Você já ouviu falar sobre socialização entre cães? Pois saiba que se trata de um processo muito importante que visa familiarizar o pet com os demais cachorros. O objetivo é que ele aprenda a se relacionar de maneira positiva com os outros animais.
Interessou-se pelo assunto? Então, confira o post de hoje e aprenda a socializar, de forma positiva, o seu doguinho com outros pets!
Mas afinal, o que é a socialização de cães?
Há dois tipos de socialização: a passiva e a ativa. A primeira ocorre sem a intenção do tutor, ou seja, de forma espontânea. Um exemplo é quando simplesmente saímos com o cãozinho para passear e ele entra em contato com outros cachorros sem termos planejado isso.
Já a socialização ativa ocorre quando o tutor ou adestrador tem intenção de realizar tal processo. Para isso, são utilizadas técnicas e recompensas quando o pet interage de forma saudável com os outros cães, de modo que ele associe a experiência a algo positivo e se sinta à vontade nas próximas vezes em que interagir com os outros animais.
Sendo assim, na socialização passiva, não há garantias de que o cão aprenda a interagir com os outros pets, pois ele pode responder a esse estímulo demonstrando medo ou agressividade, comportamento que pode se perpetuar ao longo de toda a vida do cachorro.
Como socializá-los desde filhotes?
A seguir, veja algumas dicas de como familiarizar o seu animal de estimação com outros cachorros:
Selecione um cão socializado
Procure por cães já socializados para apresentar ao seu pet. Você pode apostar até mesmo em raças mais sociáveis, como, por exemplo:
- Golden Retriever;
- Labrador;
- Collie;
- Poodle Anão;
- Poodle Gigante;
- Husky;
- Puggle;
- Shih Tzu;
- Cocker Spaniel Inglês;
- Maltês;
- Yorkshire.
Prepare o ambiente para apresentá-los
Procure por um local tranquilo, fechado e amplo. Assim, evita-se que os dogues se sintam agitados e estressados com o ambiente e tenham espaço para poderem se aproximar gradualmente um do outro.
Estimule brincadeiras
Selecione os brinquedos que seu filhote mais gosta e estimule que ele os use para brincar com o outro cão. Por exemplo, se ele gosta de buscar a bolinha, mostre-a para ele e o outro cão, pique-a no chão e jogue na direção do seu filhote.
Fique supervisionando
Aos poucos, é interessante deixar os cachorros sozinhos socializando, mas lembre-se de supervisionar de longe para garantir que tudo está saindo como o planejado.
Ofereça recompensas
Para que o doguinho associe a experiência com algo positivo, ofereça petiscos e faça carinho durante a socialização ou logo após.
É possível a socialização entre cães e gatos?
Da mesma forma que é possível a socialização entre cães, você também pode socializar seu dogue com um gato. Isso porque o processo de socializar se aplica a outros animais, pessoas, ambientes, situações, cheiros, gostos e etc. Para socializar seu pet com o felino, você pode utilizar essas mesmas dicas e muitas outras. Basta aprendê-las ou contratar um adestrador.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.