Passear com o seu pet é um desafio quando ele se encontra com outro cão na rua? Ou ele late e faz um verdadeiro escândalo quando você recebe visitas em casa? Esse tipo de comportamento está associado a um cachorro reativo.
Apesar de poder passar a impressão de um animal bravo e agressivo, trata-se apenas de uma reação exagerada a certos estímulos. Assim, é importante entender por que isso acontece e como proceder para a sua segurança e do seu pet.
Neste post, entenda o que significa ter um cachorro reativo e as possíveis causas,. Ao final, saiba como mudar esse comportamento. Confira!
O que significa ter um cachorro reativo?
Agir de maneira exagerada e fora do normal em determinadas situações são sinais que indicam um cachorro lá reativo. Isso pode acontecer quando o seu pet vê outro cão, um carro passar na rua ou se você recebe visitas em casa.
O animal demonstra uma alteração comportamental ou hormonal diante de uma situação que considera estressante. Mesmo que ele seja um animal dócil e tranquilo, pode começar a latir descontroladamente, arrumar briga com outro cachorro ou mesmo recuar.
Esse problema comportamental pode, inclusive, se manifestar quando o cachorro está usando a guia em um passeio. Ao ver outro cão passando do outro lado da rua, por exemplo, ele tenta ir até lá para um confronto direto. Dependendo do tamanho do seu pet, esse tipo de reação dificulta na hora de sair para passear, trazendo riscos para o animal e para o tutor.
Os principais sinais de um cachorro reativo são:
- latir sem controle;
- rosnar;
- morder;
- atacar;
- recuar;
- parar de andar de repente;
- se recusar a usar a guia;
- puxar a guia durante o passeio.
O comportamento reativo está associado a uma sensação de desconforto e insegurança. Nesses casos, quando o animal se sente estressado ou com medo em alguma situação, acaba desencadeando uma reação desproporcional em relação ao comportamento dos outros cães.
Pode até parecer que ele está agressivo ou reagindo daquela forma para proteger o tutor. Porém, isso acontece quando ele não encontra outra maneira para lidar com aquele problema que o incomoda.
O próprio uso da guia, por exemplo, pode fazer com que alguns cães se sintam vulneráveis. Isso os deixa ansiosos, o que pode se manifestar em rosnados o até ataques a outros animais que encontrar no caminho. Caixas de transportes também podem fazer com que os cães reajam de maneira anormal devido à sensação de confinamento.
Quais as possíveis causas?
O comportamento reativo em cachorro pode ter várias causas. Por esse motivo, é preciso prestar atenção e identificar a origem dos desconfortos que ativam os gatilhos no pet. Conheça os mais comuns.
Frustrações
A atitude reativa pode ter origem em situações onde o cachorro teve a sua autoconfiança suprimida. A razão pode ser, por exemplo, quando o animal é punido com severidade ou obrigado a fazer algo que não quer.
O sentimento de frustação provoca uma vulnerabilidade emocional, o que o leva a reagir com agressividade quando o gatilho é disparado.
Instintos
Um comportamento agressivo também pode ter a genética como influência. Diante de uma situação que o cachorro interpreta como estressante ou perigo iminente, seu instinto é reagir para sobreviver, como se realmente estivesse lutando para salvar a própria vida.
Traumas
Outro motivo é a exposição do cachorro, quando filhote, a situações que provocam medo e estresse. Como o cérebro ainda está em fase de desenvolvimento, ele registra esses estímulos de maneira inadequada, transformando-se em um trauma.
O trauma o acompanha na vida adulta, fazendo com que o pet reaja com ansiedade e se mostre agressivo quando passa novamente por esse estímulo.
Falta de socialização
O seu cãozinho de estimação não interagiu muito com pessoas e outros animais durante a fase de filhote? Essa também pode ser uma das causas de demonstrar um comportamento desproporcional.
Reações comuns devido à falta de socialização podem ser latir, pular ou recuar com a chegada de visitas ou se encontra outros cães na rua.
Como mudar esse comportamento?
Vá atrás dos gatilhos
Antes de tomar qualquer atitude para lidar com o cachorro reativo, primeiro você precisa entender o que desperta esse tipo de reação no se peludo. Assim, preste atenção às situações em que o pet demonstra sentimentos como medo, ansiedade ou euforia.
Conhecer os gatilhos é importante para evitar a crise antes que ela se manifeste. Também vai ajudar a tomar medidas para evitá-las e ter as ferramentas para lidar com elas quando necessário.
Chame a atenção
Quando perceber alguma situação em que o cachorro fica reativo, tente desviar a foco do gatilho. Distraia o pet com o seu brinquedo favorito, chame-o para brincar ou, se estiver passeando numa praça, por exemplo, leve-o para longe do motivo que gera determinada reação.
Comece um treinamento
O risco de o cachorro reativo se tornar agressivo e atacar sempre existirá. Por isso, fazer um treinamento pode ser uma boa alternativa para evitar desequilíbrios e melhorar a relação entre pet e tutor.
Mesmo que o seu cachorro já não seja um filhote, o treinamento vai ajudar para que ele lide melhor com os impulsos. É preciso ter paciência no processo e, se preferir, considere o auxílio de um adestrador profissional.
Recompense os estímulos
Quando o pet se deparar com algum estímulo que desperte os gatilhos, a dica é oferecer petiscos a ele. Assim, o pet passa a associar aquela situação a um fator positivo e, com o tempo, reduzir a reação negativa.
Crie ambientes livres de estresse
Fazer do local onde o cão vive um ambiente livre daquilo que o estressa vai ajuda a trazer momentos de relaxamento e tranquilidade para ele. Assim, crie ambientes onde ele se sinta seguro e que não vai ser incomodado.
Converse com as pessoas em casa sobre respeitar o espaço do cachorro e evitar certas brincadeiras que despertem ansiedade. Sendo assim, brinquedos e acessórios também são interessantes para controlar o nível de estresse do seu bichinho de estimação.
Estimule o uso do olfato
Quando o cachorro sente o cheiro do local onde está, isso ajuda para que ele se sinta mais seguro e confiante. Assim, permita que ele fareje o local quando for para um ambiente desconhecido. Cheirar as visitas que chegam na casa também ajuda a evitar que ele insista em reagir com latido excessivo e pulos.
Não encoraje a reatividade
Preste atenção para evitar encorajar o sentimento reativo do seu cachorro. Quando ele estiver usando a guia e reagir, evite puxar a coleira ou dar broncas enérgicas. Procure desencorajar o comportamento de maneira sutil e aguarde para ver como o animal vai reagir.
Como vimos, é importante saber lidar com o comportamento do cão reativo. Com atenção aos gatilhos, ajudará a trazer mais tranquilidade ao pet, reduzindo o estresse e aumentando sua qualidade de vida. Além disso, fica mais fácil e seguro na hora de passear e socializar com outros animais.
Tem um cachorro reativo em casa? Conte nos comentários os comportamentos mais recorrentes do seu pet!
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.