A PremieRPet traz ótimas dicas para o manejo alimentar, então continue lendo o artigo e tire todas as suas dúvidas.
Tutores devem ser regrados na rotina alimentar do seu pet, que varia de acordo com porte, idade, peso, por exemplo.
O que é um manejo alimentar?
É estipular horários fixos para oferecer as refeições ao pet respeitando a quantidade recomendada pelo Veterinário ou verso da embalagem.
Quando fazer a troca de dieta?
É muito importante a gente não fazer uma troca de dieta em um período de estresse ou no período de mudança de rotina, a não ser que tenha alguma orientação do médico veterinário que acompanha esse paciente.
Quantas vezes por dia o pet deve comer?
Para o cachorro filhote tem que dividir a alimentação em pelo mesmo a três a quatro vezes por dia. Não é interessante o cachorro filhote ficar muito tempo em jejum, pois pode trazer alguma consequência pra ele.
Já um cachorro adulto, podemos alimentar pelo menos duas vezes por dia.
Em relação ao gato, já é um pouquinho diferente, ele tem um comportamento petiscador, então ele vai comer ao longo do dia e várias vezes por dia. Então, o correto seria colocar metade do alimento de manhã e a outra metade a noite. Tem que seguir a quantidade certa de ração que é recomendada para cada um deles.
Como fazer a troca gradativa da ração antiga para a ração nova?
É recomendado colocar 80% da ração antiga mais 20% da nova ração, avaliar se esse pet se adaptou após passar uns dois, três dias, se ele está comendo bem e se está sem diarreia. Se estiver tudo ok, abaixamos para 60% da ração antiga e 40% da ração nova. Passou mais uns dois dias, está ok, passamos para 40% da ração antiga e 60% da ração nova, depois 20% da ração antiga e 80% da ração nova até chegar 100% da nova ração.
Como definir a quantidade de alimento que é necessário?
Tem que levar em consideração o peso do paciente, a idade, o nível de atividade física, o score corporal e as calorias que tem na ração. Esses são os fatores que precisa para fazer uma conta de quantas calorias esse paciente precisa ingerir ao longo do dia. Em relação ao score corporal, é sempre importante o médico veterinário que acompanha o seu pet, fazer essa análise para definir se ele está obeso ou não e passar a orientação em relação ao manejo alimentar.
As rações já tem uma tabela atrás da embalagem que recomendam uma quantidade de ração para aquele porte/ peso do pet. Então é muito importante seguir essa quantidade de ração recomendada.
E os petiscos? Como fazer?
Só podemos oferecer 10% das calorias diárias de petisco por dia, se ultrapassarmos essa quantidade você vai predispor esse cão ou gato a obesidade. E uma coisa muito legal, é que no site da Premier, tem uma calculadora que ajuda você a calcular por exemplo, quantos cookies por dia você pode dar pro seu cachorro.
Ah sabe aquele cãozinho pedinte? Que quando você está comendo ele fica de olho esperando ganhar alguma coisa? Temos uma dica pra isso. Deixa em cima da mesa, um potinho com a ração dele, que quando ele pedir, você pode dar o grãozinho da ração como se fosse algum petisco. Outra forma de evitar isso, é acostumar o cachorro se alimentar na mesma hora que a família está alimentando, isso é bom que também vai tirar um pouco de ansiedade dele.
Como entreter os nossos pets?
Sabemos que tem períodos que não podemos sair pra passear com eles, principalmente durante a quarentena que ninguém estava saindo de casa. Só que eles precisam gastar energia para diminuir a ansiedade, controle de peso, etc.
Existem alguns brinquedos próprios para isso, aqueles que da pra por a ração dentro, pratos que fazem eles comerem devagar, e vários tutoriais na internet de como fazer brinquedo caseiro.
Pra gato, existem vários brinquedinhos de cordinha, bolinha, penas e etc. Como gato tem um instinto caçador, qualquer brinquedinho irá fazer ele feliz.
Conheça nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Temos produtos para seu cachorro, gato, pássaros, roedor, peixes e répteis.
Fique de olho em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Tik tok, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest, Kwai.
Manejo alimentar é realmente muito importante. Aqui em casa, depois que começamos a ajustar a rotina alimentar, conseguimos resolver muitos problemas de comportamento e, inclusive, o problema do cachorro não querer comer. Dica realmente útil!