Origem
O Fila Brasileiro é um cachorro que carrega em suas origens parte da história do Brasil durante suas primeiras décadas de colonização. Relatos indicam que o Fila seja fruto da mistura de algumas raças vindas da Europa junto a cães indígenas que já viviam na América do Sul no período da colonização. Raças como bloodhound, Mastiff e buldogue, historicamente, seriam as responsáveis por contribuir no traçado genético da raça como conhecemos hoje.
Algumas pinturas do século XIX mostram exemplares da raça no auxílio a captura de grandes animais, como vacas, ovelhas e até mesmo onças, mostrando que o seu instinto de proteção apurado acompanha a raça desde os primórdios de sua criação.
Sua participação na história do Brasil se dá por relatos de que a raça teria acompanhando os bandeirantes em suas viagens durante o período de colonização, servindo como cão de guarda.
Personalidade
O Fila Brasileiro é um cachorro de temperamento um tanto quanto complexo. Considerado muito protetor e fiel com aqueles que considera como família, a raça ainda assim pode apresentar comportamentos diferentes do esperado caso se sinta desconfiado. Com características que o tornam um excelente cão de guarda, a raça pode ser extremamente agressiva com estranhos. Devido a isso, é altamente recomendado a socialização desde filhote com pessoas, bem como o adestramento, para poder ter um convívio social saudável e sem grandes problemas.
Característica
Os machos da raça apresentam uma altura na cernelha de 75 a 80 cm, podendo pesar até 50 kg. Já as fêmeas medem entre 65 e 70 cm, pesando em torno de 40 kg. Considerado um cachorro de porte grande, o Fila Brasileiro possui um corpo largo e uma massa corporal avantajada. Sua cabeça é proporcional ao corpo e seu focinho é forte e largo, seus olhos são médios e com tonalidade amendoada.
As orelhas do Fila são grandes e proeminentes. Sua pele é grossa e solta, uma característica marcante da raça. Seu pelo curto pode contar com as cores uniformes que variam de marrom a uma tonalidade amarelada, exceto alguns exemplares que podem nascer com mescla de manchas de branco, cinza, azul e preto.
Outra característica marcante é a sua forma de se locomover, contrário da maioria dos cães, move as duas patas do mesmo lado simultaneamente.
Quanto custa um Fila Brasileiro?
Pode variar de acordo com o criado, mas custa entre R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00.
Qual a força da mordida de um Fila Brasileiro?
A força de sua mandíbula pode alcançar a 328 PSI (libra-força por polegada quadrada, medida que calcula a pressão da dentada).
Quanto um Fila Brasileiro come por dia?
Varia entre 230gr a 400gr.
Portanto, na Polipet você encontra tudo o que precisa para tornar a vida do seu pet mais saudável e feliz, como rações de qualidade que proporcionam uma alimentação balanceada e nutritiva, excelentes brinquedos, que além de proporcionar uma atividade interativa, auxiliam na manutenção da saúde física e emocional, aumentando a qualidade de vida.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais, pois temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Então, fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest e Kwai.