Você sabe como escolher a melhor ração para cães? Se tem dúvidas sobre isso, não se preocupe! Afinal, nem todos têm o conhecimento do que é preciso avaliar na hora de selecionar a alimentação para o pet. Porém, esse é um assunto importante, já que o alimento oferecido influencia a saúde e a qualidade de vida do animal.
Não é qualquer ração que serve para todos os cachorros. Isso porque os animais apresentam características diferentes, como idade, porte e condições de saúde específicas. Inclusive, alimentação e saúde intestinal caminham juntas.
Então, devemos considerar alguns aspectos para tomar uma boa decisão. Para ajudar você, nós listamos algumas dicas para não ter mais em dúvida. Continue lendo!
1. Considere a idade do cachorro
Assim como os humanos, cada cachorro tem necessidades específicas conforme a fase da vida. A alimentação de um bebê não é a mesma de uma criança com mais idade, nem tão pouco a de um adulto ou de um idoso. Sendo assim, você precisa considerar a idade do seu animal para escolher o alimento certo.
Os fabricantes já produzem a ração para cães filhotes, para os adultos e os idosos. Então, você só precisa saber em qual fase da vida o seu pet está para adquirir o alimento ideal para esse momento. Lembrando sempre de trocar a ração conforme o pet for ficando mais velho.
2. Pense na raça do cão
Sabia que também existe ração para cães específica para determinadas raças? Isso acontece porque cada uma delas apresenta características diferentes, ou pode ter maior propensão para certos problemas de saúde, seja em função do porte ou da própria genética e até mesmo características de personalidade, como ser mais ou menos ativo.
Sendo assim, os fabricantes elaboram fórmulas que ajudam a suprir as necessidades nutricionais dessas raças. Assim, é possível proporcionar um cuidado melhor com a saúde delas, a fim de minimizar os riscos de desenvolver problemas.
Se você oferecer uma ração que foi feita especialmente para a raça do seu pet, ele terá uma nutrição completa e longevidade. Afinal, um pug não tem as mesmas características de um são bernardo, concorda?
3. Lembre-se das questões de saúde
Se o seu cachorro tiver algum problema específico de saúde ele também precisará consumir um alimento diferenciado. É o caso, por exemplo, daqueles com doenças cardíacas, os diabéticos, com alterações nos rins, entre outros.
Os fabricantes elaboram formulações com ingredientes especiais para atender às necessidades desses animais com uma saúde mais frágil. Dessa forma, é possível oferecer a nutrição completa para eles sem risco de entregar algum tipo de nutriente a mais, o que poderia agravar o quadro de saúde.
Essas formulações especiais também consideram a propensão para o desenvolvimento de problemas, por exemplo, a obesidade. Há, ainda, ração para cães castrados, com uma formulação que atende melhor às necessidades do organismo de pets com essa característica. Escolher uma ração pensando nesses aspectos faz toda a diferença para a qualidade de vida de um animal.
4. Atente-se aos ingredientes
Preste muita atenção nos ingredientes que compõem a ração que você pretende comprar. Entretanto, mesmo marcas famosas podem conter ingredientes nocivos, como conservantes artificiais, corantes e transgênicos.
Prefira rações de boa qualidade, compostas por ingredientes naturais e que contenham nutrientes fundamentais para o equilíbrio da saúde do cão.
5. Conheça os tipos de ração
Se você não souber avaliar o tipo de alimento que está comprando, não terá como escolher a melhor ração para cães. Não são apenas as marcas que variam. Você também vai encontrar rações do tipo:
Cada uma delas traz uma proposta diferente. Então, vale conhecer as necessidades do pet para optar pelo alimento mais completo para ele.
6. Leia o rótulo
Muitos tutores não sabem como escolher a melhor ração para cães e acabam comprando com base no aspecto da embalagem. Mas um bom trabalho visual não implica na qualidade do produto. O que vai dizer se a ração é boa são as informações que constam no rótulo.
Ali, você vai encontrar teor nutricional, concentração de proteínas, quantidade de calorias, ingredientes, entre outras informações. Não deixe de conferir para fazer uma boa aquisição conforme aquilo que seu pet precisa.
7. Escolha de acordo com a finalidade
Por fim, considere para qual finalidade você está adquirindo aquela ração. Vai alimentar um filhote? Um cão idoso ou obeso? O cachorro tem necessidades especiais, como problemas renais ou cardíacos? É preciso cuidar melhor da pelagem? Você quer uma alimentação mais natural? O cão está passando por algum tratamento intenso de saúde?
Essa consideração é importante porque pode ser que você precise mudar a alimentação do cachorro dependendo do momento da vida pelo qual ele está passando. Isso não tem relação apenas com a idade, mas também com um período de maior fragilidade na saúde ou a necessidade de algum cuidado específico.
8. Considere sua rotina
É interessante considerar a sua própria disponibilidade de tempo para oferecer o alimento para o seu pet. Se a sua rotina é corrida demais, pode ser interessante optar pela ração seca, por exemplo, porque pode ser deixada no pote por um pouco mais de tempo.
A úmida não seria uma boa opção justamente porque você precisaria ficar vigiando o animal para esperar ele terminar de comer e, então, remover o restante para não estragar nem atrair insetos.
9. Pense no estilo de vida do cão
Não é só o seu estilo de vida que deve ser considerado para escolher a ração para cães. A rotina do animal também é importante, e até mesmo temperamento dele, como ser pet mais agitado ou pacato, que brinca muito, gasta bastante energia ou prefere ficar a maior parte do tempo deitado.
Dependendo do estilo de vida do cachorro, ele poderá precisar de mais ou menos energia e calorias. Se elas não forem oferecidas na quantidade ideal, podem faltar nutrientes para o cachorro ou sobrar, trazendo o risco de ele ficar obeso e até mesmo ter problemas de coração.
10. Consulte um veterinário
Talvez essa seja a dica mais importante para você escolher a melhor ração para cães. Com a ajuda do veterinário, fica mais fácil conhecer o perfil e as características do seu pet, compreendendo quais são as reais nas necessidades nutricionais dele.
Logo, vale muito a pena conversar com um especialista. Inclusive porque assim é possível fazer uma bateria de exames e entender se o seu pet pode ter algum problema de saúde ou um risco aumentado para o desenvolvimento de alguma doença. Assim, a alimentação vai auxiliar a fazer a prevenção para que o seu pet não esteja apenas alimentado, mas também protegido.
Percebeu que todas essas são condições especiais que exigem uma alimentação adequada e específica? Além disso, existem casos em que o cachorro tem um paladar mais exigente ou sensibilidade na pele. Pode haver também o desejo de reduzir o volume ou odor das fezes, entre outras situações. Esses detalhes devem ser considerados.
Não se esqueça de que o mais importante é pensar nos benefícios que o alimento vai trazer para o seu cachorro. Por isso, alguns erros devem ser evitados, como:
- adquirir rações indicadas por outras pessoas;
- comprar em função da marca;
- escolher sem considerar as necessidades do animal;
- trocar de ração o tempo todo;
- comprar sempre os alimentos mais baratos;
- escolher com base na embalagem.
O que vai ajudar a manter os pelos lindos?
O cão precisa de uma alimentação equilibrada. Logo, tenha muito cuidado na hora de comprar e escolha um fornecedor de confiança. Uma ração adequada vai ajudar a manter os pelos lindos. Veja os cuidados com os pelos.
Na Polipet, você encontra as melhores marcas de ração com uma grande variedade para atender necessidades específicas de cada animal. São mais de 40 anos de experiência, selecionando produtos de qualidade. Assim, nossos clientes podem cuidar do cachorro da melhor maneira possível.
Viu só como escolher a melhor ração para cães não é tão difícil quanto parece? Basta comprar de forma consciente, entendendo que deve atender às necessidades do seu cachorro e escolher um fornecedor de confiança. Dessa forma, você terá acesso a alimentos frescos e de marcas que se preocupam com a saúde e o bem-estar do seu pet.
Cachorro não pode comer de tudo, sabia? Veja quais são os alimentos proibidos para esse pet.