Assim como os humanos, o leite materno é fundamental para a saúde dos filhotes no início da vida. É dado o nome de colostro animal ao primeiro leite produzido, uma substância rica em nutrientes que favorecem o crescimento da ninhada.
O colostro dos cães e gatos são diferentes, pois são compostos de acordo com as necessidades de cada espécie. Assim, têm a quantidade de gorduras, proteínas e enzimas ideais para seus filhotes.
Quer saber mais sobre a importância desse precioso alimento para os pets? Então continue a leitura para descobrir!
Aumento da imunidade
O primeiro leite produzido pelos pets tem componentes essenciais para o reforço imunológico. A imunoglobulina, por exemplo, atua como um anticorpo, defendendo o organismo do filhote contra diversas infecções.
Já a enzima lactoperoxidade é uma substância que protege do ataque de micróbios. O colostro ainda tem atributos contra a ação de uma série de elementos nocivos, como vários vírus, fungos e bactérias.
Proteção contra problemas graves de saúde
Rico em nutrientes indispensáveis para o desenvolvimento dos filhotes, o colostro protege contra problemas sérios de saúde. Além de ajudar a fortalecer a saúde intestinal, por exemplo, o alimento ainda previne gripes e várias doenças crônicas, incluindo o câncer.
Maior concentração de proteínas
Como já comentamos, o colostro animal contém alta quantidade de proteínas em sua formulação. Esse componente é essencial para o desenvolvimento muscular dos recém-nascidos.
Além disso, é rico em lactoferrina, um tipo de proteína presente no soro de leite. Ao unir-se ao ferro do colostro, esse nutriente atua no combate a microrganismos nocivos.
Maturação do sistema digestivo
O bom funcionamento do sistema digestivo é muito importante para a saúde, especialmente no caso dos filhotes. Sendo assim, o colostro favorece uma alimentação equilibrada nessa primeira etapa, tão essencial para a vida do pet.
Nesse sentido, o composto age como um protetor para o revestimento do intestino, contribuindo para restaurar a flora intestinal. Isso acontece devido à presença dos chamados oligossacarídeos. Esses tipos de açúcares servem para o desenvolvimento de microrganismos do bem, que cuidam do intestino grosso.
Transferência de anticorpos
É por meio do consumo do colostro que os anticorpos da mãe passam para o filhote. Essa substância protege o recém-nascido enquanto o seu sistema de defesa ainda está em fase de desenvolvimento.
Os anticorpos são capazes de passar a barreira intestinal já nas primeiras horas de vida. Isso ajuda a fortalecer o organismo e criar um equilíbrio entre bactérias “boas” e “más”. Assim, o filhote ficará protegido por vários meses de diversas doenças e infecções.
Para garantir o acesso ao colostro animal, o pet recém-nascido precisa ser amamentado antes de 12 horas após o nascimento. Se não for possível por algum motivo, converse com o veterinário sobre oferecer fórmulas industrializadas ao bichinho. Isso vai garantir que ele se desenvolva bem e, daqui a algumas semanas, já será possível começar a incluir alimento úmido ou seco em sua dieta.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais que sempre tem novidades e Ofertas! Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.