Como o próprio nome sugere, dog walker é o profissional que presta o serviço de passeio para cães. Tem a finalidade de manter a saúde física e mental dos pets, evitar que eles fiquem hiperativos, mantê-los sociáveis e proporcionar que peguem sol.
Além de passear, o profissional geralmente conhece atividades e brincadeiras que contribuem com a saúde dos nossos amigos de quatro patas. Oferece serviço de adestramento para que eles saibam como se portar durante o passeio, como, por exemplo, não latir para pessoas e outros animais na rua e não puxar a guia.
Se você se interessou por essa profissão e quer saber mais sobre o mercado de trabalho, como funciona o serviço, quais as vantagens de se tornar um dog walker, dentre outras informações relacionadas, confira o post de hoje!
Como anda o mercado de dog walker no Brasil?
O mercado de dog walker tem crescido, uma vez que, a cada dia que passa, os tutores estão mais ocupados com seus trabalhos e/ou moram em apartamentos ou imóveis similares que não dispõem de ampla ou nenhuma área externa para que os animais de estimação possam realizar exercícios físicos.
Esse segmento é composto por profissionais com conhecimento técnico na área e atuam formalmente no mercado, ou seja, possuem CNPJ e emitem nota fiscal, e também por profissionais sem treinamento e trabalham informalmente no mercado.
Por conta disso, o valor pelo serviço prestado é bem amplo e diverso, partindo de 300 até 700 reais por cão para um passeio de uma hora por dia, de segunda a sexta. Outros fatores que impactam no valor são a localidade e se o tutor incluiu o serviço de adestramento junto ao serviço de passeio.
Como funciona o serviço?
Basicamente, o dog walker busca o cão na casa do tutor e leva-o para passear. Durante o passeio, o profissional fica responsável por oferecer água e alimentos indicados para cães, além de dispor de itens para recolher os dejetos do animal, se for preciso. Caso o dog walker ofereça outros serviços além do passeio, ele certamente portará acessórios, como bolinhas, bumerangues, discos e outros brinquedos.
Para determinar a frequência e o tempo de duração dos passeios, o dog walker profissional analisa a raça, o porte, a idade e as condições de saúde do peludo. Além disso, o profissional verificará se o cão pode passear ao lado de outros ou não. Concluído o passeio, o dog walker entrega o pet na casa do tutor.
Quais as vantagens de ser um dog walker?
Como você pôde ver acima, um dog walker pode ganhar até 700 reais trabalhando apenas uma hora por dia, cinco dias por semana. Ou seja, com apenas um cliente fidelizado, o profissional pode receber em torno de 2.800 reais por mês.
Sendo assim, trata-se de uma profissão com bom retorno financeiro se você se especializar para cobrar valores mais altos. Além disso, como em pouco tempo você consegue obter um bom retorno financeiro, o dog walker é uma alternativa para quem busca uma renda complementar.
Vale destacar, ainda, que, ao optar por essa profissão, você pode atuar de forma autônoma, isto é, você é o seu próprio patrão, terá um horário de trabalho mais flexível, mais tempo para lazer e, claro, a alegria de estar junto dos melhores amigos dos homens e das mulheres, os cães.
Quando vale a pena se tornar um dog walker?
Vale a pena se tornar um dog walker quando se gosta de trabalhar ao ar livre, praticar atividades físicas e, principalmente, amar conviver com cães, dado que esse profissional precisa ter paciência para educá-lo, oferecer carinho e petiscos quando o cachorro mostrar que aprendeu as lições ensinadas e não se importar em receber umas boas lambidas de carinho.
Como se tornar um dog walker?
Há diversos cursos disponíveis e, caso você não encontre um em sua cidade ou em municípios próximos, saiba que há treinamentos online também, mas não esqueça de praticar muito com o seu pet ou com cães de familiares e amigos.
Não adianta investir em um treinamento profissional se você atuar informalmente. Portanto, após receber o seu certificado de dog walker, abra um MEI para atuar de forma regularizada e emitir notas fiscais para seus clientes. Isso demonstrará muito profissionalismo.
Além disso, é muito importante realizar uma pesquisa de preço para saber quanto os seus concorrentes cobram e quais são os diferenciais, a fim de saber precificar o seu serviço, incluir esses diferenciais ao seu trabalho e até mesmo identificar o que os seus concorrentes não oferecem. Assim, você poderá planejar os seus próprios diferenciais para se destacar no mercado.
Cabe ressaltar, ainda, que você deverá providenciar os itens de treinamento e primeiros socorros, brinquedos, dentre outros materiais necessários para o exercício da atividade profissional. No curso, são geralmente mencionados todos os itens que você deverá ter em mãos.
Por fim, crie uma cartela de clientes para organizar a sua agenda, com o horário e dia dos passeios, para que você não confunda essas informações e deixe os clientes insatisfeitos.
É interessante compartilhar o documento com os seus clientes, para que eles possam consultar quando necessário. Além disso, crie uma ficha com as principais informações sobre os cães. É muito importante se o pet tiver algum problema de saúde, por exemplo.
Como divulgar os serviços?
Use e abuse das redes sociais para divulgar o seu trabalho e, conforme seu negócio for crescendo, você pode providenciar até mesmo um site. Crie conteúdos no seu perfil mostrando os diferenciais do seu serviço, como ter formação, por exemplo, compartilhe conhecimentos aprendidos no curso para mostrar a sua expertise e também poste stories divulgando o seu dia a dia de trabalho como dog walker.
Esperamos ter ajudado você a compreender mais sobre essa profissão e em que momento vale a pena investir nela.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.
Quero me tornar um dog Walker
Olá Adilson.
Que bacana seu interesse. 👏🏻
Esse conteúdo está bem completo e tem tudo o que o senhor precisa saber para se tornar um.
Qualquer dúvida, permanecemos à disposição. 💚
Quero me tornar um dog Walker