Cachorro hiperativo: 7 dicas para acalmar o seu pet

7 minutos para ler

Cachorro hiperativo: Isso é muito importante para identificar se o comportamento do seu melhor amigo está dentro do esperado ou se o excesso de energia sem gasto pode estar prejudicando a saúde do seu pet, tanto física quanto emocionalmente.

É importante diferenciar isso de um cachorro agitado em níveis normais, afinal, eles possuem sim sua agitação, por serem, na natureza, animais de caça. Muitas vezes a agitação é só algo natural.

Por mais que tenham sido domesticados há anos, os cães possuem um acúmulo de energia, que precisa ser gasto no dia a dia. Nos casos de hiperatividade, isso exige ainda mais cuidado. Saiba mais sobre o assunto a seguir e aproveite para tirar as suas dúvidas!

O que é hiperatividade em cães?

O cão hiperativo é aquele que tem uma energia muito acima do que eles costumam gastar no dia a dia e começa a apresentar sintomas que podem provocar danos tanto para a saúde física e emocional quanto para objetos da sua casa (por exemplo, comportamento destrutivo).

Muitas vezes o tutor acha que é um caso de hiperatividade, mas, na verdade, é que aquele animal precisa de mais estímulos no seu dia a dia, principalmente se eles forem de raças que possuem maior energia. Isso é muito comum, por exemplo, quando os donos espaçam demais o tempo entre passeios e ele acumula energia demais. Ou seja, é mais uma questão de ter formas de ajudar o cão a se divertir, caso você não tenha tempo para brincar com ele.

O cão hiperativo é aquele que, mesmo com as atividades do dia a dia, ainda assim não consegue parar quieto. Por exemplo, se ele volta agitado de um passeio, ou se mesmo com os brinquedos ele ainda esbanja energia, pode ser sinal de hiperatividade.

Isso prejudica tanto a convivência dele com os tutores e outros animais na casa quanto a relação com vizinhos, além, é claro, de poder trazer problemas de saúde para o animal (por exemplo, o excesso de lambedura causar feridas na pele do cachorro).

Quais os sintomas?

Para identificar um cachorro hiperativo, você pode analisar alguns sintomas característicos dessa condição. Estão entre eles:

  • agressividade;
  • excesso de lambedura, principalmente nas patas (podendo causar, até mesmo, feridas);
  • latidos excessivos e altos;
  • cachorro passa a seguir você pela casa;
  • está sempre buscando chamar atenção de outros animais da casa;
  • comportamento destrutivo;
  • morde o próprio rabo ao girar atrás dele;
  • continua agitado mesmo depois do passeio, entre outros.

Como acalmar um cachorro hiperativo com 7 dicas imperdíveis?

Fato é que se o seu cão possui energia demais para gastar, você precisa investir em formas de conseguir potencializar o seu gasto energético. Por isso, trazemos a seguir as principais formas de conseguir deixar o seu melhor amigo mais tranquilo.

1. Passeios

Os passeios são sempre um ótimo momento para aumentar o gasto energético do animal, além de ajudar a tranquilizá-lo ao ver outros ambientes (e, até mesmo, outros animais). Se na caminhada cotidiana ainda sobra energia, uma alternativa é aumentar o tempo de passeio, fazendo com que ele gaste mais energia do que estava antes.

Outra forma é contar com os espaços destinados para animais em praças (o famoso “parcão”). Você pode levar seu cão para lá e poderá soltá-lo para correr, o que aumenta ainda mais o seu gasto energético e ajuda na socialização dele.

Muitas vezes nós não conseguimos, por condicionamento físico, acompanhar o ritmo que o cachorro precisa para gastar mais energia. Por isso, pode ser importante ter outras alternativas para cansá-lo. Colocá-lo para correr em um espaço próprio pode ser uma ótima alternativa.

2. Brincadeiras

Outra forma é, junto aos passeios, aumentar as brincadeiras em casa. Muitos tutores não possuem tempo para estenderem a caminhada e, por isso, esse momento em casa pode ser um grande aliado para permitir gastar energia com maior eficiência.

Um clássico é a brincadeira de pegar bolinha. Com isso, você consegue fazer o cão ir e voltar diversas vezes, fazendo um percurso semelhante como se estivesse caminhando, sem precisar sair de casa.

3. Rotina

Muitas vezes a hiperatividade é causada, justamente, por uma falta de rotina do cão. Os caninos são animais muito ligados com a necessidade de rotina. Se, por exemplo, na segunda você o leva para passear de manhã e terça a noite, ele não sabe quando será esse momento, de fato, e pode manter-se agitado durante todo o dia.

Assim, ao estabelecer uma rotina, ele estará ciente de que uma atividade mais agitada acontecerá sempre em um determinado momento e vai se manter relaxado ao longo do dia.

4. Musicoterapia

Sabia que a música pode ajudar a acalmar seu cão? Pois é, alguns tipos de sons provocam efeitos relaxantes nos animais. Além de diminuir a hiperatividade, pode ter outros benefícios, entre eles:

  • amenizar a ansiedade de separação;
  • reduz o medo;
  • promove um reforço positivo;
  • auxilia o cão a dormir mais tranquilo.

5. Adestramento

O adestramento pode ser uma forma interessante de ajudar o animal, por exemplo, em situações nas quais ele precise conter comportamentos destrutivos por excesso de energia ou, então, diminuir a intensidade dos latidos.

O adestrador ajuda o animal a direcionar o seu comportamento de uma forma mais saudável e, assim, trazer maior conforto para ele e, também, para os tutores.

6. Comedouro interativo

O comedouro interativo é uma forma de tornar o momento de comer mais divertido e proporcionando um momento de atenção para o pet. Ele pode ser de obstáculos que dificultem um pouco que o animal pegue a ração ou até versões automáticas e tecnológicas.

7. Brinquedos interativos

Os brinquedos interativos são aqueles que interagem com seu pet durante as brincadeiras. Por exemplo, uma bolinha que libere um petisco em algum momento. Com isso, ele se sentirá motivado a brincar com ela sem, necessariamente, precisar da presença do tutor ali para isso.

Qual a importância de estar atento à alimentação do pet?

A hiperatividade pode estar ligada, também, com questões de alimentação, sabia disso? Afinal, se o seu cão consome mais calorias do que ele gasta, a tendência é que ocorra uma sobrecarga de energia que ele vai querer gastar em algum momento.

É comum, por exemplo, que isso aconteça devido a um desconforto por alergia alimentar também, sabia disso? Assim, é importante que você fique atento se há uma relação entre alimentação e comportamento do seu cão.

Por isso, pode ser interessante testar rações naturais, que possuem menos chances de afetar a saúde do seu pet.

A hiperatividade em cães é tratável. Alguns comportamentos podem ajudar o seu cão a ficar mais calmo e feliz, bem como as dicas que trouxemos são extremamente importantes para isso. Esperamos que ajude você a proporcionar maior bem-estar e qualidade de vida para seu pet.

Conheça nossos serviços e descontos: DeliveryRetire na LojaAssinaturaCash BacksiteApp, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gatopássarosroedorpeixes e répteis.

Fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookTik tokYoutube, LinkedinTwitterPinterest  e Kwai.

Posts relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguês do Brasil