A alimentação de um filhote de cachorro com 45 dias muitas vezes pode ser a dúvida de alguns tutores de primeira viagem. Isso porque, é necessário ter um cuidado especial com os animaizinhos nessa fase.
Mesmo que nos primeiros dias a mãe ainda alimente seus pequenos, pode persistir a dúvida de quando inserir a ração na alimentação do pet e quais os cuidados devem ser tomados nessa fase, não é mesmo?
Pensando nisso, preparamos para você algumas dicas que serão úteis nessa fase e esclarecer eventuais dúvidas a respeito do assunto. Então, aproveite essas informações para saber mais!
Qual a importância de cuidar da alimentação do filhote de cachorro?
A primeira fase da vida de um animal é determinante para a saúde que ele terá quando adulto. Por isso, manter o cuidado especial com a alimentação e saúde a intestinal de um filhote de cachorro com 45 dias, é fundamental para ter em casa um pet saudável, esperto e feliz.
Nessa fase há uma grande demanda por nutrientes – principalmente a proteína – para a formação de seus ossos, dentes e músculos. Oferecer alimentos pobres pode atrasar ou debilitar o animal, e isso influenciará para o resto da vida.
O que muda quando o filhote tem 45 dias?
Quando o filhote chega aos seus 30 dias de vida a mãe começa a fugir e não amamentar, pois os dentes do animal já estão grandes e machucam as tetas. Com isso os pequeninos se tornam mais ativos e com mais fome, havendo então a necessidade de fontes sólidas de alimento (papinha).
No entanto, é importante que essa transição aconteça de forma natural e gradual. Assim, quando o filhote estiver com 45 dias já estará comendo apenas ração.
Como alimentar o filhote de cachorro com 45 dias?
Veja dicas valiosas para não comprometer a saúde do seu animalzinho!
Realize a transição alimentar gradualmente
A partir dos 20 dias de vida o filhote começa a desenvolver os dentes e apresentar apetite por alimentos sólidos. Porém seu organismo ainda precisa do leite materno.
Nesse período (30 dias de vida) o desmame começa acontecer, mas de forma gradual. Então já é possível inserir alimentos próprios para filhotes como as rações encharcadas de água ou papinha.
De acordo com o crescimento do animal e o desenvolvimento dos dentes é possível ir reduzindo a quantidade de água na ração até que ela se torne completamente seca.
Ofereça uma ração própria para filhotes
Ao oferecer ração para seu filhote é importante considerar 3 fatores:
- deve ser própria para filhotes;
- alimentação deve ser equilibrada, pois os filhotes precisam de mais energia para se desenvolver;
- quantidade de proteínas de ficar entre 20 a 30%, para o crescimento ser mais forte e saudável.
Coloque um pouco de água na ração
Mesmo que os filhotes já possuam os dentes formados e crescendo, existe ainda uma dificuldade em mastigar alimentos muito duros como a ração. Por isso é importante colocar um pouco de água para amolecer os grãos.
Outro fator que necessita do preparo da ração é que depois dos 30 dias os filhotes já começam a andar e se tornam mais ativos, com isso sentem muita fome. Ao comer vão com muita vontade e podem se engasgar.
O que não é permitido?
A fase inicial do filhote é marcada por um desenvolvimento acelerado, sendo necessário cuidados especiais e o uso de alimentos específicos para filhotes. Por isso o mais indicado é:
- não faça a separação do filhote da mãe;
- não troque o leite pela ração forçosamente;
- não dê ração de animais adultos aos filhotes;
- não ofereça suplementos alimentares ou vitaminas sem indicação de um veterinário;
- não deixe a ração para eles comerem à vontade.
Como podemos perceber essa tarefa de cuidar dos bichinhos não é tão difícil. Basta respeitar o tempo certo do seu pet. Lembrando que o auxílio de um veterinário nessa fase é de suma importância para garantir a alimentação de um filhote de cachorro com 45 dias de vida.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.