Entender como dar banho em coelho é fundamental para quem tem esse bichinho em casa. Isso porque eles são animais muito sensíveis e qualquer descuido pode colocar sua saúde em risco. Muitas vezes, acontece de o tutor cometer erros na hora da higienização, isso por pura falta de informação.
Apesar de, em geral, não haver necessidade de fazer a limpeza em coelhos, há momentos em que é necessário. Por esse motivo, é importante saber o que pode e o que não pode ser feito nesse momento.
Continue a leitura e conheça os tipos de banho em coelho e confira 5 dicas para fazer da maneira correta.
Coelho toma banho?
Os coelhos são animais tranquilos e limpos, assim como o porquinho da índia. Além disso, são bastante higiênicos e, como os gatos, fazem a sua própria higiene usando a língua. Mas, apesar de serem capazes de tomar banho sozinhos, eles às vezes podem precisar de ajuda para se manterem limpos.
É o caso de quando se sujam com lama por exemplo. Animais em idade avançada também podem precisar de ajuda para a higiene, já que a dificuldade de mobilidade muitas vezes prejudica a limpeza.
Porém, é importante ressaltar que coelho não pode tomar banho como um gato ou cachorro. Isso porque, por se tratarem de animais muito sensíveis, o contato direto com a água pode resultar em hipotermia e levá-lo à morte.
Também há o risco de o animal se assustar ao contato com a água e entrar em estado de choque. Situações de estresse também reduzem a imunidade, deixando o pet mais suscetível ao desenvolvimento de doenças.
Quais os tipos de banhos em coelho?
Quando há a necessidade de limpeza, ela deve ser feita apenas na região suja, sem molhar o animal por inteiro. Confira em detalhes, a seguir, as alternativas para dar banho no seu pet.
A seco
O banho a seco é uma das maneiras mais indicadas para evitar traumatizar o seu pet com água. A limpeza pode ser feita espalhando um pouco de amido de milho pelo corpo do bichinho. Em seguida, é preciso usar uma escova especifica para coelhos na pelagem.
Xampus a seco também são indicados para eliminar sujeiras mais difíceis de remover. Esses produtos em pó são desenvolvidos para a pele sensíveis dos coelhos e podem ser encontrados nos petshops.
Com algodão
Às vezes ocorre de resíduos de fezes ficarem presos à pelagem, o que é mais comum em coelhos com pelos longos. Nesse caso, o uso de algodão ou lenços umedecidos é uma boa saída para higienizar o animal.
Para isso, algumas gotas de xampu são colocadas em um recipiente com água para umedecer o algodão. Após remover o excesso de água do algodão, basta passá-lo nas regiões que sujas, sacando em seguida com uma toalha.
Limpeza de determinadas regiões
A necessidade de higienização também acontece quando há excesso de secreções com cheiro desagradável em suas glândulas odoríferas. Localizadas próximas ao ânus do animal, essas glândulas são responsáveis pela produção de suor, mantendo a temperatura do coelho equilibrada.
Como dar banho em coelho?
Na hora do banho, você deve tomar todo o cuidado para não assustar o coelho, evitando assim que ele se machuque ou fique traumatizado. Veja como dar um banho seguro e tranquilo.
1. Passe uma toalha umedecida
Como você já sabe, é preciso evitar molhar o pet, limpando apenas as regiões que estiverem sujas. Assim, o ideal é umedecer uma toalha em água morna e passar pelo corpo do animal. Se preferir, acrescente um pouco de vinagre branco na água para neutralizar os odores do pet.
2. Escove o pelo
Escovar a pelagem do coelho é uma alternativa para evitar o banho com água. Esse cudiado é fundamental para evitar a formação de nós e bolas de pelos, que costumam acumular sujeira. Dessa forma, você mantém o seu bichinho de estimação limpo.
Embora a maioria dos coelhos goste se ser escovado, é preciso cuidado caso ele fique muito agitado nesse momento. Realize essa atividade com calma e cuidado, de modo que o pet possa se sentir confortável.
Também é importante usar uma escova específica para coelhos, com cerdas macias que evitem que você o machuque sem querer. Ao finalizar, lembre-se sempre de higienizar bem a escova.
3. Use produtos neutros
O ideal é usar produtos especiais para coelhos, já que eles contêm o pH indicado para a pele delicada desses animais. Outra opção são os xampus e sabonetes neutros, lembrando sempre de utilizar em pouca quantidade para evitar qualquer tipo de alergia.
4. Evite sabão na boca ou no nariz
A queda de sabão ou produto em pó na boca ou focinho do animal causam irritação, sendo por isso importante tomar cuidado com acidentes. O ideal é evitar passar qualquer produto na cabeça do coelho e, caso seja necessário, tampe a cabeça com cuidado para evitar o contato do sabão nessas regiões.
5. Seque bem
Após o término do banho, você deve secar bem apenas usando a toalha na região onde houve contato com a água. É fundamental que o coelho fique completamente seco, já que a umidade pode resultar em alergias e dermatites causadas pela proliferação de fungos e bactérias.
O que não pode ser feito?
Além de entender como dar banho coelho, também é importante que você saiba o que não deve fazer parte desse momento de higienização. Uma atitude importante que deve ser evitada é mergulhar o animal na água, o que pode ser muito perigoso. Isso porque, se o pet ficar encharcado, ele pode ter uma hipotermia e vir à óbito.
Os coelhos costumam ter medo de água e o susto ao se molhar pode levar a um ataque cardíaco. Como o coração do pet é muito frágil, isso pode ser fatal. O barulho do secador também pode causar pânico para o coelho e, por esse motivo, não deve ser usado.
Ao limpar as orelhas do pet, nada de molhá-las por inteiro. Se cair água no ouvido, isso pode resultar numa infecção, trazendo sintomas que vão desde dor e febre alta até paralisia facial.
Agora você já sabe como dar banho em coelho, tomando uma série de cuidados para garantir a segurança do pet. Seguindo as dicas deste post, você poderá higienizá-lo quando for necessário, sem arriscar a saúde do seu bichinho de estimação.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.