Saber como medir cachorro não é uma tarefa simples, mas pode ser necessária em alguns momentos. Por esse motivo, nada melhor que conferir as melhores dicas para tornar esse processo o mais tranquilo possível, tanto para você quanto para o seu cãozinho.
Seja para encontrar o tamanho ideal para a roupa, seja para apresentar informações para o médico veterinário, em alguma hora, será necessário medir o seu cachorro. Preparar-se para quando esse dia chegar vai ajudar você a escolher as melhores estratégias para acalmar o cão e conseguir as medidas corretas.
Neste artigo, fique por dentro do passo a passo para medir a altura, a largura e o comprimento do seu cachorro da melhor maneira!
Quando é preciso medir o cachorro?
Você vai perceber a necessidade de medir o seu cachorro em várias fases de vida. Quando quiser comprar uma roupa nova, por exemplo, ter as medidas do cão vai ajudar a encontrar o tamanho correto.
O mesmo vale na hora de ir em busca de uma caminha confortável ou de uma coleira segura, que não aperte o pescoço do seu pet, nem o deixe escapar. Sendo assim, ter truques na manga para tirar as medidas certas vai tornar esse processo muito mais fácil.
Qual a importância de medir o cachorro corretamente?
Quando você tem as medidas certas do seu cachorro, fica muito mais fácil comprar acessórios do tamanho ideal. Com isso, é possível garantir o conforto do seu animal, com a numeração ou a dimensão adequadas das roupas, camas e o que mais for necessário.
Outro ponto importante é que o tamanho do cachorro influencia nos seus cuidados básicos. Por isso, ter essas informações pode ajudar a direcionar os tratamentos no médico veterinário, encontrar a quantidade de comida diária ideal, manter o peso saudável do pet conforme o seu porte e vários outros procedimentos importantes para o seu bem-estar.
Como medir o cachorro?
Considerando a importância de medir o seu cachorro, o melhor a se fazer é garantir que o animal esteja em um ambiente confortável, que não o assuste, para dar início ao processo de medição. Para ajudar, tenha por perto pessoas que o pet gosta de brincar e se sente seguro.
Tudo pronto para começar a tirar as medidas do seu cão? Então, confira o passo a passo a seguir!
Tenha uma fita métrica
Todo o processo será mais fácil com uma fita métrica ou um barbante para marcar o início e o final com um dedo ou uma caneta. O ideal é que o instrumento de medida seja flexível para acompanhar as curvas do seu cachorro.
Posicione o cachorro
A melhor forma de tirar as medidas do cachorro é quando ele está totalmente de pé e parado, se possível, na postura de tensão. Com isso, as pernas e toda a lombar podem ficar esticadas.
É claro que nem sempre será possível conseguir a colaboração do seu pet. No entanto, para evitar que ele se mexa muito e garantir as medidas corretas, você pode apostar em alguns truques, como:
- oferecer petiscos;
- usar técnicas de adestramento;
- ter o apoio de uma pessoa de confiança para segurar o cachorro por um tempinho.
Meça a altura
As medidas da altura do cachorro vão do início da pata até as costas. Cães de raça pequena e com muitos pelos podem dar um pouco mais de trabalho.
Por isso, tenha certeza de que está encontrando a altura conforme os ossos do animal, ignorando o volume que a pelagem traz.
Meça o comprimento
Já o comprimento é medido da altura da nuca do cachorro até o bumbum. Essa é uma medida importante para comprar roupas e acessórios confortáveis.
Calcule a largura
Se a ideia é medir a circunferência do cachorro, passe a fita ao redor do busto do animal, logo atrás das patas dianteiras. Para medir o pescoço, faça a medida sem apertar o cãozinho.
Anote as medidas
Assim que conseguir cada medida, não se esqueça de anotar. Esse é um cuidado que pode ajudar também a fazer um acompanhamento do crescimento de um filhote ou do processo de emagrecimento ou ganho de peso de um cachorro.
Além disso, deixe essas anotações a fácil acesso. Desse modo, sempre que precisar apresentar informações do seu cachorro, como nas consultas ao médico veterinário, você consegue encontrar as medidas facilmente.
Repita caso necessário
Pode ser difícil pegar as medidas corretas do cachorro quando ele está com muita energia ou não para de brincar. Alguns também podem ficar assustados com a fita métrica e fugir de todo o processo.
Por esse motivo, sempre que não sentir confiança nas medidas, repita o passo a passo. Se possível, aguarde até que o cachorro esteja mais calmo e brinque calmamente com ele para que fique mais tranquilo e se familiarize com os instrumentos de medida.
O que torna o processo mais fácil?
Se o seu maior desafio é aquietar o seu cão, saiba que um bom petisco ou alguma recompensa vai fazer com que ele se interesse mais por colaborar para a tiragem das medidas.
O ideal é que o cachorro esteja na postura de tensão, em que o corpo fique totalmente reto. Colocar algum estímulo ou brinquedo na frente do cão, que o instigue o suficiente para roubar a sua atenção, também vai ajudar a pegar as medidas corretas.
Se não tiver outra opção, você pode esperar até que o cachorro esteja tranquilo e confortável com a situação e pedir para que uma pessoa de confiança o abrace. Dessa forma, é possível evitar que o cão se mexa demais e tirar as medidas rapidamente.
A verdade é que saber como medir cachorro corretamente é mais difícil do que parece. Afinal, um cãozinho saudável gosta de se movimentar, principalmente quando está próximo de quem gosta. No entanto, alguns truques para atrair a atenção do animal e mantê-lo na postura ereta vão tornar o processo mais fácil e garantir que você anote as medidas que precisa.
Curtiu as dicas? Então, ajude os seus amigos a tirarem as medidas dos cachorros com mais facilidade. Compartilhe este artigo nas redes sociais e ensine esses truques!