Por que os gatos atacam as pernas? 7 motivos mais comuns

7 minutos para ler

Entender por que os gatos atacam as pernas é importante, não apenas para acabar com essa situação, como também para investigar as causas desse comportamento. Isso porque esse tipo de situação pode ser comum e, ao mesmo tempo, um alerta para questões que demandam mais atenção, como cuidados com a saúde do pet.

É importante considerar que sempre há um motivo específico para qualquer tipo de comportamento. E sabendo a causa, é possível resolver e trazer um contato mais amigável com seu amigo peludinho.

Para te ajudar nesse sentido, separamos as 7 principais causas desse tipo de comportamento. Confira!

1. Muito tempo sozinhos

Um dos motivos pelos quais os gatos podem atacar as pernas dos donos é quando eles passam muito tempo sozinhos. Alguns tutores pensam nisso, por exemplo, quando passam mais de um dia fora e deixaram seu gato sozinho em casa, os animais sentem a ausência dos donos e tendem a ter uma reação assim que encontram com eles.

Isso pode ser uma forma de provocar diversas reações ou, ainda, para manifestar sua insatisfação pelo tempo em que ficou sozinho. Isso não significa que, caso você trabalhe fora de casa, que não possa ter o animal. Mas para que ele fique tranquilo, é importante contar com o enriquecimento ambiental para entreter seu felino enquanto ele estiver sozinho.

2. Necessidade de atenção

Quando o seu gato sente-se preterido ou que você não está dando a devida atenção, ele pode fazer alguns gestos para chamar a atenção, como quem diz “oi, humano, olha pra mim”. Isso pode acontecer por ansiedade de separação, solidão, depressão ou, até mesmo, porque sente falta de brincadeiras que estimulem ele no dia a dia.

Uma forma de amenizar isso é tirar um tempinho do seu dia para poder brincar com eles. As vezes, 10 minutos junto a ele pode já diminuir as ocorrências de mordidas na perna.

3. Ansiedade

Sabia que os gatos também sentem ansiedade, tal como os humanos? Muitas vezes eles ficam com medo de algumas situações e, por isso, mudam o seu comportamento. E um deles é, justamente, atacar as pernas dos tutores.

Outros sintomas de que o seu gato pode estar sofrendo com ansiedade é:

  • ele anda atrás de você sempre em casa, em todos os cômodos;
  • ele mia muito quando você não está em casa, por muito tempo;
  • ele mia bastante assim que você chega em casa e demanda a sua atenção naquele momento;
  • respiração constantemente ofegante;
  • problemas intestinais (ou sofre com diarreia ou com constipação);
  • lambedura excessiva, a ponto, até mesmo, de deixar falhas nos pelos;
  • fazer xixi e cocô fora da caixinha;
  • vocalizações excessivas;
  • mudanças em padrões de sono (por exemplo, se ele dormia de madrugada e passa a ficar acordado nesse horário);
  • outros sintomas de agressividade.

4. Sentem-se ameaçados

Gatos são animais que, apesar de viverem conosco por muito tempo, ainda são dotados de muitos instintos. E um deles é reagir quando se sentem ameaçado.

Quer ver um exemplo? Você já deve ter visto vídeos em que animais selvagens partem para cima de caçadores quando estão acuados. O mesmo vale para os gatos. Se eles não se sentem confortáveis ou acham que os donos estão ameaçando eles, poderão atacar.

Isso é comum, por exemplo, quando uma visita encurrala seu animal para fazer carinho, enquanto ele ainda está desconfortável. Neste caso, é sempre importante que os donos orientem essas pessoas para que respeitem o tempo do animal, sem forçar a barra. Isso ajuda tanto para deixar mais confortável para os animais quanto para evitar problemas com as visitas.

5. Falta de brincadeiras

Apesar de séculos de domesticação dos felinos, eles continuam com o instinto caçador. E, por isso, é importante que você proporcione momentos para confortar esse momento para eles.

Um ponto importante é que a forma mais interessante de brincadeira para eles são jogos de tocaia. Ou seja, gostar de se esconder e alcançar o “alvo” que, quanto mais movimentado for, melhor. É por isso que é comum eles brincarem de atacar a perna, pois é como se você fosse um “inimigo a ser caçado”.

Se você estimula as brincadeiras de caça com seu amigo peludinho, ele fica entretido e, assim, não sente essa demanda de usar a sua perna como alvo. Então crie espaços enriquecidos que permitam a ele esse tipo de brincadeira.

6. Estresse

O comportamento agressivo de gatos atacando os donos pode ser um resultado de um estresse elevado. Afinal, tal como eles também brincam de caçar, uma forma também de responder a situações estressantes é atacando.

Muitas causas podem elevar o estresse do seu gato. Alguns deles são:

  • mudança de casa e o animal está estranhando o ambiente;
  • quando você traz um gato novo para casa e ele se sente ameaçado;
  • quando há algum incômodo no ambiente (por exemplo, um cheiro que incomoda);
  • quando ele está entediado e isso tem afetado sua rotina, entre outros.

7. Dores

Os gatos são animais de caça e, por isso, tendem a não demonstrar quando estão doentes ou com dores, pelo menos no início, diferente dos cachorros, que são mais claros em relação a isso.

Contudo, eles se sentem ameaçados quando estão com dores. Por isso, quando eles estão se sentindo mal, tendem a ser mais agressivos. E, por isso, podem atacar sua perna, principalmente se achar que você está passando perto deles.

Isso acontece porque eles podem se sentir ameaçados de que você encostará neles, em um ponto no qual estejam sentindo dor. Neste caso, o importante é também avaliar outros sinais que, mesmo sutis, podem indicar que seu animal está com dor. Alguns deles são:

  • ele não deixa você fazer carinho;
  • fica mais prostrado;
  • tende a ficar mais escondido e isolado;
  • diminui o apetite e o consumo de água;
  • evita brincar.

Ok, mas como lidar quando o seu gato ataca sua perna? Até descobrir a causa, como agir neste tipo de situação? Algumas dicas são:

  • enriqueça o ambiente, principalmente, com brinquedos que geram tocaias para que eles possam caçar;
  • não grite com o gato, nem borrife água em sua cara. Se for estresse ou ansiedade, a situação pode piorar ainda mais;
  • não crie situações em que o seu gato fique acuado, pois ele poderá atacar;
  • sempre converse com as visitas para respeitar o tempo do seu gato para socializar.

Saber porque os gatos atacam pernas é uma forma de cuidado com seu animal. Mesmo que os motivos não sejam diretamente relacionados á saúde, com essas informações, você consegue proporcionar maior bem-estar para os seus bichanos e deixá-los felizes.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas entendam melhor sobre o assunto!

Conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil