ONG de adoção de animais: Como te ajuda a encontrar um amigo?

7 minutos para ler

Está pensando em ter um novo morador de quatro patas e alegrar a sua vida? Então, ir até uma ONG de adoção de animais pode ser a melhor opção para quem deseja encontrar um pet e ainda ajudar a dar um novo lar para um peludo que já passou por momentos difíceis.

Portanto, neste post, entenda o que é e como funciona uma ONG de adoção. Veja qual é o processo necessário para levar um cão ou um gato para casa e os benefícios de uma adoção consciente. Boa leitura!

O que é uma ONG?

ONG é uma sigla que significa Organização Não Governamental. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, formada para realizar ações solidárias em prol de um público específico.

No caso de uma ONG voltada para a causa animal, sua função é acolher animais que foram abandonados, resgatados ou que sofreram com maus-tratos. Já que, muitas vezes, essas ONGs sobrevivem com a doação da população para a realização da obra.

Quais os seus objetivos?

A ONG de adoção de animais visa cuidar de cães e gatos de todas as idades, raças e condições físicas que chegam até ela.

Animais abandonados nas ruas ou maltratados são encaminhados e permanecem sob a custódia da ONG. Pois lá, recebem toda a assistência necessária, desde alimentação até tratamento de saúde.

Quais as ações de uma ONG?

Portanto, após entender o que é e como funciona uma ONG, veja neste tópico algumas das ações realizadas por essas instituições.

Resgate

Por meio de telefonemas e mensagens, os voluntários retiram animais perambulando por vias públicas, onde passam frio e fome, além do risco de sofrerem e provocarem acidentes.

O resgate também inclui animais feridos ou que receberam denúncia de maus-tratos. Já que, no abrigo, eles recebem o tratamento necessário, alimento e um local para dormir, até serem encaminhados para um novo lar.

Castração

Após o resgate, os cães e gatos são castrados antes de serem colocados para adoção. O objetivo é fazer o controle de natalidade dos pets, evitando que uma reprodução rápida e sem controle resulte em novos animais abandonados nas ruas.

Cuidados médicos

Além da castração, as ONGs de adoção se responsabilizam pela administração de vacinas, vermífugos e todos os cuidados veterinários básicos para garantir a saúde e o bem-estar do animal. 

Conscientização

As ONGs também costumam realizar ações de conscientização, informando à população sobre a importância da posse responsável e de denunciar casos de maus-tratos.

Como uma ONG de adoção de animais funciona?

A ONG de adoção de animais costuma ser formada a partir da iniciativa de uma ou mais pessoas que se identificam com a causa animal. Afinal, toda a estrutura para receber e oferecer uma vida mais digna aos peludos pode vir por meio de ações realizadas para arrecadar dinheiro ou a doação de produtos.

Além do espaço físico, as ONG precisam de ração, medicamentos, encaminhar os animais para tratamentos veterinários, entre outras necessidades. Muitas não recebem ajuda financeira fixa dos órgãos públicos, sendo por isso fundamental a ajuda de voluntários e da população para ser possível levar os trabalhos adiante.

Como acontece o processo de adoção?

Para adotar um novo amigo de quatro patas numa ONG, geralmente os futuros tutores precisam passar por algumas etapas. Pois esse cuidado é fundamental para garantir o melhor destino para o pet.

Em primeiro lugar, é preciso ter pelo menos 21 anos. Outras etapas do processo de adoção são:

  • documentos: RG, CPF e comprovante de residência são solicitados para o controle do processo de adoção — assim, caso ele seja abandonado nas ruas novamente e identificado pelo microchip, o adotante pode ser encontrado para responder por seu ato;
  • entrevista: algumas ONGs fazem uma entrevista para avaliar o interesse do adotante — também são verificadas as condições de oferecer os cuidados essenciais ao animal, como alimentação, abrigo adequado, assistência veterinária etc.;
  • termo de responsabilidade: o novo tutor precisa assinar um termo onde se responsabiliza pelo pet — assim, ele estará sujeito às penalidades previstas na Lei em caso de abandono ou maus-tratos;
  • taxa de adoção: muitas entidades implementam microchips nos pets, além de cuidar do Registro Geral de Animais — por esse motivo, algumas fazem a cobrança de uma taxa no momento de adoção.

Por que vale a pena conhecer uma ONG?

Como vimos, adotar um novo pet é uma grande responsabilidade. Sendo assim, vale a pena conhecer uma ONG para tomar essa decisão. Lá você poderá conhecer a história desses animais e se sensibilizar com sua situação, adquirindo uma nova consciência sobre a importância da adoção.

Além disso, ao visitar essas instituições, você ainda pode oferecer um pouco de alegria para os pets que se encontram no local. Ao decidir pela adoção, estará salvando a vida de um cão ou um gato que poderia estar abandonado, passando fome ou sendo maltratado, oferecendo a ele a chance de uma nova vida.

Outra vantagem de trazer um companheiro para casa é que, dessa forma, você também estará ajudando os animais que não puder levar. Pois ,manter um animal por muito tempo na ONG tem seus custos e, quanto mais bichinhos forem adotados, melhores serão as condições de manter uma boa qualidade de vida aos que continuam lá.

Quais os benefícios da adoção?

Ainda tem dúvidas se vale a pena encontrar um amigo numa ONG de adoção de animais? Então veja alguns motivos que podem mudar a sua forma de pensar.

Menor tempo de adaptação

Apesar de não se tratar de uma regra geral, é comum que cães e gatos adotados se adaptem mais facilmente ao novo lar. Um ambiente livre de estresse, abandono e privações da vida anterior são fatores que favorecem essa adaptação.

Maior resistência a doenças

Pets de rua SRD (sem raça definida) adotados podem ser mais resistentes do que os de “raça pura”. Pois, isso se dá devido à sua origem de vários cruzamentos, o que favorece a seleção natural. Com isso, a tendência é que eles adoeçam com menor facilidade.

Mais saúde para o tutor

Adotar um amigo numa ONG também favorece a saúde do tutor, já que a companhia de um bichinho de estimação reduz o estresse. Levar um cão para passear ou brincar com o gato também ajuda a diminuir o sedentarismo, tornando sua rotina mais saudável.

Que tal encontrar um amigo de quatro patas na ONG de adoção de animais da sua cidade? Não deixe de visitar o local e se informar sobre o processo de adoção. Assim, você vai mudar a sua vida e a de um pet para melhor.

A Polipet faz parte dessa corrente de adoção. Então, entre no nosso site e saiba como adotar um pet!

Bem como, conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais, já que temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Então, fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest  e Kwai.

Posts relacionados

2 comentários em “ONG de adoção de animais: Como te ajuda a encontrar um amigo?

  1. Olá pessoal boa tarde!
    Preciso de ajuda tenho um cachorro n estou tento condições de cuidar.
    Preciso arrumar um lar para ele só que está sendo muito difícil.
    Me ajudem.
    O nome dele é Zeus menino.
    Pitubull misturado.

    1. Olá Andréa.

      De qual cidade a senhora fala?

      Temos ONGS que atuam em algumas cidades do vale do paraíba – SP. Eles resgatam pets de rua e colocam para adoção.

      Você teria que contatar uma ONG para ver se aceitam, às vezes, eles conhecem e indicam um local que pega esses pets.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil