Se nós sentimos os efeitos das altas temperaturas nos meses mais quentes do ano, imagine os animais de estimação, com o corpo coberto por pelos. É preciso redobrar os cuidados com o pet no verão para que o calor não traga consequências negativas para sua saúde.
Temperaturas muito altas causam vários problemas. O animal fica cansado, irritado e pode desidratar. Para que isso não aconteça com seu pet, preparamos este post trazendo uma lista de cuidados fundamentais para que ele se mantenha saudável e tenha bem-estar nos dias mais quentes também. Confira!
Faça passeios em horários com menos sol
O pet precisa fazer passeios e exercícios durante o verão, mas é necessário ter cuidado com o excesso de exposição ao sol. Prefira os horários em que a radiação é mais amena, assim como a temperatura. É interessante passear com o animal no início da manhã ou no final da tarde.
Vale lembrar que existe protetor solar para pet, produto que deve ser aplicado nas áreas com menos densidade de pelos, como barriga, focinho, orelhas, ao redor dos olhos e a risca da coluna. Pois essas proteções evitam que o pet desidrate e protegem a pele dele. Afinal, animais também podem ter câncer de pele, sabia?
Atente-se à temperatura do chão
Esse é um dos cuidados com o pet no verão mais importante da nossa lista. Se não for adotado, o animal sofrerá ferimentos sérios nas patas. Antes de sair com ele, é indispensável conferir a temperatura do chão para que não queime a pele das patas.
Para saber se onde irá pisar está quente demais, basta encostar o dorso da mão no solo e contar até sete. Se você não sentir nenhum desconforto, é seguro, mas se sentir que sua mão está queimando, então a pata do animal também vai queimar.
Dê banhos refrescantes durante o dia
Os banhos refrescantes ajudam a reduzir a temperatura corporal. O animal se sente mais fresco e isso evita a transpiração excessiva, o que faz com que ele perca muita água e fique desidratado.
Apenas tenha cuidado com o uso excessivo de produtos, como sabonetes e xampus, porque podem causar ressecamento na pele e alergias. Em contrapartida, o banho refrescante, que não é para higiene, pode ser dado apenas com água, uma brincadeira numa piscina, bacia ou mesmo com a mangueira.
Evite locais abafados
Garantir que o animal esteja em um local ventilado é mais um dos cuidados com o pet no verão que não podem ficar de fora da sua lista. Por isso, procure evitar ambientes fechados, caixas de transporte ou o carro. O ideal é que o pet consiga sair de onde ele está, caso se sinta mal ou incomodado, e possa procurar um lugar mais fresco.
Ofereça água em abundância
Água, água e mais água! Para não deixar que o pet desidrate durante o verão, ele precisa ter livre acesso à água fresca de uma forma constante. Por isso, sempre confira se o pote está cheio e troque mais vezes ao longo do dia.
Quando sair com o pet, não se esqueça de levar uma garrafa com água para ele também. Assim, você pode usar um vasilhame térmico ou congelar para ela estar sempre em uma temperatura agradável e ajudar a controlar a temperatura do corpo.
O calor em excesso pode causar hipertermia, que é a elevação excessiva da temperatura corporal, manifestando sintomas como:
- salivação excessiva;
- respiração ofegante;
- aceleração dos batimentos cardíacos;
- cansaço;
- indisposição.
A hipertermia, por sua vez, pode evoluir para uma crise respiratória ou quadro de desidratação, que tem sintomas característicos, sendo:
- ressecamento das mucosas bucais;
- olhos saltados;
- apatia;
- taquicardia;
- respiração ofegante;
- perda de elasticidade da pele;
- perda de apetite;
- nariz seco.
O melhor caminho, portanto, é adotar todos os cuidados com o pet no verão para minimizar os desconfortos que o calor provoca. Bem como, não se esqueça de observar o animal com atenção e, na manifestação de qualquer sintoma, procure um veterinário.
Portanto, conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Então, fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.