Gato fazendo xixi no lugar errado? Veja o que fazer!

7 minutos para ler

Se tem uma coisa que incomoda e preocupa os gateiros é o gato fazendo xixi no lugar errado. Muito mais do que birra, este comportamento indica que algo não está agradando o bichano, ou que sua saúde não está 100%.

Neste post vamos falar sobre os motivos que levam os gatos a fazer xixi no lugar errado, além de dar dicas de como ajudar o seu pet a usar a caixinha de areia corretamente. Como bônus, descubra o que fazer para eliminar o cheiro de xixi da casa. Acompanhe!

Por que os gatos fazem xixi no lugar errado?

Se o seu gato estiver urinando fora da caixa de areia, é importante procurar entender o motivo desse comportamento. Às vezes, um educador sanitário ajuda, mas isso vai depender da causa. A seguir estão algumas das razões mais comuns pelas quais os gatos podem urinar fora da caixa de areia.

 Problemas de saúde

Condições como infecções urinárias, doenças renais, cistite ou outros quadros clínicos podem causar desconforto ao urinar. Isso faz com que o gato comece a associar a caixa de areia com a dor, então, evita usar.

Território e marcação

Urinar é uma forma de marcar território e se comunicar com outros gatos. Quando um bichano sente a presença de outro, começa a fazer xixi em locais diferentes para mostrar que aquele é seu território e afugentar o intruso.

Estresse ou ansiedade

Mudanças no ambiente, como a chegada de um novo animal de estimação, mudança de residência, reformas em casa ou ausência prolongada dos cuidadores, podem causar estresse ou ansiedade nos gatos. Isso leva a alterações comportamentais, inclusive o gato fazendo xixi no lugar errado.

Limpeza inadequada da caixa de areia

Os gatos são animais extremamente limpos, e essa característica do comportamento deles também envolve a hora das necessidades. Um gato fazendo xixi no lugar errado pode ser o resultado de uma caixa de areia suja, malcheirosa ou que não é limpa regularmente.

Tipo de areia

Alguns gatos têm preferências específicas quanto ao tipo de areia. Enquanto uns preferem a mais fina, outros se adaptam melhor a superfícies mais duras. Se a caixa de areia não atender às preferências do gato, ele pode escolher urinar em outro lugar.

Conflitos sociais

Se vários gatos compartilham um espaço, conflitos sociais podem surgir. Nesse caso, um gato mais dominante pode intimidar outro. Se isso acontecer, aquele que foi intimidado pode acabar evitando usar a caixa de areia.

Como fazer o gato usar a caixa de areia de forma correta?

Reverter a situação do gato fazendo xixi no lugar errado requer paciência, consistência e a identificação e resolução dos problemas associados. Cada gato é único, e pode ser necessário experimentar diferentes abordagens para descobrir o que funciona melhor para o seu pet. A seguir, veja algumas dicas.

Escolha a caixa certa

É importante que a caixa de areia seja grande o suficiente para o gato se mover confortavelmente. Algumas delas vêm com tampas ou portas, mas nem todos os gatos se adaptam ao modelo e preferem as abertas mesmo.

Posicione adequadamente

Prefira colocar a caixa de areia em uma área tranquila e de fácil acesso para o gato. Evite colocar, por exemplo, perto de objetos barulhentos, máquinas de lavar ou áreas com muito movimento de pessoas. Eles também precisam de privacidade.

Faça a limpeza regular

Mantenha a caixa de areia limpa, removendo as fezes diariamente e trocando a areia regularmente. Gatos são mais propensos a usar a caixa se ela estiver limpa e livre de odores desagradáveis. Portanto, adote uma rotina para ficar mais fácil lembrar.

Use múltiplas caixas

Se você tiver mais de um gato, é aconselhável ter uma caixa de areia para cada um deles, além de uma extra. Pois isso evitará conflitos territoriais e garante que todos os bichanos tenham acesso fácil a uma caixa limpa.

Monitore a saúde

Você viu que gato fazendo xixi no lugar errado também pode ser uma questão de saúde, então vale investigar. Leve seu gato ao veterinário regularmente para fazer um checkup e prevenir doenças, incluindo as que causam o comportamento inadequado.

Reduza o estresse

Se o gato estiver estressado devido a mudanças no ambiente, tente minimizar o estresse proporcionando uma transição suave. Você pode, por exemplo, oferecer esconderijos, brinquedos e dar a ele a atenção adequada.

Pratique o reforço positivo

Alguns tutores repreendem o gato fazendo xixi no lugar errado, mas isso pode deixar o bichano mais estressado ainda. Tente uma abordagem diferente. Elogie e recompense o gato toda vez que ele usar a caixa de areia corretamente, criando uma associação positiva com o uso do objeto.

Faça um treinamento gradual

Se o gato estiver tendo dificuldades para usar a caixa de areia, você pode treiná-lo gradualmente. Um jeito de fazer isso é colocá-lo na caixa após as refeições ou sempre que ele mostrar sinais de que precisa urinar. Ter paciência é muito importante neste momento.

Consulte um especialista

Se o problema persistir, considere consultar um especialista em comportamento felino ou um veterinário comportamentalista para obter orientação profissional. Assim fica mais fácil entender o que acontece com o seu gato de forma específica, para agir direto no foco do problema.

Agende a castração

A castração reduz os comportamentos de marcação territorial e agressividade, tornando o gato mais propenso a usar a caixa de areia de maneira adequada. Bem como, também é uma forma de cuidar da saúde e do bem-estar do pet, sendo válido para machos e fêmeas.

Mantenha a limpeza dos locais inadequados

Se o gato urinar fora da caixa, limpe a área para evitar que o odor persistente atraia o gato de volta ao mesmo local. Como dito, a urina marca território, então, um bom caminho é eliminar o cheiro. Inclusive, você pode usar produto de limpeza com uma fragrância que o gato não gosta, como cítricos.

Como tirar o cheiro de xixi do gato pela casa?

Remover o cheiro de xixi de gato pode ser um desafio, mas existem algumas estratégias eficazes que você pode experimentar. A seguir deixamos algumas dicas que podem ajudar bastante. Não se esqueça que é importante testar qualquer produto ou método em uma área discreta para conferir a eficácia no seu caso.

  • limpe imediatamente — higienize a área afetada assim que notar o xixi. Afinal, quanto mais rápido você limpar, menos tempo o odor terá para se fixar;
  • use um removedor de odores — de preferência específico para animais de estimação, que seja enzimático. Esses produtos ajudam a quebrar as moléculas de odor, eliminando-as completamente;
  • aplique vinagre branco — misture partes iguais de água e vinagre branco em um borrifador e aplique na área afetada. Deixe agir por alguns minutos e depois remova com um pano limpo;
  • adote o bicarbonato de sódio — polvilhe o produto na área, deixe agir por algumas horas e depois aspire;
  • use borra de café — espalhe borra de café seca sobre a área afetada, deixe agir por um tempo e, em seguida, limpe.
  • utilize um vaporizador de carpete — ele ajuda a remover o odor impregnado em carpetes, tapetes e sofás;
  • lave roupas e tecidos — se o xixi atingiu roupas ou tecidos laváveis, tire-os imediatamente e lave com um produto de limpeza enzimático.

O gato fazendo xixi no lugar errado também é um problema que requer ajuda profissional. Portanto, procure a orientação de um veterinário para identificar eventual problema de saúde e fornecer orientações sobre como lidar com alterações comportamentais de uma forma tranquila.

Então, conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

6 comentários em “Gato fazendo xixi no lugar errado? Veja o que fazer!

  1. Tenho 5 gatos , todos usam areia , mas tem uma que adora fazer xixi no meu sofá , não sei mais o que faço, tenho que deixar plástico direto no meu sofá , o que posso fazer ? Trocar a areia , colocar mais caixa de areia , me ajudem ! Vou levar ela no veterinário essa semana , pra ver o que está havendo , dei umas chineladas nele , mas fiquei super triste com isso vcs podem me ajudar ? Obrigada

      1. Olá Walquiria.

        Neste conteúdo mesmo, você encontra excelentes dicas do que fazer para ele acabar com esse comportamento. Opte também em utilizar um repelente e espirre em locais que deseja que ele não faça xixi. Pode ajudar. Mas o principal é ele se acostumar a fazer xixi na caixa de areia.

        Qualquer dúvida, estamos à disposição.

  2. Olá, tenho um gato de 3 anos, quando ele era bem novinho costumava fazer xixi no lugar errado, mas foi aprendendo e estava muito bem. Até que ontem, quando estávamos brincando e fazendo carinho na minha cama, do nada, ele começou a fazer xixi, no edredom em cima de mim! Fiquei muito brava, claro, eram 23h40 estava cansada e tive de trocar toda roupa de cama e tomar outro banho , mas fiquei perturbada com a ideia dele voltar a se comportar como quando era filhote. Entendo que ele esteja querendo chamar a atenção e que eu, provavelmente, não esteja passando tanto tempo em casa quanto ele gostaria, mas o que eu posso fazer? São horários de trabalho, não tenho como mudar isso, e nos momentos em que estou em casa dou toda atenção e amor do mundo pra ele. Estou muito aflita, até pensando em adotar uma gatinha pra fazer companhia pra ele. Vocês podem me ajudar?

    1. Olá Bianca, tudo bem?
      Primeiramente, indicamos tentar as nossas dicas de manter a caixinha sempre limpa, tentar o reforço positivo, reduzir o estresse oferecendo brinquedinhos ou até mesmo, mudando o tipo de areia.
      Muitas das vezes esse comportamento não persiste, mas caso ocorra, consulte um médico veterinário para que ele faça um check-up no seu gatinho e descarte problemas de ansiedade ou de saúde. Quem sabe uma nova companhia não seja ideal? Pense ocm carinho e esperamos que dê tudo certo 😻😻

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil