Meu gato pode comer ração de cachorro? Veja se faz mal!

4 minutos para ler

Um dia você, petfriend, chega na sua residência e percebe que seu gato está comendo a ração que, na verdade, é do seu cachorro. Diversas preocupações podem passar na cabeça do tutor nesse momento, sendo a primeira delas: “será que meu gato pode comer ração de cachorro?”.

Muitos pais de pet de primeira viagem podem ter essa dúvida e não saber o que fazer. Isso vale, especialmente, para quem está passando pela primeira vez pela experiência de ter gato e cachorro no mesmo espaço.

Continue lendo e confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que leva os gatos a comerem ração de cachorro?

Os motivos pelos quais gatos podem comer a ração de cachorro são diversos. Entre os principais, podemos destacar:

  • curiosidade: gatos são animais curiosos e podem se sentir interessados por alimentos novos;
  • perda de prazer com a ração antiga: felinos podem “enjoar” da sua alimentação. Nesse caso, é interessante trocar os sabores dentro da mesma marca que o pet já consome para amenizar o quadro;
  • ansiedade e estresse: esses dois pontos podem levar o animal a ter um comportamento ansioso e comer mais do que devia. Então, se a ração do gato já acabou, ele pega a próxima disponível — a do seu irmão canino.

Gato pode comer ração de cachorro?

Se você ver seu gato comendo a ração de cachorro, não se preocupe no sentido de precisar levá-lo imediatamente ao veterinário: ele não vai passar mal por isso. Não há nutrientes nas rações dos cachorros que façam mal aos felinos, então, de imediato, pode respirar aliviado.

Porém, em médio e longo prazo, isso pode acarretar, inclusive, alguns problemas de saúde para o seu gatinho. Então, é importante ter cuidado para que esse comportamento não persista. Para isso, o auxílio com médicos veterinários comportamentalistas pode fazer toda a diferença.

Por que a ração de cachorro pode fazer mal para o gato?

Para entender isso, precisamos explicar melhor sobre as dietas de cada uma das espécies. Os cachorros são onívoros, então, as rações deles possuem uma maior variedade de nutrientes, com legumes, frutas e outros vegetais e menor concentração de proteínas.

Já os gatos são carnívoros, ou seja, eles precisam de uma dieta rica em proteínas e gordura. Isso não significa que não existam vegetais nos alimentos dos felinos, mas as proporções dos macronutrientes são diferentes.

Quando um gato deixa de comer sua própria ração para comer a do seu irmão de outra espécie, pode ficar sem as concentrações adequadas de nutrientes para sua saúde.

Com isso, ao longo do tempo, ele pode perder peso (já que está recebendo menos gordura) e ter problemas com subnutrição. Por isso é importante evitar esse cenário.

Como evitar que os gatos comam a ração dos cachorros?

Algumas dicas podem ajudar os tutores a evitar que os gatos continuem comendo a ração dos cães, como:

  • escolha horários fixos para colocar as rações e vigie até que os pets terminem de comer;
  • não deixe as rações expostas, pois isso pode fazer com que o gato coma a ração do cachorro sem você perceber — e vice-versa;
  • ofereça rações de qualidade e com boa palatabilidade para ambos. Muitas vezes, o gato pode comer a ração do cachorro por não estar se adaptando à sua própria ração;
  • diversifique a alimentação do seu gato com petiscos, catnip e alimentos úmidos. Com isso, ele não “enjoa” da comida e consegue focar na alimentação para sua própria espécie. Lembre-se de evitar alimentos com açúcar;
  • enriqueça o ambiente. Se a questão estiver ligada ao estresse e à ansiedade, fazer com que seu gato consiga se divertir ao longo do dia poderá minimizar esse comportamento.

Agora você já sabe que o gato pode comer a ração dos cachorros, mas não por muito tempo. Então, é importante buscar as melhores opções alimentares para seus melhores amigos. Assim, você consegue atender às necessidades nutricionais de ambos e evitar a continuidade desse problema.

Gostou deste conteúdo? Segue nosso perfil no Facebook, Instagram e TikTok e acompanhe nossas publicações!

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil