5 dicas de como fazer a adaptação do cachorro no novo lar

4 minutos para ler

Trazer um novo amigo de quatro patas para a sua casa ou se mudar com ele, exige paciência e cuidados para conseguir uma boa adaptação ao novo lar. É preciso garantir tranquilidade e não deixar o cachorro estressado. Isso porque a mudança do ambiente pode trazer, até mesmo, problemas de saúde se ele não estiver se adaptando bem.

Por isso, antes da mudança, é muito importante que você pesquise sobre como fazer essa adaptação. Para ajudar nesse sentido, vamos trazer as 5 melhores dicas que podem fazer diferença nesse delicado momento. Confira

1. Prepare o ambiente

Antes de fazer a mudança ou trazer o novo amigo para a casa, é preciso preparar o ambiente para facilitar a adaptação. Por isso, visite o lugar uns dias antes e já providencie algumas coisas, entre elas:

  • defina o local das necessidades do cachorro e onde ficará o comedouro e bebedouro;
  • torne o lugar mais atrativo para brincadeiras;
  • leve itens que já tenham o cheiro do cachorro (como mantinhas, roupas, almofadas) para ele sentir o próprio cheiro e associar o ambiente como um local bom e familiar;
  • utilize produtos com hormônios que tornam a percepção do animal mais amigável do ambiente.

2. Mantenha a rotina do cachorro

Cachorros são animais que costumam ter uma rotina bem definida, com o tempo de brincar, de fazer necessidades, comer, entre outros pontos. Então se você tem por hábito levar seu cachorro para passear, é importante que continue mantendo os horários que faz isso, para ele não se sentir estressado com alterações.

3. Leve os itens do pet

Isso faz parte da preparação para adaptação do cachorro antes da mudança e também precisa ser pensado no momento em que você for levar o seu pet para a nova casa: é preciso que os brinquedos preferidos o acompanhem.

Mas isso vale não só para os brinquedos. Como já comentamos, as mantinhas, cobertas, entre outros, também são itens que não podem deixar de ser levados neste momento.

Muitos tutores pensam em deixar os itens mais velhos para trás e comprar novos. Essa não é uma boa tática! Isso porque os brinquedos preferidos já possuem o cheiro do animal e o ajuda a se sentir mais confortável na adaptação.

4. Mantenha o cheiro dos objetos

Outro hábito comum é aproveitar o momento da mudança para lavar todos os itens do cachorro, com o objetivo de deixá-los limpinhos para começar a vida no novo lar. Esse pode ser um erro!

Lembre-se que a nova casa não tem nenhum cheiro do animal, o que pode fazer com que ele estranhe o ambiente. Quando ele sente o próprio cheiro nos objetos que usa, se sente mais confortável e estranha menos o novo ambiente.

5. Deixe o cachorro explorar o novo lar

É muito comum, também, que os tutores fiquem ansiosos com a adaptação do cachorro para o novo lar e limitem a exploração do local. Isso pode causar um forte desconforto no animal, que pode não se sentir seguro no espaço.

Lembre-se que os cães possuem instinto para exploração e devem ser incentivados a fazer isso quando estão em um ambiente novo. Dessa forma, ele deixa o próprio cheiro nos lugares e começa a se sentir mais relaxado, confortável e ambientado.

Saber como fazer a adaptação do cachorro para o novo lar é importante, até mesmo, para evitar complicações futuras, como o desenvolvimento de ansiedade que pode ocorrer com a separação do animal do ambiente a que está acostumado. Por isso, cuide bem desse momento e proteja o seu melhor amigo, com as dicas que apresentamos neste post.

Você tem alguma outra dica ou dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários e responderemos!

Conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil