Sabia que pets podem ter problemas ósseos iguais os humanos? Pois é, eles também podem acidentar-se e terem lesões que podem exigir tanto que eles tenham a região imobilizada quanto, até mesmo, precisem passar por cirurgia.
É muito importante que os tutores aprendam, portanto, como identificar algumas lesões que são mais comuns e buscarem ajuda quanto antes. Por isso, vamos apresentar, neste artigo, uma das mais recorrentes: a luxação de patela em cães. Continue lendo e tire suas dúvidas!
O que é luxação de patela em cães?
Para entender o que é a luxação de patela em cães, precisamos, em primeiro lugar, falar sobre a estrutura anatômica deles. Com isso você vai conseguir entender melhor como esse tipo de lesão aparece e de que forma identificar os sinais dela.
A patela é um osso que se conecta com os músculos da coxa e com o quadril. É por meio dessa região que o seu amigo de quatro patas consegue andar, fazendo flexão e extensão do joelho. Pense no seu joelho e como ele se movimenta. A patela é o nosso osso da frente do joelho. Estenda isso para o seu cão, consegue visualizar? Então, é sobre essa região que estamos falando.
Quando a luxação ocorre, é porque essa estrutura faz um certo deslocamento (que pode ser leve ou intenso) e causa, assim, um desencaixe na região. Pode ser comum tanto em cães quanto em gatos.
Quais as causas da luxação de patela em cães?
Nos cães temos algumas características que potencializam as chances de ocorrer luxação, diferentemente do que acontece em gatos. Algumas das principais razões que levam a lesão são:
- questões genéticas (normalmente afeta os animais de médio e grande porte de determinadas raças);
- questões biomecânicas (nesse caso afeta mais os animais de pequeno porte);
- sobrecarga da região por obesidade.
Quais as raças mais propensas a desenvolvê-la?
Por algumas características anatômicas de determinadas raças, elas possuem maior propensão ao desenvolvimento de problemas de luxação de patela do que outras. Isso acontece porque a proporção entre o corpo e as patas favorece este tipo de deslocamento, especialmente, se o animal estiver acima do peso.
As raças que estão mais suscetíveis a terem luxação de patela são:
- Poodle;
- Shih-tzu;
- Lulu da Pomerânia;
- Lhasa Apso;
- Pug;
- Basset, entre outros.
Como falamos, temos também os casos em que o problema pode acontecer por questões genéticas e, assim, podem afetar os cachorros de grande porte. Estão entre as principais raças afetadas neste caso:
- Cocker Spaniel;
- Labrador;
- Golden Retriever.
Quais os tipos de luxação de patela em cães?
A lesão é dividida em graus, passando da mais simples para a mais complexa (e com maiores chances de problemas a longo prazo). Veja:
- grau 1: a patela do cachorro sai do lugar e o médico veterinário consegue colocá-la no de volta manualmente, na posição anatômica;
- grau 2: a patela se desloca e fica em luxação até que retorne a posição. Isso pode acontecer espontaneamente ou, então, é preciso de ajuda profissional. Nesse caso, o animal pode conseguir colocar no lugar tentando esticar a pata para trás;
- grau 3: a patela se desloca e não consegue retornar para a posição. A articulação local fica danificada. É possível colocá-la no lugar manualmente (dependendo do caso), com ajuda veterinária ou, então, pode-se considerar a necessidade de cirurgia;
- grau 4: é uma lesão mais grave e, portanto, as consequências para a saúde do pet são mais complicadas. Além do deslocamento da patela, temos a presença de algumas deformidades, como artrose, problemas musculares, entre outros.
Quais os sintomas da luxação de patela em cães?
Os donos de cães podem identificar alguns sinais de que há algo errado com a pata dos seus amigos. Quanto mais cedo você perceber essas questões, mais rápido poderá buscar auxílio com um médico veterinário e cuidar da saúde dele.
Alguns dos principais sintomas de luxação de patela são:
- o cachorro começa a mancar com a pata que está lesionada;
- ele não consegue mais pular ou saltar como antes (por exemplo, não sobe mais em uma cadeira que estava habituado);
- ele começa a ter dificuldade em apoiar na pata lesionada;
- ele apresenta inchaço na articulação da patela;
- ao andar, ele pode começar a esticar a pata machucada para trás, para ter maior conforto.
Como tratar a lesão?
O tratamento da luxação de patela em cães dependerá do grau em que ela se encontra. Para isso, o veterinário pode solicitar exames para identificar a situação (como uma radiografia da pata), para verificar a estrutura atual e se há necessidade de uma intervenção cirúrgica ou não. O exame físico tem um papel importante aqui também.
Temos dois tipos de tratamento neste caso:
- conservativo: não há necessidade de cirurgia e o animal é tratado, muitas vezes, com o reposicionamento manual da patela e, posteriormente, com medicamentos analgésicos, fisioterapia e acupuntura;
- cirúrgico: nos casos mais graves pode-se solicitar a cirurgia para reposicionar de forma adequada a patela no lugar. Ainda assim, no pós cirúrgico, podemos ter a necessidade de realizar fisioterapia e acupuntura para melhorar a situação.
Como prevenir a luxação de patela em cães?
Como você viu, temos animais que apresentam maior predisposição, seja anatômica ou genética, para que a luxação aconteça. Mas ainda assim é possível prevenir que elas aconteçam e, assim, manter a saúde do seu amigo em dia. Algumas dicas para isso são:
- evite ter um piso liso demais, que faça o animal escorregar;
- cuidado com piso molhado, o que pode fazer com que ele escorregue;
- não deixe seu pet ficar sedentário, pois isso enfraquece a musculatura e potencializa as chances de lesões;
- evite, também, que ele tenha obesidade, pois isso será fundamental não só para evitar essa lesão, mas outros problemas de saúde — então promova uma alimentação equilibrada e saudável para o seu pet.
A luxação de patela em cães, quando não é bem tratada, pode trazer consequências severas para a saúde do animal. Por isso é tão importante que você busque profissionais de confiança que possam aplicar o tratamento adequado em seus animais. E se quiser os melhores veterinários para cuidar do seu amigo de quatro patas, conte com a Polipet!
Em nosso hospital veterinário temos os melhores médicos e toda a infraestrutura para realizar os exames necessários para fazer um diagnóstico preciso e começar os tratamentos adequados para cuidar da lesão e fazer com que ele se recupere completamente.
Aproveite e conheça nosso hospital veterinário! Aqui vamos dar todo o cuidado que seu melhor amigo precisa e merece!
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais que sempre tem novidades e Ofertas! Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.
GOSTEI MUITO DA EXPLICAÇÃO SOBRE O ROMPIMENTO DE PATETA EM CÃES. MEU CACHORRINHO TEM APENAS 8 MESES R JÁ OCORREU ESSA LESÃO DE LUXAÇÃO DE PATETA. MINHA PERGUNTA É QUAL O VALOR MÉDIO DESSA CIRURGIA E POS CIRÚRGICO E BOM PARA OS ANIMAIS. OBRIGADA DESDE JÁ AGUARDO RESPOSTA.
Olá Miriam, tudo bem?
Para uma informação melhor, irei te passar o contato do nosso Hospital Veterinário, que faz atendimento 24h.
(11) 4724-8030
https://www.hovetpolipet.com.br/
Qualquer dúvida, ficamos à disposição. 💚