Primeiramente, a rosa do deserto (Adenium obesum) é uma espécie que encanta muitos apaixonados por plantas, justamente, pelas suas flores vibrantes e, também, por agradar aqueles que estejam começando sua jornada pelo mundo da jardinagem e querem decorar sua casa com flores que chamam a atenção de todos.
Isso porque ela é uma planta tradicional de ambientes áridos e, portanto, tende a ser mais fácil de cuidar. Mas, para deixá-la bonita, é importante saber como cultivá-la.
Trazemos a seguir as principais informações sobre como cuidar dela da melhor forma possível. Boa leitura!
As características da rosa do deserto
Se você ainda não conhece a rosa do deserto, não se preocupe! Separamos as principais características dela a seguir.
Flores
São geralmente grandes, com um formato que lembra bastante uma roseta. Ou seja, ainda que não sejam, de fato, rosas, seu formato se assemelha bastante com elas. São muito conhecidas por flores exuberantes e com uma beleza exótica.
Cores
Uma de suas principais características é a alta variedade de cores que as suas flores podem apresentar. É possível encontrá-las em tons de rosa, vermelho, branco, amarelo e, até mesmo, combinações entre elas.
Algumas variedades da rosa do deserto possuem padrões exóticos nas combinações de cores, tornando-as ainda mais chamativas e encantadoras.
Tamanho
Os tamanhos podem variar segundo o tipo de rosa do deserto e com questões como tipos de podas realizadas, vaso no qual estão plantadas, entre outras.
Contudo, as flores possuem tamanho médio entre 5cm a 6cm de diâmetro e 2,5cm de altura. Já o pé pode variar bastante, podendo ser comportado dentro de apartamentos a, até mesmo, alcançar grandes alturas em jardins: pode alcançar entre 1m a 6m de altura.
Folhagem
As folhas da planta são compostas por folhas verdes brilhantes, que crescem nas extremidades dos ramos. Podem ter formato tanto lanceolada quanto elíptica.
Período de florescimento
O período de floração da rosa pode ser longo, dependendo dos cuidados durante o cultivo. Se você estiver em uma região mais quente e o clima favorecer, poderá ter flores ao longo de quase todo o ano.
Contudo, o pico mesmo ocorre entre a primavera e o verão. Afinal, como o próprio nome sugere, são plantas de condições quentes e tendem a ter uma retração na florada em estações mais frias (como outono e inverno).
A origem da rosa do deserto
A rosa do deserto tem origem em regiões áridas e semiáridas da África e Península Arábica. E, portanto, está acostumada a se adaptar a climas desafiadores, com pouco fornecimento de água e forte exposição solar.
Como plantar a rosa do deserto
Há duas formas de você ter a sua rosa do deserto: plantando as sementes ou obtendo uma muda. Vamos trazer mais informações sobre ambas a seguir.
Sementes
Uma das formas de começar o plantio da rosa do deserto é fazendo a semeadura. Para isso, busque sementes de alta qualidade, que potencializarão as chances de sucesso no plantio e proporcionar flores mais bonitas e resistentes.
O solo para plantio deve ser bem drenado. Conte com misturas voltadas para suculentas ou cactos, que ajudará nesse momento. Elas podem ser plantadas em bandejas de mudas ou em vasos pequenos. Isso poderá ajudar no manejo nesse começo.
As sementes devem ser plantadas mais próximo à superfície, com aproximadamente 2 cm do topo. O solo deve estar úmido, mas não encharcado (lembre-se que é uma planta de tempo seco!).
A germinação tende a durar entre 1 a 3 semanas. Quando elas estiverem apresentando as primeiras folhas verdadeiras, podem ser migradas para um vaso maior ou, então, serem plantadas diretamente no solo.
Mudas
Já para quem deseja fazer uma muda de rosa do deserto, escolha um caule saudável e que tenha, preferencialmente, pelo menos 15cm de comprimento. Lembre-se de esperar o tempo de cicatrização da estaca cortada antes do plantio.
O solo, tal como para a semeadura, precisa ser bem drenado, mais seco. Novamente, as misturas para suculentas e cactos poderão ser um sucesso aqui.
A estaca deve ser plantada em uma profundidade entre 3 a 5 cm. A rega deve deixar o solo apenas levemente úmido. Quando ela tiver um tamanho adequado e folhas mais desenvolvidas, aí você pode migrá-la para o local permanente ou um vaso maior.
Como cultivar a rosa do deserto
E para deixar sua rosa do deserto mais bonita, com flores exuberantes e um crescimento saudável, é importante considerar algumas dicas que apontamos a seguir!
Vaso recomendado
O vaso deve conter furos no fundo, e ser forrado com argila ou outros elementos que ajudem na drenagem adequada da água. O acúmulo excessivo pode prejudicar o crescimento dela. Vasos de barro ou cerâmica são ótimas opções e é preciso considerar o tamanho conforme o crescimento da planta a médio prazo.
Ambiente
É uma planta que gosta de incidência solar direta. Ela precisa receber, em média, 6 horas diárias de sol direto. Por isso, é uma flor boa para deixar em ambientes externos ou em janelas, ou sacadas.
Substrato
Opte por aqueles que sejam mais drenados. Os voltados para suculentas e cactos tendem a trazer melhores resultados. Para ajudar, acrescentar areia, argila ou perlita ajuda a evitar o processo de encharcamento e apodrecimento das raízes.
Lembre-se de que essa é uma planta que prefere solos mais ácidos, então faça a correção de pH quando necessário.
Rega
Deve ser feita de forma moderada, por ser uma planta que gosta mais de ambientes mais secos. Deixe que o solo seque um pouco entre os ciclos de rega. No inverno, reduza a frequência, já que há menor evaporação de água.
Poda
Faça podas recorrentes para facilitar a moldagem e acomodação da planta, além de tirar partes doentes e danificadas. Cuidado para não exagerar, pois a planta pode demorar mais para se regenerar.
A rosa do deserto, por ser uma planta que demanda menos cuidados a longo prazo, pode ser uma ótima opção para quem está começando a escolher as primeiras flores para cuidar. Além disso, ela se destaca bastante no ambiente!
Quer mais dicas de como começar a se tornar pai ou mãe de planta e ter maior sucesso no seu cultivo? Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.