Cachorro com nariz escorrendo: tudo o que você precisa saber

18 minutos para ler

Ver o seu cachorro com nariz escorrendo pode trazer preocupação imediata. Afinal, pode indicar algum problema de saúde com o seu animal de estimação. Ao mesmo tempo, pode se tratar de uma secreção natural. Sendo assim, como saber diferenciar?

Assim como os humanos, os cachorros também podem apresentar secreção nasal na presença de algum agente externo que causa irritação no sistema respiratório. As causas podem partir de uma leve irritação até condições mais graves de saúde.

Por essa razão, é importante prestar atenção se o seu cachorro está com o nariz escorrendo. Neste guia, vamos mostrar que precisa ser feito, caso note secreção nasal no cão. Acompanhe e saiba mais!

Como é o focinho dos cachorros?

O focinho do cachorro é um dos elementos mais importantes do corpo do cão. Diferentemente do nosso nariz, o dos cachorros tem mais funções, além do olfato. Afinal, é pelo focinho que o animal realiza a regulação térmica e também faz a percepção do ambiente.

Além disso, vale a pena destacar que o olfato é um sentido imensamente mais aguçado nos cachorros. Com isso, os cães usam os receptores sensoriais olfativos para detectar informações sobre o ambiente, identificar riscos, reconhecer pessoas e outros animais, entre várias outras funções.

Para manter as atividades naturais do focinho dos cachorros, essa região conta com uma certa umidade natural. Não é à toa que você sente um geladinho quando o cão encosta o nariz em sua pele.

No entanto, essa umidade é bastante leve e fresca. A produção de muco frequente, colorida ou acompanhada de outros sintomas não é normal e pode indicar algum problema nas vias respiratórias.

O mesmo vale para a falta de umidade no nariz do cão. O focinho seco ou rachado pode indicar falta de hidratação, exposição excessiva ao sol, ventos fortes diretamente no rosto do cachorro e alguns problemas de saúde da pele ou do sistema respiratório.

Como saber que algo não está bem com o focinho do cachorro?

A umidade presente no focinho do seu cachorro não está normal se você perceber que o nariz do cão está escorrendo com frequência, e não apenas ocasionalmente. A secreção frequente é um sinal de infecção ou de irritação na região.

Se a secreção é espessa e apresenta alguma cor, como verde ou amarelo, pode indicar ainda mais a presença de uma infecção, podendo ser um resfriado, gripe ou até outro tipo de doença. Afinal, a proliferação de microrganismos e a produção de células de defesa do organismo podem alterar a coloração do muco nasal.

Ao notar essa secreção frequente, observe se há outros sintomas acompanhados. A presença de sangue no muco, espirros frequentes, tosse, letargia, ruídos ao respirar e dificuldade para manter o fôlego, por exemplo, indicam um problema de saúde respiratória.

Analise também a pele das narinas. Se houver crostas ou feridas, é um sinal de que algo não está bem com o focinho do cachorro, e pode indicar problemas na pele e até mesmo doenças mais graves.

O que observar se o cachorro estiver com nariz escorrendo?

Sendo assim, ao perceber que o seu cachorro está com o nariz escorrendo, certifique-se de observar atentamente quaisquer sinais que estejam acompanhando esse sintoma. Ficar mais próximo do cão e ver se há mudança no comportamento também pode ajudar a detectar doenças de forma precoce, uma vez que o animal pode ficar mais calmo, quieto e desanimado quando está doente.

Se identificar que há outros sintomas, faça questão de anotar tudo o que foi observado e o tempo em que os sinais persistiram. Todas essas informações serão úteis para o diagnóstico do médico veterinário e para a procura de tratamentos eficazes para o caso do seu cãozinho.

Quais as causas mais comuns de nariz escorrendo em cachorros?

A pergunta que não quer calar, ao perceber que o cachorro está com o nariz escorrendo é: qual a causa? Infelizmente, a resposta não é tão intuitiva, uma vez que esse sintoma pode indicar uma série de possíveis doenças ou alergias.

Em geral, as causas mais comuns de nariz escorrendo em cachorros vêm de infecções ou inflamações no sistema respiratório. A maior parte dos casos é resolvida rapidamente com a administração de medicamentos para controlar os sintomas e a febre, se houver.

No entanto, o nariz escorrendo pode indicar outras questões de saúde. Sendo assim, é importante não negligenciar os sinais observados nem interpretar automaticamente que o muco nasal vai passar sozinho depois de um tempo.

A seguir, confira quais são as causas mais comuns de nariz escorrendo em cachorros e saiba o que fazer para garantir o tratamento adequado para cuidar da saúde do seu animal de estimação!

Alergias

Muitas pessoas acham que os cães não têm alergias respiratórias, uma vez que têm o olfato bem sensível e eficiente. No entanto, assim como os seres humanos, os cachorros também podem ter crises alérgicas.

A presença de fatores que estimulam a alergia em cães ou humanos pode aumentar o risco de surgir uma alergia, como poeira, ácaro, mofo, pólen de plantas, fragrâncias específicas e produtos químicos. Vale destacar também que os cachorros podem apresentar reações alérgicas a alguns alimentos por meio de sintomas que afetam o sistema respiratório.

Por essa razão, se você notar que há uma secreção aquosa e clara no nariz do cachorro, acompanhada de olhos lacrimejantes, espirros frequentes e coceira na região do focinho, é um grande indício de que o cão está com uma reação alérgica. Ao identificar esses sinais, faça uma limpeza pesada no ambiente em que o cão está presente para ver se os sintomas são atenuados.

Além disso, reflita se o cachorro comeu algum alimento diferente nos últimos dias. Se sim, pode ser que haja algum ingrediente ou componente presente que cause alergia alimentar no seu animal.

Em geral, a melhor forma de tratar uma alergia é retirar o alérgeno de perto do indivíduo. Por essa razão, mantenha o ambiente do seu cãozinho sempre limpo e arrumado, além de redobrar os cuidados com a alimentação. Se os sintomas persistirem, procure um médico veterinário para avaliar a necessidade de tratamento com anti-histamínicos.

Infecções respiratórias

Os cães também podem apresentar infecções respiratórias como nós, seres humanos. Microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, podem ultrapassar as barreiras do organismo e se infiltrar no corpo, pelas vias aéreas. Por isso, o sistema respiratório costuma ser um dos primeiros a manifestar sintomas, uma vez que a infecção é local.

Entre as infecções respiratórias que podem afetar um cachorro e deixá-lo com o nariz escorrendo, é possível destacar:

  • sinusite ou rinite, que podem ser causadas pela presença de bactérias ou vírus que inflamam as vias nasais;
  • tosse conhecida como traqueobronquite infecciosa canina, também causada por vírus e bactérias, e pode passar para outros cães, gatos e até mesmo humanos;
  • cinomose, uma doença grave entre os canídeos, que pode afetar tanto o sistema nervoso quanto o respiratório.

Para saber se o muco nasal está sendo causado por uma infecção respiratória, observe se o cão está com febre e se o focinho está quente e seco. Além disso, verifique se há pus na secreção do nariz, além de coloração verde ou amarelada.

A dificuldade de respirar, falta de apetite, pouca disposição, febre e chiados na respiração também são sintomas resultantes de uma infecção respiratória. Em todos os casos, é fundamental consultar um veterinário rapidamente, a fim de verificar o tipo de doença infecciosa que o seu cãozinho contraiu, e iniciar um tratamento eficaz o mais rápido possível.

Presença de corpo estranho no nariz

Às vezes, o desconforto no focinho e o nariz escorrendo estão acontecendo por aspiração de objetos. Nesse caso, as vias aéreas ficam comprometidas e uma inflamação local pode surgir, devido à presença de um corpo estranho externo.

Como os cães são animais curiosos, principalmente as raças mais espertas e ativas, podem aspirar sem querer alguns objetos pequenos. Entre eles, estão os brinquedos, sementes, grãos, grama, poeira, fragmentos de plástico ou madeira e muito mais.

Para saber se o problema de nariz escorrendo está sendo causado pela presença de um corpo estranho, observe se a secreção está presente em apenas uma das narinas. Se o cachorro estiver coçando muito o nariz e fazendo espirros intensos, há mais sinais de que foi inalado algum objeto.

A depender do tipo de item que o cachorro inalou, pode haver sangue na secreção. Isso porque o atrito do objeto com as vias aéreas pode causar ferimentos nas paredes internas do nariz.

Nesse caso, é fundamental saber que tentar remover o objeto por conta própria pode causar um efeito muito problemático. Afinal, a falta de precisão pode empurrá-lo ainda mais para dentro, atingindo regiões mais profundas das vias aéreas e dificultando mais ainda a respiração. Por esse motivo, leve sempre o animal para o médico veterinário para fazer a remoção segura e garantir o bem-estar do seu cachorro.

Irritação ambiental

A presença de elementos no ambiente que irritam as vias nasais também pode causar secreção no focinho do cão. Entre esses fatores, estão fumaça, produtos químicos, incensos, cigarros, entre outros poluentes. Além disso, até mesmo quando o ar está muito seco, esse tipo de problema pode surgir.

Nesses casos de irritação ambiental, a secreção nasal costuma ser clara e temporária. Os espirros são ocasionais e acontecem somente quando o cão tem contato com algum fator do ar que irrite as vias nasais.

Para evitar essas reações, proteja o seu cãozinho mantendo-o longe de fumaças e cheiros fortes. Caso o ar poluído venha de fora da sua casa, feche portas e janelas até que as partículas no ambiente externo diminuam.

Durante períodos de baixa umidade do ar, utilize umidificadores e climatizadores para tornar o ambiente mais confortável e seguro para a respiração do pet. No entanto, se os sintomas persistirem mesmo após esses cuidados, é fundamental levar o cachorro ao veterinário e relatar todos os sinais observados.

Problemas de saúde dental

Poucas pessoas sabem, mas problemas na saúde dental também podem causar sintomas no focinho do cachorro. Quando há a presença de infecções dentárias, por exemplo, que causam abscessos, as cavidades nasais também podem ser atingidas.

Nesse caso, a secreção conta com a presença de pus e apresenta um forte odor, por conta da infecção. O mau cheiro também pode ser observado no hálito do cachorro. Além disso, há mudanças nos hábitos alimentares, por conta da dificuldade para mastigar. O focinho também pode apresentar inchaço se a infecção o atingir.

Nesse caso, como a causa da secreção não é respiratória, a melhor forma de tratá-la é garantindo as terapias adequadas para solucionar o problema de saúde dental. Procurar um médico veterinário especialista nesse tipo de sintoma vai ajudar a promover um tratamento eficaz e que alivie os desconfortos do seu cachorro.

Tumores

A secreção nasal também pode sugerir problemas de saúde mais graves, como a presença de tumores. O crescimento descontrolado de células costuma surgir em cães mais velhos ou com histórico de câncer ou outros tumores.

Se a causa do muco no nariz for a presença de algum tumor, o focinho pode perder a forma tradicional, apresentando deformação em uma ou nas duas narinas. Além disso, a secreção pode vir acompanhada de sangue.

Para ter o diagnóstico preciso e correto, é fundamental consultar um médico veterinário e realizar exames de imagem. O tratamento rápido e adequado para o caso pode, além de trazer mais bem-estar e alívio do desconforto para o cachorro, atenuar ou solucionar o problema e prolongar a vida do seu cãozinho.

Quando é hora de se preocupar com o nariz do cachorro escorrendo?

É natural que os tutores se preocupem com a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação, principalmente ao notarem a presença de um sintoma diferente. No caso do cachorro com nariz escorrendo, nem todos os casos são preocupantes e indicam um grande problema grade.

Quando a secreção é pontual, clara, sem odor e sem outros sintomas associados, é possível apenas acompanhar o cão e verificar se o muco passa rapidamente. Se sim, pode ser um indício de alergia, irritação ambiental ou qualquer outro sintoma passageiro.

Por outro lado, se a secreção nasal apresenta outros sintomas e características específicas, é um caso que necessita não apenas de preocupação, como também da procura de um atendimento médico urgente. Essas são as situações em que;

  • o muco nasal está acompanhado de pus ou sangue;
  • a secreção está colorida e/ou fétida;
  • o cachorro teve mudanças comportamentais com o surgimento do escorrimento do nariz, como apatia, desânimo e falta de apetite;
  • se a secreção é persistente por mais de 2 dias;
  • se o muco nasal prejudica a respiração do cachorro, deixando-o cansado e ofegante;
  • se o cão está com febre.

Desde já, é extremamente importante reforçar que é altamente contraindicado medicar o cachorro por conta própria. Se notar que o nariz está escorrendo e isso te preocupar, procure um médico veterinário para saber exatamente o que deve ser feito. Vale ressaltar que alguns medicamentos usados em humanos podem ser tóxicos para cães e agravar o estado de saúde do seu animal de estimação.

O que falar para o médico veterinário?

A presença de sintomas diferentes no seu cachorro pode causar desconforto no animal e preocupar demais os tutores. Por essa razão, a melhor atitude a se tomar é procurar um médico veterinário para tirar dúvidas, realizar a avaliação do estado de saúde do cão, obter um diagnóstico e, se necessário, aplicar o tratamento mais adequado.

No entanto, para que o médico veterinário possa ajudar o seu cachorro da melhor maneira, é preciso que a anamnese seja bem-sucedida. Essa é a etapa da consulta em que o profissional obtém o máximo de informações possíveis sobre o caso para eliminar hipóteses, apontar suspeitas de casos e escolher as melhores técnicas para diagnóstico.

Nessa fase, é fundamental relatar detalhadamente todos os sintomas que foram observados. Em alguns casos, uma informação que parece banal, pode ser fundamental para descobrir o que está causando a secreção nasal no seu cachorro.

Sendo assim, descreva a rotina do cão, o estado do ambiente em que ele está, como é o cotidiano dos tutores, a alimentação oferecida, a frequência que o cachorro bebe água (e se é água filtrada), entre várias outras informações.

Traga dados relevantes sobre o seu cão, como raça, idade, porte, hábitos comportamentais e alimentares etc. Com isso, é possível compreender melhor o caso. Afinal, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento podem mudar entre um filhote e um cachorro mais velho.

Fale também detalhadamente sobre o surgimento dos sintomas, quando começaram a aparecer, com que frequência surgem, como o cachorro reage ao desconforto, quais mudanças de comportamento foram notadas e muitos outros relatos relevantes.  

Em geral, responda sempre com sinceridade tudo o que o médico veterinário perguntar. Assim, é possível coletar mais informações sobre o caso e garantir que o profissional reúna todos os dados que precisa para fazer um diagnóstico correto. Com isso, é possível encontrar rapidamente as terapias mais adequadas para cuidar do seu cachorro e solucionar o problema de secreção no nariz.

Como aliviar o desconforto do cachorro com nariz escorrendo?

Quando o cachorro está com o nariz escorrendo, o bem-estar é prejudicado, uma vez que está em constante desconforto. Para cuidar bem do seu cãozinho nesses momentos, principalmente enquanto aguarda a consulta veterinária, certifique-se de:

  • lavar as narinas com soro fisiológico, com limpeza suave e sem exageros na aplicação do líquido;
  • evitar o contato com cheiros fortes, fumaças ou ar seco;
  • higienizar o ambiente e deixá-lo bem ventilado;
  • aplicar umidificador de ar no local em que o cachorro fica;
  • oferecer água fresca para mantê-lo hidratado.

Quais os possíveis tratamentos para o cachorro com nariz escorrendo?

O tratamento adequado para o seu cachorro com nariz escorrendo vai depender diretamente do diagnóstico do médico. Portanto, só aplique terapias que foram prescritas por um veterinário confiável. Além disso, siga estritamente o que for recomendado pelo profissional.

Em geral, os principais tratamentos para secreção nasal vão variar de acordo com a causa do problema, como:

  • alergias, que envolvem mudanças na alimentação, nas condições ambientais e a prescrição de anti-histamínicos;
  • infecções, que vão requerer medicação, como antibióticos e antivirais;
  • presença de corpo estranho, que vai ser necessária a remoção pelo médico veterinário e, se houver algum ferimento, o tratamento local;
  • problemas dentários, que requer a extração ou o tratamento do dente com problema;
  • cinomose, com controle dos sintomas e cuidados paliativos;
  • tumores, que necessita da avaliação do tipo de nódulo e de possíveis tratamentos funcionais e adequados para o quadro, como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia ou cuidados paliativos, a depender da gravidade.

Como prevenir que o nariz do cachorro fique escorrendo?

Em geral, é possível perceber o incômodo que o nariz escorrendo pode causar para o cachorro. Sendo assim, adotar medidas para prevenir, ao máximo, que o animal passe por esse tipo de sintoma.

O tutor tem uma forte responsabilidade de manter a vacinação do cachorro em dia, desde a idade de filhote até o estágio idoso. Com isso, é possível prevenir diversas doenças, como gripe canina e cinomose.

Além disso, garanta sempre que o ambiente que o cachorro fica esteja limpo e organizado. Dessa maneira, é possível prevenir a presença de ácaros, inalação de objetos estranhos e demais problemas que podem afetar o sistema respiratório.

Lembre-se também de cuidar bem da alimentação do cãozinho, com uma dieta equilibrada e ração hipoalergênica. Assim, a imunidade do seu animal é fortalecida e é possível evitar reações alérgicas pela presença de ingredientes alergênicos.

Além do mais, não se esqueça de programar limpezas regulares dos dentes e da língua do cão. Cuidar da saúde bucal do seu cachorro é fundamental para se ver livre de diversos problemas graves, que podem causar desconforto para se alimentar e sintomas em outros sistemas do organismo, como o respiratório.

Em outras palavras, ao notar que o cachorro está com o nariz escorrendo, é sinal de que é preciso redobrar a atenção com o seu animal de estimação. Rapidamente, observe a consistência do muco, frequência da secreção e odor para saber se precisa ou não procurar um médico. Em casos de dúvida, esteja sempre em contato com um veterinário e faça uma consulta para se certificar de que o seu cão está bem.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, compartilhe o post nas redes sociais para que mais pessoas entendam a importância de cuidar do cachorro com nariz escorrendo!

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil