam agressivos. Assim, ouvir música pode ser uma forma de auxiliar a deixá-los mais relaxados.

Contudo, para alcançar o resultado desejado é importante escolher um estilo musical tranquilo e observar o comportamento do pet. Caso contrário, ao invés de atuar como uma fonte de relaxamento, a música pode trazer o resultado oposto. Ou seja, transforma em um incômodo para os ouvidos e deixa o pet ainda mais agitado.

Quais os benefícios para o pet?

Veterinários reconhecem que o som é uma parte importante do processo de enriquecimento ambiental para os pets. Assim, escolher uma boa trilha sonora para o seu bichinho de estimação pode trazer uma variedade de benefícios para ele, como:

  • redução do estresse e ansiedade;
  • combate à insônia;
  • aumento da sensação de felicidade;
  • diminuição da agressividade;
  • redução do medo e da insegurança;
  • distração para pets que passam muito tempo sozinhos.

Como elaborar uma playlist para acalmar o cachorro?

Música clássica, com instrumentais de piano, flauta e outras composições são perfeitas para acalmar cães que latem demais. Bem como, é uma boa ideia criar uma playlist nesse estilo para os que passam um bom tempo sozinhos em casa.

Canções no estilo pop e reggae também são indicadas, desde que não sejam muito agitadas. Dê preferência para aquelas com som mais suave e poucos instrumentos. Outra dica são músicas que acompanham sons de cachoeira, chuva e outros barulhos da natureza, sendo ideais para dormir e reduzir o estresse.

Como colocar o cão para ouvir?

Após escolher o som ideal para o seu peludo, coloque a música para tocar no ambiente onde ele está, observando qual a reação do pet ao ouvi-la.

Lembre-se que o volume deve ser adequado, ou seja, evite sons muito altos. Portanto, a playlist deve tocar bem baixinho para não deixar o animal nervoso.

Quando colocar música para o cachorro?

São várias as situações em que a música acalma cachorro. Pode ser usada quando o pet se sentir ansioso, não conseguir dormir ou estiver com medo. Sendo esses os momentos mais indicados para ouvir uma boa música e minimizar o estresse causado por:

  • fogos de artifícios;
  • tempestades;
  • exames veterinários;
  • barulhos altos;
  • ficar sozinho em casa.

Agora que você já sabe que música acalma cachorro, já pode criar a playlist perfeita para o seu animal de estimação. Assim, ele se sentirá mais confortável e tranquilo, melhorando sua qualidade de vida.

Achou interessante saber mais sobre a influência da música para os pets? Então, conte para a gente a sua experiência!

Bem como, conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais, já que temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Então, fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil