5 maiores cuidados que devem ser tomados com a cadela pós-parto

4 minutos para ler

O nascimento dos filhotes é um momento de alegria para a mamãe e seus tutores. Nesse momento, os cuidados com a cadela pós-parto são indispensáveis para que ela possa se recuperar bem e saudável. Também é importante para que ela se dedique à ninhada e garanta um bom desenvolvimento dos filhotes, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos 5 cuidados que não podem faltar nesse período de pós-parto. Ficou interessado? Então continue a leitura!

1. Ofereça um ambiente limpo e confortável

Após o parto, a cadela e os filhotes precisam que o ambiente seja mantido sempre limpo. O cuidado com a higiene é fundamental para evitar o risco de infecções causadas por bactérias. Uma dica é dar um banho morno na cadela para deixá-la ainda bem limpinha. Lembrando que os filhotes só podem tomar banho depois de dois meses de vida.

Além de limpo, o local deve ser confortável para que a nova mamãe possa descansar de forma tranquila. O ideal é separá-la dos outros cães adultos da casa, pois isso também vai ajudar a prevenir a transmissão de parasitas e doenças.

2. Fortaleça a alimentação e a hidratação

Uma alimentação equilibrada e reforçada é importante para que a recuperação da cadela pós-parto seja mais rápida. Oferecer uma ração de qualidade e em uma quantidade maior também é fundamental para a amamentação dos filhotes.

Nesse período, é interessante que a ração esteja disponível na tigela para que ela possa se alimentar quando quiser. A hidratação está relacionada diretamente à produção de leite. Por isso, certifique-se de que a tigela está cheia e a água sempre fresca.

3. Atente-se aos sinais

É normal que a cadela não tenha muita vontade de comer por uns dias após parir. Ela pode, inclusive, vomitar e ter a coloração das fezes alteradas. Porém, se a situação persistir, é importante consultar o quanto antes um médico veterinário.

Também é preciso observar se os mamilos estão duros, inchados ou vermelhos. Isso pode indicar dificuldades na amamentação. Mudanças na pele, no pelo e secreção vaginal nas semanas seguintes após o parto precisam ser avaliadas por um veterinário. Por isso, muita atenção a essas questões, ok?

4. Cuide dos filhotes

Assim como a mãe, os filhotes também precisam de cuidados especiais. A alimentação deve ser exclusivamente de leite materno até 35 e 45 dias de vida. Isso é o que vai garantir que eles receberão todos os nutrientes fundamentais para crescerem fortes e saudáveis. O colostro é muito importante para os pets.

A vermifugação deve ser providenciada a partir de duas semanas e as vacinas a partir da quarta semana. O acompanhamento veterinário é fundamental nas primeiras semanas para avaliação da saúde e o desenvolvimento dos filhotes.

5. Deixe a cadela à vontade

Do mesmo modo que as mães humanas, as cadelas precisam de repouso e tranquilidade após o parto. Inclusive, algumas podem se mostrar agressivas e não aceitar que os tutores ou outras pessoas se aproximem dos filhotes.

É preciso respeitar a intimidade da cadela nesse momento e deixá-la à vontade para cuidar das crias. Assim, providencie um local calmo para acomodar a mãe e sua ninhada e evite a visita de muitas pessoas nesse período de pós-parto.

O cuidado com a cadela pós-parto é fundamental para que ela e os filhotes permaneçam seguros e saudáveis. Sem essa atenção extra, as chances de problemas e complicações são bem maiores. Assim, procure o veterinário ao notar que algo não está bem, já que o acompanhamento desse profissional é indispensável para garantir o bem-estar de todos.

Deseja ficar por dentro de outros temas importantes sobre saúde e comportamento animal? Então não perca tempo! Assine a nossa newsletter e receba tudo em seu e-mail gratuitamente!

Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.

Posts relacionados

34 comentários em “5 maiores cuidados que devem ser tomados com a cadela pós-parto

  1. Agradeço as informações a respeito,de pós -parto (da Mel)que tinha dois anos e três meses quando ficou prenha, pariu nove filhotes e estão todos bem.
    Assis SP 🐕

      1. Seis dias hoje que minha cadela pariu.
        Hoje, colocou toda a ração para fora.
        Não está tendo leite o suficiente, preciso de ajuda.
        Está recusando a ração.

        1. Olá, Regiane

          É relativamente comum que cadelas passem por algumas alterações no apetite e até apresentem vômitos nos primeiros dias após o parto, devido a esse período ser muito exigente para o organismo delas. Você pode tentar oferecer uma dieta úmida com sachês, que costumam ser mais fáceis de aceitar e auxiliam na hidratação.

          No entanto, se a falta de apetite e os vômitos persistirem, ou se ela demonstrar sinais de fraqueza, falta de produção de leite ou recusar completamente a comida, é recomendável buscar orientação de um veterinário. Esses sintomas podem indicar uma necessidade de suplementação e cuidados específicos.

          Desejamos melhoras para a sua pet 🐶💚

    1. Aguarde o máximo que puder, de preferência pelo menos 30 dias após o parto. Neste período os filhotes já estarão mais ativos, já mamaram bastante e já podem dar o tempo para o banho da cadela e secar bem.

      Qualquer dúvida estamos à disposição. 💚

  2. Minha pincher criou faz um semana, mais depois do parto ela perdeu o apetite e n quer comer nada…Ela até tem fome mais n tem vontade de comer.
    O q posso dar pra voltar o apetite? Obgda.

    1. Olá, Arlete
      Mesmo parecendo preocupante,isso é comum após o parto, mas não pode continuar por muito tempo. Sendo assim, recomendamos leva-la no veterinário para ver se não é algo mais serio.

      Qualquer dúvida estamos à disposição. 💚

  3. Minha cadela pincher pariu 6 filhotes, se envolveu em uma briga com um cachorro maior que ela, ela está com dificuldade para andar, tremendo muito e com respiração ofegante. O que devo fazer?

    1. Olá Luane, tudo bem?
      Antes de tudo, você precisa levá-la ao médico veterinário para que ele verifique o motivo desse problema. As causas podem ser variadas e quanto mais cedo a descoberta, mais eficaz será o tratamento.
      Desejamos melhoras para a sua pet 🐶💚

  4. Quero agradecer a todos vcs ,eu fiz tudo que vcs indicaram aqui e deu tudo certo para a minha shitszu de quase 8 anos que nunca tinha cruzado e pegou cria do pintcher de 5 anos que chegou em casa como novo menino da matilha
    Ela teve 5 bebês ,mais só 3 viveram
    Estão ótimos é nossa mamãe está bem e feliz (só muito ciumenta

  5. Bom dia !!!
    Minha cadela teve 4 filhotes essa madrugada , correu tudo bem graças a Deus, gostaria de saber se é normal ela ficar se lambendo após o parto ?

    1. Olá Gabi, tudo bem?
      Então, esse comportamento é comum sim, inclusive, em relação aos filhotes. Mas também indicamos consultar o médico veterinário que acompanhou a gestação da sua cadelinha para que este lhe informe os comportamentos comuns da mais nova mamãe. 💚💚

  6. Minha cachorrinha teve essa madrugada 4 filhotes,ela se lambuzou muito, então eu não posso dar banho nela? Tenho que esperar os 30 dias?

    1. Olá Jacqueline, tudo bem?
      Exatamente. O banho pode atrapalhar no reconhecimento e conexão dela com os filhotes. Indicamos aguardar ao menos o desmame, após 30 dias. Você pode limpá-la com lencinho umedecido. Temos ótimas opções em nossas lojas e site. 💚

    1. Olá,Gaby
      Espere no mínimo uma semana, mas , se puder aguarde pelo menos 30 dias,assim ela fica um bom tempo com os filhotes e previne contágios com parasitas.
      Qualquer dúvida estamos à disposição. 💚

    1. Olá,Ilza
      É comum que as cadelas apresentem uma respiração mais ofegante após o parto, especialmente nas primeiras horas ou dias. Isso pode ser devido ao esforço físico do parto, às mudanças hormonais e ao estresse associado ao cuidado dos filhotes. No entanto, se a respiração estiver excessivamente ofegante, se a cadela estiver apresentando outros sintomas preocupantes, como letargia, falta de apetite, corrimento vaginal excessivo, ou se você estiver preocupado com a saúde dela de alguma forma, é importante entrar em contato com um veterinário imediatamente. Um profissional poderá avaliar a condição da cadela e fornecer orientações específicas para o caso dela.
      Qualquer dúvida estamos à disposição. 💚

  7. Minha cachorra depois de 1 mês amamentando não quer mais ter tanto contato com os filhotes e quer comer e beber água a todo instante , isso é comum ?

    1. Olá,Pedro!
      Sim, é comum que a mãe comece a se distanciar dos filhotes após um mês de amamentação. Neste período, os filhotes começam a ser desmamados e a mãe naturalmente diminui o contato para incentivá-los a se tornarem mais independentes. Além disso, é normal que a cadela sinta mais fome e sede, pois a lactação demanda muita energia e nutrientes do corpo dela.

      No entanto, é importante observar alguns pontos:

      Saúde da Mãe: Certifique-se de que ela está saudável, sem sinais de mastite (infecção das glândulas mamárias) ou outros problemas de saúde.
      Alimentação Adequada: Ofereça uma dieta rica em nutrientes, adequada para cães lactantes, para garantir que ela está recebendo o suporte necessário.
      Hidratação: Deixe sempre água fresca disponível, pois a produção de leite exige muita água.

      Se você notar qualquer comportamento anormal ou sinais de doença, consulte um veterinário para garantir que tudo está bem com a sua cadela e seus filhotes.💚

  8. Minha cachorra teve 6 filhotes e já tem 12 hs que se afastou dos 5 e
    não amamenta a 12 hs sendo, somente está aconchegando 1 filhote

    1. Olá Regina!

      A separação de alguns filhotes pela mãe pode indicar que ela está enfrentando algum tipo de dificuldade. O ideal é que ela amamente todos regularmente, então, o mais indicado é procurar um veterinário o quanto antes. Assim, o profissional poderá avaliar a mãe e cada um dos filhotes para garantir que estão saudáveis e recebendo os cuidados adequados.

      Boa sorte com os pequenos! Estamos à disposição! 💚

    1. Olá Analu!

      O pelo grosso e áspero dos filhotes pode ser um sinal de que eles precisam de cuidados específicos, mas é sempre importante observar outros aspectos, como a alimentação da mãe, o ambiente e a hidratação dos filhotes.

      Alimentação da mãe: Verifique se ela está recebendo uma ração adequada para cadelas lactantes, rica em nutrientes, pois isso impacta diretamente na saúde dos filhotes.
      Hidratação dos filhotes: Se notar que estão com sinais de ressecamento na pele, pode ser útil consultar o veterinário para avaliar se eles precisam de algum suplemento.
      Como são muito novos, o ideal é sempre buscar orientação com um veterinário para garantir que tudo esteja bem.

      Qualquer dúvida, ficamos à disposição! 💚

  9. Minha cadela tem 1 aninho e teve sua primeira cria agora de 5 cachorrinhos. Eles estão super fortinhos e mamando o tempo todo, em contra partida ela tá bem magrinha e fazendo coco super fedido e preto. Vale ressaltar que ela tá comendo normal e as ações dela estão normais. Tem 5 dias que eles nasceram

    1. Olá Larissa!

      Que bom saber que os filhotinhos estão saudáveis! Porém, é importante prestar atenção na saúde da mamãe, já que ela está passando por um período de muita demanda física para amamentar e cuidar dos filhotes.

      Sobre a magreza e o cocô preto, é normal a cadela emagrecer um pouco nessa fase, mas ela precisa de uma dieta reforçada. Verifique se está recebendo uma ração de alta qualidade e considere oferecer rações especificas para fêmeas em amamentação, pois elas têm mais calorias e nutrientes essenciais do que as comuns.
      O cocô preto e cheiro forte podem ser resultado da alta produção de leite e da ração atual, mas também pode ser um sinal de sangramento no trato gastrointestinal. Mesmo que ela esteja ativa e comendo bem, é essencial consultar um veterinário para descartar qualquer problema e ajustar a alimentação dela, se necessário.

      Boa sorte nessa nova jornada com sua família pet! 🐕💚

  10. Minha velhinha teve filhote mais ela é sega ,e tem atrapalhado em algumas coisas , eles estão extremamente sujos , pq ela não consegue limpar por completo posso dar banho neles ? Tem 35 dias .

    1. Olá Ingrid!

      Como eles ainda são muito novinhos, com apenas 35 dias, o ideal é evitar banhos completos, já que filhotes tão jovens ainda não têm a imunidade completamente desenvolvida e podem se resfriar facilmente.

      Como os filhotes estão muito sujos, você pode higienizá-los com cuidado, usando um pano macio ou algodão umedecido em água morna, apenas nas áreas sujas. Certifique-se de secá-los bem em seguida, para evitar que fiquem com frio.

      Estamos à disposição! 💚🐶

  11. Ola bom dia ,minha cachorra demorou quase 2 dias para parir ,nasceu 3 mortos e 4 vivos .. após o parto ela não está querendo comer e tá saindo muita sujeira com sangue dela ainda ,é normal isso ?

    1. Olá Jaqueline, bom dia!

      Imagino que esteja sendo um momento difícil para você e sua pet. O parto prolongado e a secreção com sangue podem ser normais até certo ponto, mas se ela não está comendo e a secreção for excessiva ou com mau cheiro, pode ser um sinal de infecção ou outro problema pós-parto. Recomendo que procure um veterinário o mais rápido possível para garantir que ela e os filhotinhos estejam bem.

      Desejamos melhoras e uma excelente recuperação para sua pet! 💕🐶

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil