Saber como cuidar de um gato idoso é fundamental para ajudá-lo a ter melhor de qualidade de vida. E mudar o alimento do seu felino é um dos cuidados mais importantes. Isso porque, além de facilitar a alimentação, um produto específico garante todos os nutrientes necessários nessa fase da vida.
Um gato é considerado idoso quando passa dos 12 anos. Entre os 7 e 12, anos, é classificado como maduro. Com os cuidados que podemos oferecer a eles, é possível estender o tempo de vida médio dos felinos. Atualmente, eles podem alcançar até os 20 anos com saúde!
Mas, é preciso ter atenção: os cuidados devem ser redobrados, já que as demandas dele serão diferentes de quando era mais jovem. A seguir, conheça os sinais de que seu gato está ficando idoso e dicas sobre como cuidar dele. Confira!
Sinais de que seu gato está ficando idoso
Muitos tutores adotam gatos adultos, com só uma estimativa média da idade deles. Por isso, é importante conhecer alguns sinais de que ele está, de fato, entrando na “melhor idade felina”:
- problemas cognitivos — confusões, aumento da irritabilidade, esquecer-se por alguns momentos dos donos, entre outros;
- dores nas articulações — é possível notar isso ao verificar que ele não sobe mais nos móveis;
- diminuição do apetite;
- dificuldade em mastigar rações duras;
- perdas dos dentes;
- maior lentidão nas brincadeiras.
Dicas para cuidar de um gato idoso
Para que seu gatinho tenha uma velhice feliz e saudável, é preciso cuidar muito bem dele nessa nova fase. É possível proporcionar um período longo (aproximadamente 8 anos) com muito bem-estar. Confira, a seguir, dicas importantes que podem ajudar nesse sentido.
1. Ofereça uma alimentação balanceada conforme a idade do gato
A ração para gatos idosos (também chamada de sênior) possui uma formulação balanceada, com vitaminas, nutrientes e substâncias que ajudarão nas demandas dessa nova fase da vida.
Por exemplo, elas possuem cheiro mais atrativo (já que eles podem ter diminuição na capacidade olfativa), serem mais macias (pois muitos começam a perder dentes nessa fase), facilitarem o funcionamento intestinal (que pode ficar mais lento neste período) e ter nutrientes que ajudam na proteção do trato urinário.
2. Escove os pelos com maior frequência
Os gatos idosos perdem pelo com maior volume e podem ter problemas com formações de mais bolas de pelos. Quando elas se acumulam no intestino, podem provocar constipações e, até mesmo, a necessidade de cirurgia de remoção, sabia?
Pois é, essa é uma das causas pelas quais o gato vomita bolas de pelos, algo que não é comum, mas que pode ocorrer ocasionalmente. Uma forma de amenizar isso é escovar seu amiguinho com maior frequência.
3. Não deixe de brincar com seu gato
O gato idoso pode não correr tanto quanto antes, mas ele também continua bem ativo! As brincadeiras ajudam a mantê-lo animado e evitam que possa desenvolver prostração e, até mesmo, depressão. Então separe uns minutinhos e aproveite bastante com ele!
4. Incentive o consumo de água com fontes
Um dos problemas mais comuns em gatos idosos, principalmente machos, é a Doença Renal Crônica, na qual há perda da funcionalidade do órgão e pode levar o felino à morte precoce. Mas como prevenir isso?
Felinos na natureza dão maior preferência à água corrente, evitando contaminações. E seu gatinho ainda guarda essa memória ancestral! As fontes serão aliadas importantes para cuidar da hidratação deles.
5. Ofereça sachê para gatos idosos
O sachê é um dos grandes parceiros da saúde renal e urinária dos gatos, por ajudar a promover o fornecimento de água necessário para sua rotina. As versões para gatos idosos também possuem nutrientes que ajudarão a manter a saúde nessa fase, além de serem mais palatáveis.
A importância do acompanhamento veterinário nessa fase
Um gato idoso precisa ir com maior frequência ao veterinário, fazendo o acompanhamento de rotina. A média é ir, pelo menos, a cada 6 meses após os 12 anos. Lembre-se das vacinas anuais e de fazer os tratamentos de saúde, quando necessário.
Como você pôde ver, saber cuidar de um gato idoso é muito importante. Esperamos que as dicas que trouxemos neste post ajudem a manter a qualidade de vida do seu amiguinho, para que ele possa chegar o mais saudável possível até os 20 anos. Não deixe de adotá-las!
Se gostou deste conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como cuidar do gato idoso!
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.