Quando devo mudar a ração do meu filhote? Veja o que observar!

4 minutos para ler

Uma dúvida comum entre tutores de pets é: quando devo mudar a ração do meu filhote? A alimentação saudável é alinhada à cada fase da vida do animal de estimação e é fundamental para o seu desenvolvimento. Além disso, as necessidades nutricionais variam de acordo com a idade e tamanho.

Neste artigo, entenda o que considerar antes de mudar a alimentação do filhote e qual o momento mais indicado para fazer essa importante transição. Boa leitura!

Porte

Na hora de fazer a substituição da ração de filhote para adulto, é preciso ter em mente que cada porte tem um amadurecimento diferente. A idade ideal para a mudança no caso de cães de porte pequeno, por exemplo, é um pouco antes de completarem um ano.

Para as raças consideradas toy a adaptação já pode ter início por volta dos 10 meses. Já os pets de porte grande, a troca geralmente acontece quando ele completa os 12 meses de vida. No caso dos gatos, a mudança também é feita a partir de um ano.

Raça

Assim como o porte, também é preciso considerar a raça do pet para avaliar quando fazer a troca da ração. Como podem existem diferenças na necessidade nutricional do animal de acordo com a raça, é recomendável consultar o médico veterinário antes de fazer a troca da ração.

No caso do Border Colie, por exemplo, o ideal é deixar a mudança para os 15 meses. Cães da raça Newfoundlands, considerados gigantes, devem esperar um pouco mais. Apenas a partir dos 18 meses que a ração para adultos pode ser incluída em sua alimentação.

Frequência de alimentação

Quando filhote, a ração deve ser oferecida de 3 a 4 vezes por dia, mantendo o comedouro e bebedouro devidamente abastecidos. Conforme o pet cresce, a quantidade vai diminuindo, ocorrendo por cerca de 2 vezes ao dia.

A quantidade de ração deve estar baseada no indicado na embalagem pelo fabricante, de acordo com o peso do animal. Isso evita que o pet coma menos ou além do que é necessário para o seu desenvolvimento. A quantia varia, sendo as porções divididas de acordo com a frequência diária de alimentação.

Desinteresse pela ração

A ração do filhote pode deixar de despertar o interesse do pet durante o seu crescimento. O motivo se deve às mudanças nas necessidades nutricionais, sendo esse o momento indispensável para a troca.

Vale lembrar que a mesma ração para animal adulto pode ser oferecida por toda a vida. Isso porque, diferente dos humanos, eles raramente enjoam de comer a mesma ração diariamente. O que importa é que seja um alimento de qualidade.

Nutrientes

Como já comentamos, o organismo do filhote passa por mudanças conforme ele cresce. Por isso, é muito importante oferecer os nutrientes adequados para a fase adulta. Caso contrário, ele pode sofrer com problemas em sua saúde, desenvolvimento e crescimento.

Apesar de custarem um pouco mais, as rações premium são as mais indicadas em todas as fases da vida. Afinal, elas são fabricadas com toda a riqueza de nutrientes fundamentais para casa fase, além de oferecem um sabor sem igual para o seu pet.

Além da dúvida já esclarecida sobre quando devo mudar a ração do meu filhote, você pode estar se perguntando: é possível substituí-la por uma alimentação natural na vida adulta do pet? A resposta é sim, desde que preparada de maneira apropriada, incluindo ingredientes como carnes e legumes, por exemplo. O ideal, nesse caso, é buscar orientação com o veterinário, ok?

Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil