Você já deve ter ouvido falar que gatos são animais territorialistas, não é mesmo? Mas, afinal, o que isso quer dizer? Significa que eles, como felinos, gostam de mostrar que aquele local pertence a eles e que outros animais não terão espaço naquele local.
Isso é uma forma de proteção, sabia? Na natureza, quando outros felinos entram naquele espaço, aquilo soa como uma ameaça para o dono do lugar. E os gatos, mesmo domesticados, não perderam essa característica. Por isso, vamos mostrar a você a relação desses pets com a territorialidade. Aproveite e saiba mais sobre o tema!
Marcação de território
Os gatos, normalmente, têm o hábito de demarcar território. E isso é feito de muitas formas. Uma das clássicas é fazer xixi nos lugares, principalmente, os filhotes machos quando começam a chegar aos 6 meses (quando começam a entrar no cio).
Também tem outra forma de demarcar território que talvez você não saiba: o roçar deles nas suas pernas é para isso. Quando eles fazem isso, estão deixando o cheiro com os feromônios, demonstrando que você é propriedade deles.
Instinto felino
Esse comportamento faz parte do instinto felino e não é exclusivo só dos gatos: tigres, onças e leões também são assim. As fêmeas cuidam do local para criar os filhotes, enquanto os machos defendem o espaço e recursos para que aquela família possa sobreviver.
Com isso, se um novo animal entrar, isso sinaliza que os recursos dos animais podem ficar escassos e isso é uma ameaça não só para a sobrevivência dele, mas também dos filhotes. Por isso há tantas brigas, para tentar expulsar os animais do local.
Controle absoluto
Outro ponto é que os gatos gostam de ter controle absoluto de tudo. E, por isso, o que ele usa pertence apenas a ele! Se você quer tornar o local confortável, lembre-se de que os objetos particulares precisam ser só dele.
Um erro muito comum de donos de pet é, por exemplo, deixar um mesmo comedouro para todos, seja para alimento úmido ou seco. Com isso, os animais começam a brigar por aquele espaço. Isso vale para comedouros, camas, brinquedos, caixas de areia, entre outros.
Brigas entre gatos
Mas afinal, como fica quando temos um gato que já é o “rei da casa” e introduzimos outro? É muito comum que, justamente, eles briguem bastante. Afinal, para quem está no lugar, o “novato” é uma ameaça.
É por isso que a introdução do novo animal precisa passar por todo um processo para torná-la confortável para todos os envolvidos — incluindo os tutores. Isso ajuda, por exemplo, para que os animais mais novos não tentem, também, comer o alimento do gato idoso, entre outras questões de convivência.
Treinamento do gato territorialista
Em muitos casos, os problemas de convivência se resolvem rapidamente. Contudo, em alguns outros, o gato é tão territorialista que é preciso passá-lo por um treinamento para não agredir outros animais (sejam outros gatos, cachorros ou outros animais).
- não seja apressado na socialização com outros animais, é preciso dar tempo ao tempo;
- deixe que eles tenham contato por um curto espaço de tempo e depois separe-os, para evitar mais atritos;
- não deixe de dar carinho para o gato novo e nem para o antigo;
- utilize sistema de recompensa para reforçar um bom comportamento.
Gatos territorialistas são comuns. Contudo, é preciso atenção para evitar que isso cause problemas até de segurança, tanto para o veterano quanto para o novato. Por isso, cuidado na introdução e acompanhe essas dicas. Temos certeza de que tudo isso vai deixar o processo mais tranquilo! Saiba o por que os gatos fogem de casa!
Quer saber sobre depressão em gatos e gripe felina? Clique nos links.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais que sempre tem novidades e Ofertas! Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.
Gostou deste conteúdo? Então siga e curta o nosso perfil no Facebook para não perder nossos conteúdos!