Como cuidar de samambaia? 6 dicas!

6 minutos para ler

Para quem já tem várias mudas e é apaixonado por samambaia, como cuidar dessa planta não deve ser um segredo. Mas apesar da sua grande popularidade, muita gente tem dúvidas sobre os cuidados que a espécie precisa para se manter bem verdinha e cheia de folhas.

A samambaia é uma das plantas mais comuns nos lares brasileiros. Existem diversas espécies, como a americana, de metro, holandesa, amazonas, renda francesa e muitas outras. Cada uma tem as suas próprias características, mas todas garantem muito charme para o ambiente em que estão.

A samambaia é uma planta muito resistente, mas ela também pode ser exigente com alguns quesitos. Por isso, você precisa saber cuidar bem dela, e nós vamos ensinar tudo neste artigo. Continue a leitura e veja como ter uma muda linda em sua casa!

1. Regue a samambaia do jeito certo

Todas as espécies de plantas precisam de água, algumas mais e outras menos. É por isso que muita gente tem dificuldade para manter os seus vasos. Afinal, cada um deles precisa receber uma regra específica, e isso também acontece com a samambaia. Como cuidar dela nesse caso?

Na verdade, não é complicado porque a samambaia gosta bastante de umidade, mas, ao mesmo tempo, o substrato não pode ficar encharcado. Se houver excesso de água, as raízes da planta vão apodrecer e ela vai morrer.

O ideal é que você faça a rega todos os dias, mas com pouca água. A intenção é manter o substrato úmido sem encharcar. Para ter certeza se precisa regar ou não, você pode colocar o dedo no substrato. Se perceber que ele está frio e úmido, não é necessário molhar. Mas se estiver seco, coloque um pouco de água.

2. Garanta a melhor luminosidade

Esse é outro detalhe que acaba confundindo quem gosta de samambaia. Como cuidar de uma planta que precisa de luz, mas não pode com o sol? A resposta é bastante simples: ela precisa ficar em um lugar iluminado, mas protegida por sombra.

É por isso que tanta gente tem a sua samambaia na garagem ou na varanda. Geralmente, são lugares abertos, que deixam entrar a luz natural, mas não há incidência direta dos raios solares nas folhas da planta.

Também é interessante deixar perto de uma janela ou debaixo de árvores. O mais importante é que ela não fique em um canto escuro da casa e não pegue sol direto para que as folhas não fiquem queimadas. Outra dica importante é que a samambaia não gosta de vento, pois prejudica as folhas dela. Então, evite os locais onde venta muito.

3. Escolha o local ideal para sua planta

É importante considerar que a samambaia é uma planta que sente bastante as agressões que acontecem em suas folhas. Por isso, além de se preocupar com a iluminação indireta e o vento, você ainda precisa escolher o lugar ideal para deixar o seu vaso.

É interessante que ele esteja em um local onde não haja um trânsito intenso de pessoas. Isso porque algumas samambaias são bem compridas, o que facilita suas folhas serem empurradas de um lado para outro.

Além disso, não é bom ficar mudando a samambaia de lugar. Como cuidar bem de uma muda e atender a todas as necessidades dela se a cada hora está em um canto diferente? O ideal é que você escolha um local, perceba a reação da planta e, se ela gostar, deixe sempre ali.

A samambaia precisa do ambiente ideal para se desenvolver bem, simulando ao máximo o seu habitat natural. Uma vez que ela estiver adaptada, evite ficar movendo o vaso para que a planta não tenha que passar por um novo processo de adaptação, o que pode atrasar o seu desenvolvimento.

4. Mantenha em um vaso ideal

Antigamente, as samambaias eram mantidas em xaxins. Como a espécie de onde esse material era retirado ficou ameaçada de extinção, a comercialização não é mais permitida. Então, precisamos de alternativas para envasar as mudas.

O ideal é que você escolha um material que não retire a umidade das raízes. A cerâmica tem a tendência de fazer isso, então, se escolher esse material, impermeabilize a parte interna do vaso para evitar a absorção da umidade do substrato.

Os vasos de plástico já não apresentam esse problema. Mas um dos materiais preferidos é a fibra de coco. Ela é uma alternativa sustentável que veio substituir o xaxim, e as samambaias se adaptaram bem a essa opção, já que mantém uma boa umidade para as raízes.

Em relação ao formato, é preferível os vasos do tipo cuia, que não são muito fundos e têm uma boca mais larga, permitindo que a samambaia solte folhas. Vasos estreitos e fundos não são uma boa opção por falta de espaço para a planta crescer.

5. Faça a adubação periódica

Esse é um aspecto fundamental para a saúde de qualquer planta, inclusive da samambaia. Como cuidar da adubação de plantas envasadas é uma informação essencial para que as suas mudas estejam sempre bonitas e saudáveis.

Considere que todo o alimento das plantas está restrito ao substrato do vaso, e elas estão consumindo esses nutrientes todos os dias. Porém, eles não são repostos de forma natural e você precisa fazer a adubação periodicamente para enriquecer o substrato.

No caso das samambaias, são plantas que precisam de bastante cálcio. Você pode escolher um adubo orgânico que contenha esse mineral. A torta de mamona é uma excelente alternativa, mas também vale usar a farinha de ossos ou a casca de ovos.

Se preferir, pode investir em um adubo específico para samambaias. Ele vem balanceado e ajuda a planta a ficar mais forte contra pragas e doenças.

6. Retire as mudas que nascerem

Se você fizer tudo certo, a sua samambaia tenderá a crescer bastante e soltar muitas mudas. Embora isso seja positivo, se não fizermos um bom controle, com o passar do tempo, a tendência é de que a planta fique sufocada.

Quando você perceber que o vaso está cheio demais, é hora de fazer algumas mudas. Basta retirar a planta do vaso e separar as touceiras pela raiz. Prepare um novo vaso para colocar essas mudas e volte a planta mãe para o vaso dela.

Em relação à poda, você precisa tirar somente as folhas que estiverem secas e amareladas. No mais, deixe a sua samambaia livre para crescer.

Com essas dicas, você descobriu as necessidades da samambaia, como cuidar dessa planta e garantir que ela esteja saudável. Agora já pode adquirir a sua muda e se aventurar nessa experiência tão gratificante. Não se esqueça de monitorar sua muda e usar os produtos certos para mantê-la bonita e saudável.

Conte com a Poipet para viver essa experiência. Acesse o nosso site e confira todos os produtos para fazer uma bela jardinagem em vasos ou no quintal.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil