Principais raças de gatos e suas características!

7 minutos para ler

Felinos são, por natureza, animais apaixonantes. Lindos, enigmáticos, donos de uma personalidade ímpar. Essas características podem se potencializar dependendo da raça de gatos à qual nos referimos. 

Este artigo aborda o temperamento, personalidade, doenças mais comuns que podem atingir gatos de diversas raças, como persa, angorá, siamês e até mesmo os SRD’(sem raça definida). Isso vai te ajudar a ter uma postura preventiva, caso adote ou adquira algum bichano de raça.

Continue a leitura e saiba mais! 

Persa

O Persa se destaca por ser uma raça de gatos de pelagem longa, focinho curto e postura luxuosa. Tranquilo e amável, convive bem com crianças e outros pets. Gostam de ficar em locais altos e quase não se ouve seus miados. 

O focinho achatado favorece alguns problemas de saúde, como respiratórios e oftalmológicos. Também é uma raça propensa a problemas cardíacos e renais. A expectativa de vida de um Persa é de 15 a 20 anos.

Himalaio

O gato Himalaio é resultado do cruzamento entre o Persa e o Siamês, que deu origem a um gato de porte elegante, inteligente e simpático. Como aprende fácil, é disciplinado e obediente, além de ser tranquilo para viver em ambientes pequenos. 

Calmo, mia pouco e prefere ficar deitado à se exercitar. Mesmo não sendo fã de exercícios físicos, tem poucos problemas de saúde. São comuns alterações oftálmicas, na mandíbula e na face. As bolas de pelo podem ser um problema quando não expelidas, provocando asfixia ou obstruindo o intestino. Sua expectativa de vida é de 8 a 11 anos.

Angorá

O Angorá se destaca por ser uma raça de gatos independentes. Essa independência faz com que esse seja um pet tranquilo, de poucos miados, mas que adora brincadeiras e agitação. Por isso, é uma ótima escolha para quem tem crianças. 

Pode ser encontrado em cores diversas: branco, preto, vermelho, bicolores e tricolores. Também é uma raça que comumente tem olhos de cores diferentes, normalmente um verde e outro azul. Apesar de terem uma boa expectativa de vida, entre 12 e 18 anos, podem sofrer de Ataxia Hereditária, doença que afeta o equilíbrio. São suscetíveis, ainda, a problemas cardíacos.

Siamês

A aparência de um gato Siamês é conhecida pela maioria das pessoas: olhos fortemente azuis, pelo cinza, com rosto, orelhas, patas e rabo escuro. Por ter um porte muito elegante, os gatos dessa raça eram os preferidos pelos reis da Tailândia.

Diferente de outros animais de raça, seu temperamento não é padrão. Quando você opta por ter um Siamês, saiba que pode ter um gato tranquilo, amável e fiel, ou um pet totalmente quieto e reservado. Independentemente disso, é bom serem socializados desde cedo, pois, costumam ter ciúmes de seus tutores.

Sobre doenças, podem ser alérgicos ou asmáticos. Embora tenham predisposição a problemas respiratórios, sua expectativa de vida pode chegar aos 20 anos.

British Shorthair

British Shorthair é um gato com características bem definidas: cabeça grande, orelhas arredondadas com um amplo espaço separando uma da outra e olhos grandes, que harmonizam com o pelo. Essa pelagem pode ser:

  • preta;
  • branca;
  • azul;
  • vermelha;
  • bege;
  • chocolate;
  • lilás;
  • prata;
  • dourado;
  • canela;
  • marrom.

Carinhosos, são bastante dependentes dos tutores, seguindo-os por toda a casa. Os pontos de atenção são as doenças renais e cardíacas.

Sphynx

Considerada a raça de gatos mais exótica, os gatos Sphynx não passam despercebidos, a impressão que dá é que são pelados, com olhos e orelhas grandes. Na realidade, esses animais têm uma camada fina e curta de pelos, mas não têm bigodes, o que afeta o equilíbrio.

Se você já assistiu Friends e acompanhou a Rachel completamente arranhada pela Miss Bigodinhos, saiba que a personalidade real dessa raça é totalmente diferente. Os gatos Sphynx são dóceis e apegados aos donos, não dispensam carinhos e uma boa brincadeira. 

A raça apresenta predisposição à doença cardíaca, problemas de pele, displasia coxofemoral e cálculo urinário. Apesar disso, sua expectativa de vida é entre 15 e 20 anos.

Mainee Coon

Se você já encontrou um gato gigante, muito maior do que qualquer outro gato que já tenha visto, possivelmente se deparou com um Maine Coon. Os animais dessa raça são enormes, podendo chegar até 1 metro de comprimento. 

Seus pelos são longos, exigindo escovações frequentes, mas não é só esse aspecto que merece cuidado especial. Sua saúde é frágil, comparada aos outros gatos. Assim, seus ossos, musculatura dos quadris, gengiva, estômago e coração podem ser afetados.

Por isso, recomenda-se o uso de ração específica para essa raça. Sua expectativa de vida também é um pouco menor, vivendo entre 9 e 15 anos.

SRD

Os SRD são os mais populares. Estão nas feiras de adoção, nas calçadas, nos apartamentos e nos quintais. Sem raça definida, nascidos de uma mistura de outros gatinhos, não têm um padrão de pelagem e de aparência.

Podem ter pelos longos ou curtos, orelhas pontudas, focinhos largos ou proeminentes. São independentes, mas também carinhosos. Seu temperamento exato poderá ser definido somente após conviver com um.

Embora saudáveis, quando adoecem, o problema pode ser renal ou cardíaco. É comum, ainda, que sejam míopes. Podem viver até, aproximadamente, 20 anos.

Pelo Curto Americano

Pelo Curto Americano é o nome brasileiro para o American Shorthair, primo do British Shorthair já apresentado aqui. Sendo assim, a principal diferença está no seu tamanho: o americano é mais esguio do que a versão britânica.

Embora menos largos e pesados do que seus primos, são afetados pela obesidade. Isso acontece porque não são muito ativos. Preferem ficar no colo do que brincar e se exercitar. Os gatos dessa raça podem viver até 20 anos. 

Azul Russo

Uma das raças de gatos mais curiosa é a Azul Russo, pois, sua pelagem parece um moletom de plush de cor azul e uniforme, com olhos grandes e de cor verde intenso, que contrastam com o brilhante dos pelos. Seu porte e aparência podem variar conforme o tipo:

  • Azul Russo tipo inglês — encorpado, com cabeça mais arredondada e olhos menores;
  • Azul Russo tipo continental — esguio, com extremidades longas e finas e olhos maiores;
  • Azul Russo tipo escandinavo — parecido com os de tipo inglês, mas com aparência com mais músculos;
  • Azul Russo tipo americano — exageradamente comprido e fino. 

Independentemente do tipo, os gatos dessa raça são apegados à família, têm comportamento tranquilo, mas estranham pessoas desconhecidas. Entre as doenças, estão suscetíveis à diabetes e depressão; por isso, precisam de carinho e companhia constante.

Gostou de saber mais curiosidades sobre esses gatos? Conseguiu escolher a ideal para a sua rotina e da família? Ao optar por um gato de raça e não SRD, lembre-se de checar a procedência do gatil! Por isso, para uma alimentação saudável e todos os cuidados necessários para o seu gatinho, conte sempre com a Polipet!

Agora conta pra gente, aqui nos comentários, qual é o gato dos seus sonhos!

Conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

2 comentários em “Principais raças de gatos e suas características!

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil